Honda Aircraft completa testes de vôo de certificação da FAA para seu sistema de pouso em emergência baseado no Garmin Autoland no HondaJet Elite II, em 22.10.25

Em nota no dia 15, a Honda Aircraft Company anunciou que concluiu com sucesso os testes de vôo de certificação da FAA para seu sistema Emergency Autoland (EAL) – de emergência de pouso automático – no HondaJet Elite II, sob Autorização de Inspeção de Tipo (TIA – Type Inspection Authorization). O HondaJet Elite II deverá se tornar o primeiro jato executivo leve (bimotor) equipado com o sistema Autoland, desenvolvido pela Garmin.
O sistema Autoland já é certificado nos aviões a pistão monomotor da série Cirrus SR e a jato monomotor SF50 Vision Jet, nos aviões turboélice monomotor Piper M700, Daher TBM-960 e Pilatus PC-12PRO e bimotor Beechcraft King Air.
A TIA da FAA significa que a aeronave e seus sistemas atendem a todos os requisitos de projeto e segurança e estão prontos para avaliação final pelos pilotos de teste da FAA. A conclusão bem-sucedida desses testes de voo abre caminho para a certificação completa e futura implantação do sistema.
A introdução do sistema de emergência Autoland proporcionará aos operadores do HondaJet ainda mais “tranquilidade em vôo” com base em um sólido legado de inovação tecnológica e conscientização sobre segurança na Honda Aircraft Company.
“O Emergency Autoland foi um dos primeiros programas que anunciamos quando assumi a liderança da Honda Aircraft Company e estou extremamente orgulhoso de nossos engenheiros pelo comprometimento em disponibilizar esse recurso para nossos clientes”, disse o presidente e CEO da Honda Aircraft Company, Hideto Yamasaki. “Agradecemos sinceramente a paciência de nossos clientes e estamos muito animados por estarmos tão perto da certificação de nossa aeronave HondaJet Elite II”, acrescentou Yamasaki.
O sistema Emergency Autoland será um novo recurso significativo do HondaJet Elite II, o atual modelo de produção do jato executivo leve de última geração da Honda Aircraft Company. A certificação bem-sucedida do sistema de aceleração automático (autothrottle) para o HondaJet Elite II , em outubro de 2024, abriu caminho para esta mais recente conquista.
Em outubro de 2024, o HondaJet Elite II se tornou o primeiro jato VLJ (very light jet) , de dois motores, de produção do mundo equipado com autothrottle, após a certificação do sistema pela FAA, aprovando e autorizando a Honda Aircraft Company a habilitar a funcionalidade de autothrottle em aeronaves HondaJet Elite de produção. O desenvolvimento altamente antecipado representou o próximo estágio na evolução da aeronave inovadora da Honda, há muito conhecida na indústria da aviação por seu alto grau de automação da cabine.
O autothrottle é um sistema projetado para automatizar os controles que regem a velocidade e o empuxo da aeronave em vôo. Uma vez que os parâmetros de vôo apropriados tenham sido definidos e o autothrottle esteja acionado, o sistema aviônico Garmin G3000 do HondaJet assume os controles de aceleração, utilizando a entrada de sensores para monitorar e ajustar a potência do motor, mantendo a aeronave em movimento na velocidade desejada, reduzindo a carga de trabalho do piloto e aumentando o conforto dos passageiros. Os pilotos das aeronaves HondaJet Elite II equipadas com controles de autothrottle terão a opção de utilizar esses controles em várias fases do voo, desde a decolagem até o momento do pouso.
À ocasião do anúncio da aprovação do autothrottle, o presidente e CEO da Honda Aircraft Company, Hideto Yamasaki, disse: “O HondaJet é um projeto que tem consistentemente expandido os limites do que é possível. Prevemos que a adição dessa funcionalidade ao HondaJet Elite II oferecerá aos clientes uma nova maneira de experimentar a alegria de voar, em conformidade com os princípios da Honda como desenvolvedora de soluções de mobilidade. Somos muito gratos aos nossos clientes, que não apenas compartilharam seu entusiasmo, mas também esperaram pacientemente por esse desenvolvimento”.
A Honda Aircraft promoveu que o sistema autothrottle era uma inovação fundamental para o HondaJet Elite II, para aprimorar a experiência de proprietários e operadores. Os operadores da aeronave com um único piloto passam a ser beneficiar especialmente do escopo ampliado da automação de controles, que promete simplificar o trabalho de voo e liberar os operadores para aproveitar o céu. Para esses clientes, o autothrottle constitui uma nova e poderosa ferramenta de produtividade que aumentará a eficiência na cabine.
O HondaJet Elite II é um passo na evolução do HondaJet, um jato executivo ultraleve projetado e produzido inteiramente pela Honda Aircraft Company, com sede em Greensboro, na Carolina do Norte. A aeronave incorpora o icônico Suporte de Motor Sobre a Asa (OTWEM – Over-the-Wing Engine Mount) da fabricante para aprimorar tanto as características de desempenho externo quanto o conforto interno dos passageiros.
O HondaJet Elite II foi uma evolução de velocidade, teto de operação e alcance – voando mais rápido, mais longe e mais alto do que qualquer outro avião de sua classe. O Elite II também introduz novos recursos de controle à linhagem HondaJet, que reduzem a carga de trabalho da tripulação e melhoram ainda mais o conforto dos passageiros.
Com base na tradição de nove anos de produtos HondaJet no mercado de aviação, o HondaJet Elite II é um concorrente líder entre os jatos executivos ultraleves. [EL]