GE Aerospace prepara programa turbofan Passport para entrada em serviço do Global 8000, em 29.10.25
Em post no dia 13 na plataforma online da AIN, o editor de serviços da aviação executiva Curt Epstein repercutiu o marco de entrega 500º turbofan Passport, motor que equipa o jato cabine larga de ultralongo alcance Bombardier Global 7500, e que seguirá equipando o Global 8000 (sucessor do “7500”). Esta entrega também representou a primeira destinação a um modelo Global 8000 de linha de produção, atendida pela GE desde que recebeu a autorização da FAA e da Transport Canada para o motor. A aprovação da EASA está pendente.
Preparado para suceder o Global 7500 como “jato-chefe” da Bombardier, o Global 8000 deverá ser certificado até o final do ano e oferecerá velocidades de até MACH 0,95 e um alcance de até 8.000 MN.
O motor Passport 20, com 19.000 lbf. de empuxo, equipa tanto o Global 7500 como o Global 8000, mas foi modificado para permitir um desempenho aprimorado em relação à faixa de 7.700 MN e MMO de MACH 0,925 do Global 7500. Os executivos da GE descrevem as atualizações principalmente como alterações de software, em vez de mudanças no “turbo-máquina”, liberando o potencial já incorporado ao motor. Isso inclui a melhoria do consumo específico de combustível para permitir o maior alcance do Global 8000, o que também é possível graças à atualização do plugue de classificação. “É literalmente um plugue com pinos que você aparafusa no FADEC”, disse Melvyn Heard, gerente geral de aviação executiva da divisão de motores e serviços comerciais da GE. “Isso, combinado com a atualização de software, dá ao motor a capacidade de atingir a capacidade de um Global 8000”, acrescentou Heard.
No futuro, todos os motores Passport serão passíveis desta nova configuração, e a Bombardier emitirá um Boletim de Serviço que permitirá que operadores de Global 7500 atualizem seus motores para o padrão do Global 8000.
Desde a entrada em serviço em 2018, o Passport agora equipa mais de 220 aeronaves Global 7500, o jato executivo mais rápido. O motor acumulou mais de 600.000 horas de serviço, com 200.000 ciclos e uma confiabilidade de despacho de 99,9%.
Na pesquisa anual de suporte ao produto da AIN, o turbofan Passport obteve a pontuação mais alta entre os motores de jatos executivos neste ano, enquanto a fabricante GE Aerospace manteve o primeiro lugar em suporte ao produto.
“É difícil acreditar que, mesmo depois de quase 7 anos em serviço, ainda somos o motor mais econômico de sua classe, mesmo com a certificação de novos produtos”, disse Heard. “Quando olhamos para o que fizemos com este motor, sempre imaginamos que haveria uma capacidade maior do que a necessária para o programa”, disse Heard para a AIN. “O que temos feito desde o lançamento do programa é garantir que essa capacidade esteja presente, para que agora possamos aproveitar a vantagem de entregar mais do que o esperado em termos de eficiência de combustível, capacidade de empuxo no motor, bem como a confiabilidade que os clientes buscam, e agora tudo isso já foi incorporado”, adicionou Heard.
A GE monta o Passport em sua fábrica em Lafayette, no Estado do Indiana (EUA), juntamente com o motor para aeronaves comerciais LEAP. Em termos de produção, o programa Passport e a unidade de produção de Lafayette são capazes de atender às necessidades da Bombardier em termos de capacidade, de acordo com Heard.
Heard observou que mais de 75% de seus clientes de motores estão inscritos no programa de serviços de manutenção OnPoint, que monitora os dados do motor para gerenciar sua saúde. “Imagine uma frota de motores Passport transmitindo um terabyte de dados a qualquer momento”, Heard observou. “Agora podemos coletar insights desses dados e repassá-los aos nossos clientes para ajudá-los a gerenciar suas frotas de forma proativa. Quando vemos uma anomalia em um motor, podemos entender se isso é algo único que aconteceu naquele motor ou se há algo mais abrangente que precisamos entender”, falou Heard.
Durante a feira da aviação executiva americana NBAA-BACE 2025, que aconteceu entre os dias 14 e 16, a GE Aerospace destacou seu aplicativo de software por assinatura FlightPulse, que agora se aproxima de 60.000 usuários, um aumento de 156% desde 2022. Espera-se que esse número aumente ainda mais à medida que novos clientes, como a operadora NetJets, forem incorporados.
Criado pela equipe de software como serviço (SaaS – software as a service) da GE, o aplicativo contém módulos pré e pós-vôo para informar a experiência do piloto em todas as etapas do vôo, como parte de seu EFB. O aplicativo fornece a pilotos informações sobre segurança e combustível em seus próprios dados de vôo, bem como compartilhamento anônimo de dados de segurança de todo o setor.
“O FlightPulse se tornou um desses aplicativos indispensáveis, à medida que mais e mais pilotos reconhecem como as informações de seus próprios dados de vôo podem ajudá-los a se tornarem pilotos melhores”, disse Andrew Coleman, presidente e gerente geral da divisão SaaS da GE. [EL] – c/ fonte
