Honeywell lança novo software de navegação alternativo para combater ameaças de interferência e falsificação – com aprimoramento do desempenho de sistemas de navegação inercial para aeronaves tripuladas e não-tripuladas, em 28.10.25
Em nota no dia 13, a Honeywell Aerospace divulgou o lançamento de sua nova solução baseada em software projetada para garantir navegação resiliente para aeronaves tripuladas e não-tripuladas, bem como veículos militares de superfície, em ambientes onde os sinais do Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) são degradados, bloqueados (jammed) ou falsificados (spoofed).
“Devido à proliferação de ferramentas de baixo custo, o número de incidentes de interferência, falsificação e bloqueio está crescendo, deixando mais pilotos e operadores no ar sem acesso a dados GNSS”, disse Matt Picchetti, vice-presidente de navegação e sensores da Honeywell Aerospace Technologies. “HANA é o nosso mais recente sistema de navegação alternativo, projetado para combater essas ameaças, fornecendo informações precisas sobre a posição, velocidade e orientação da aeronave quando os sinais GNSS não estão disponíveis”, apresentou Pichetti.
HANA é uma plataforma de navegação multissistema que inclui:
- Navegação assistida por visão (Vision-aided navigation): utilização de feeds de câmeras ao vivo para combinar imagens terrestres com bancos de dados de mapas.
- Navegação assistida por anomalias magnéticas (Magnetic anomaly-aided navigation): detecção de variações conhecidas no campo magnético da Terra.
- Navegação por satélite em órbita terrestre baixa (LEO – Low Earth Orbit): oferece sinais mais fortes e de baixa altitude, mais resistentes a interferências.
- outras modalidades: incluindo detecção e alcance de luz (LiDAR – Light Detection and Ranging), radar, rádios e rastreadores de estrelas.
Com essa arquitetura em camadas, os operadores podem combinar modalidades para atender aos requisitos específicos da missão, garantindo máxima resiliência, integridade do sistema e disponibilidade consistente, mesmo em ambientes sem GNSS. Para garantir eficiência e facilidade de uso, o HANA pode ser executado na plataforma de computação atual do operador ou em uma fornecida pela Honeywell.
O lançamento inicial do HANA inclui navegação assistida por visão, mas a Honeywell também planeja integrar soluções de satélites de anomalia magnética (magnetic anomaly) e LEO à plataforma em 2026.
O lançamento do HANA representa um marco importante no legado de cinco décadas de inovação em sistemas de navegação inercial (INS – Inertial Navigation System) da Honeywell, reforçando sua liderança em navegação aeroespacial e seu compromisso com a resiliência de missão crítica para a aviação comercial e de defesa. [EL]
