Pilatus entrega de um monomotor turboélice PC-12 para Força Armada Alemã, para treinamento de padronização para os pilotos de teste bem como operações de transporte logístico, em 17.10.25


Em nota no dia 14, a fabricante suíça Pilatus Aircraft divulgou a entrega de um monomotor turboélice PC-12 para o Centro Técnico e de Aeronavegabilidade para Aeronaves e Equipamentos Aeronáuticos da Força Armada Alemã (WTD 61).
O versátil turboélice monomotor será mantido na Base Aérea de Ingolstadt/Manching, na Alemanha, onde será utilizado para treinamento de pilotos de teste e transporte de pessoal e material.

Com sua reputação como uma plataforma confiável e comprovada na aviação civil e militar, o PC-12 agora apoiará o treinamento de padronização para os pilotos de teste das Forças Armadas Alemãs, bem como operações de transporte logístico.

Com excelente custo-benefício e flexibilidade de uso, o PC-12 fornecerá à Força Armada Alemã uma aeronave de alto desempenho que fortalecerá consideravelmente a prontidão operacional da força.

Barbara Reinhold, diretora da WTD 61 WTD 61 Wehrtechnische Dienststelle, unidade baseada a cerca de 50 milhas ao norte de Munique, .explicou a importância da nova aeronave para as Forças Armadas Alemãs: “O PC-12 nos ajudará a realizar nossas tarefas de treinamento e transporte com eficiência e segurança”.

Alguns pilotos militares alemães já recebem treinamento em aeronaves Pilatus PC-9 (aeronave de treinamento monomotor turboélice, uma evolução do PC-7 Turbo Trainer), operadas pela Qinetiq.

Ioannis Papachristofilou, vice-presidente para aviação governamental da Pilatus, comentou: “Estamos convencidos de que a excepcional versatilidade, a aviônica moderna e a confiabilidade comprovada do PC-12 o tornam ideal para atender aos requisitos da Força Armada Alemã. O PC-12 está pronto para dar uma contribuição significativa para o desempenho de tarefas desafiadoras”.

A entrega marca o início de uma parceria promissora entre a Pilatus e as Força Armada Alemã, na qual o fornecimento de suporte técnico e logístico constituirá a base para o sucesso a longo prazo nos próximos anos. A Pilatus tem o prazer de adicionar este operador altamente profissional à sua carteira de clientes.

O modelo mais recente PC-12PRO, oferecido tanto para clientes civis quanto para clientes governamentais/missões especiais, tem um alcance máximo de 1.565 MN com seis passageiros e velocidade de cruzeiro de 290 KT. Com uma carga-paga máxima de 2.336 lb. (1.060 kg), a aeronave pode decolar – com cruzamento de cabeceira (para livrar obstáculo) de 50 pés – com distância requerida de 2.485 pés (757 m.) e pode pousar com distância requerida de 2.170 pés (661 m.), inclusive em pista não pavimentada. [EL]