EASA divulga relatório técnico do consumo de combustível de aviação na União Européia em 2024, sendo 0,6% de SAF, em 25.10.25
No dia 22, a agência EASA divulgou o seu primeiro relatório técnico anual relativo ao plano-regulatório da aviação ReFuelEU, da União Européia, contendo dados do todo o combustível de aviação distribuído nos aeroportos da União Européia em 2024, com a marca de 0,6% deste consumo por combustível de aviação sustentável (SAF), essa marca sendo um “norte” para a metas de obrigatoriedade de SAF do programa.
https://www.easa.europa.eu/en/document-library/general-publications/refueleu-aviation-annual-technical-report-2025
https://www.easa.europa.eu/en/downloads/142606/en
Para 2025, há uma meta obrigatória de que 2% de todo o combustível seja SAF.
O Plano-regulatório da Aviação ReFuelEU (RFEUA – ReFuelEU Aviation Regulation) estipula, no Artigo 13, que a EASA é obrigada a elaborar e publicar anualmente um Relatório Técnico Anual do RFEUA, a partir de 2025.
A EASA declara que este primeiro relatório oferece informações valiosas sobre o nível de preparação das partes interessadas em relação aos próximos requisitos regulatórios. E que destaca áreas onde esclarecimentos e coordenação adicionais podem ser necessários, ajudando a simplificar o processo para futuros períodos de relatório. Além disso, os dados de 2024 são cruciais, pois estabelecem uma linha de base inicial. Essa linha de base é essencial para estabelecer as bases para futuras atividades de monitoramento e conformidade. Ao compreender o ponto de partida, as partes interessadas e os reguladores podem acompanhar melhor o progresso e garantir que as metas do regulamento sejam cumpridas de forma eficaz.
A base da pesquisa para o relatório:
1 – fornecedores de combustível: 83 fornecedores, de uma amostragem de 123 fornecedores – 67,5% – apresentaram relatórios. Este conjunto reportou 32,1 Mt (32,1 milhões de ton.) de combustível de aviação fornecido, incluindo 193 kt (193 mil ton.) de SAF (0,6%).
2 – operadores de aeronaves: 262 operadores aéreos, de uma amostragem de 351 operadores – 74,6% – apresentaram relatórios. Este grupo reportou 38,8 Mt (38,8 milhões de ton.) de combustível abastecido, com 358 kt (358 mil ton.) de SAF adquiridos.
3 – operadoras aeroportuárias: 31 entidades gestoras de aeroportos apresentaram relatórios; não foram relatadas dificuldades de acesso ao SAF.
As principais apurações do relatório foram:
1 – características do SAF fornecido:
– 98% biocombustíveis (principalmente, óleo de cozinha usado, com 81%, e gorduras animais residuais, com 17%).
– 69% das matérias-primas importadas, principalmente da China (38%) e Malásia (12%). Finlândia (10%) foi a principal fonte na Europa.
2 – impacto nas emissões: o SAF reduziu as emissões do ciclo de vida em cerca de 91%, economizando 714 kt (714 mil ton.) de CO₂ no ano.
3 – desenvolvimento do mercado: 25 fornecedores forneceram SAF para 33 aeroportos da UE em 12 Estados-Membros (44,4%). 5 Estados-Membros (18,5%) foram responsáveis por 99% do fornecimento, denotando grande concentração; estes 5 Estados-membros foram França, Holanda, Espanha, Suécia e Alemanha — respondendo por 99% de todo o fornecimento.
Obs.: a União Européia (UE) possui 27 estados-membros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia e Suécia. O último país a aderir foi a Croácia, em 1º de julho de 2013.
4 – perspectivas de produção: até 2030, a produção de SAF da UE poderá atingir 1,4 Mt – 1,4 milhões de ton. (meta operacional), 3,6 Mt – 3,6 milhões de ton. (meta realista) ou, combustível sintético, 5,2 Mt + 0,7 Mt – 5,2 milhões + 0,7 milhões de ton. (meta otimista). É possível atingir a meta de SAF para 2030 (6%), mas os combustíveis sintéticos estão atrasados (nenhuma unidade atingiu a FID ainda).
5 – preços: SAF médio para 2024: € 2.085/ton., versus € 734/ton. para o combustível de aviação convencional QAv/JET-A), uma diferença de € 1.351/ton. (184%, ou 2,84x). O preço médio de SAF – € 2.085/ton. – equivaleu a US$ 6,91 por galão.
A EASA afirmou que precisará de relatórios completos para 2025 para avaliar com precisão as taxas de conformidade com o mandato de SAF. [EL]
