Honda Aircraft, com o jato VLJ Elite II, é fabricante de aeronave pioneira em teste de operação de vôo com combustível 100% SAF em um jato leve, em 26.10.25
Em nota no dia 13, a Honda Aircraft Company anunciou que se tornou a primeira fabricante de jatos executivos muito leves (VLJ), com uso do HondaJet – a operar um vôo de teste, bem-sucedido, com uma mistura 100% de combustível de aviação sustentável (SAF).
Um modelo de produção do HondaJet Elite II foi abastecido com uma mistura de querosene parafínico sintético de ésteres e ácidos graxos hidroprocessados (HEFA-SPK – Hydroprocessed Esters and Fatty Acids Synthetic Paraffinic Kerosene) e querosene aromático sintético hidrodesoxigenado (HDO-SAK – Hydrodeoxygenated Synthetic Aromatic Kerosene) fez um vôo local, sobrevoando a região de Greensboro, sede mundial da Honda Aircraft, decolando e regressando no Aeroporto Internacional Piedmont Triad (KGSO).
Este vôo de teste representa o ápice de esforços significativos realizados por uma equipe de engenharia da Honda Aircraft Company, em cooperação com a GE Honda Aero (joint venture entre a General Electric e a Honda Aircraft, responsável pelo projeto dos motores HF-120 que equipam o HondaJet). Por meio da joint venture, a Honda Aero, Inc. produz o motor GE HF-120 em Burlington, na Carolina do Norte. O HF-120 é o modelo de motor básico certificado e está limitado à instalação no HondaJet – HA-420.
O motor GE Honda Aero HF-120 é um turbofan de rotor duplo, com razão bybass (taxa de derivação) média, ventilador (fan) de estágio único, compressor de baixa pressão de 2 estágios, compressor de alta pressão de fluxo radial de estágio único, combustor de fluxo reverso anular simples, turbina de alta pressão de estágio único, turbina de baixa pressão de 2 estágios, misturador de exaustão lobulado (para aprimorar a mistura de gases de escape de alta velocidade com ar de desvio mais frio e de baixa velocidade em motores a jato) e controle digital do motor completo (FADEC). O motor tem potência (empuxo) estática em operação de regime transitório de 5 minutos de 2.095 lbf. e em operação de regime contínuo de 2.057 lbf., ao nível do mar. O motor tem dimensões de 59,5 pol. (51,13 cm) de comprimento (ventilador-duto – desde flange a ponta traseira do duto), de 25,8 pol. (65,53 cm) de largura e de 30,5 pol. (77,47 cm) de altura, com peso seco de 466 lb. (212 kg).
Entre outros parâmetros-limites de operação, o motor tem:
– temperatura indicação ITT – Interstage Turbine Temperature (temperatura interestágio de turbina):
(a) decolagem – operação transitória de 5 minutos – 1.580°F (860°C)
(b) operação transiente de 2 minutos – 1.625°F (885°C)
(c) operação contínua – 1.569°F (854°C)
– rotor de baixa pressão (N1) – 19.055 RPM (100,0%)
– rotor de alta pressão (N2) – 49.200 RPM (100,9%) / 48.777 RPM (100%)
– velocidade máxima do núcleo central – 49.200 RPM
Boletim de Serviço GE Honda Aero 73-0001 lista os combustíveis e aditivos elegíveis em conformidade com a Especificação GE Aviation D50TF2.
As aeronaves HondaJet atualmente em serviço foram operadas por clientes com misturas SAF aprovadas de até 50%.
A GE Honda Aero concluiu com sucesso os testes do motor HF-120 em solo utilizando misturas de combustível 100% SAF em 2022 e 2023, proporcionando uma demonstração antecipada da viabilidade do recente vôo de teste do HondaJet.
“Estamos imensamente orgulhosos de que nossa equipe de engenharia da Honda Aircraft Company leve adiante nosso compromisso com o futuro da aviação, demonstrando que o HondaJet é capaz de operar com uma mistura 100% SAF”, disse Amod Kelkar, vice-presidente sênior e diretor comercial da Honda Aircraft Company. “Esta conquista é um passo em direção ao alinhamento de nossas atividades comerciais com a meta global da Honda de descarbonizar nossas atividades comerciais até 2050”, acrescentou Kelkar.
A engenharia exclusiva da fuselagem do HondaJet permitiu que o jato mantivesse, nos últimos dez anos, o status como o jato mais eficiente de sua classe. O projeto do HondaJet se concentrou na manutenção do fluxo laminar em toda a aeronave, o que oferece uma melhoria de até 20% na economia de combustível em relação a aeronaves comparáveis. A Honda Aircraft Company recebeu a Acreditação do Departamento de Vôo Sustentável da NBAA – National Business Aviation Association (associação da aviação executiva americana) em outubro de 2024. [EL]
