Britten-Norman lança novo Serviço de Corretagem e Troca de Aeronaves, por trás do programa do bimotor Islander, e conclui na linha de produção retomada no Reino Unido mais de 50% da montagem do primeiro Islander, em 31.10.25
Em nota no dia 17, a fabricante britânica Britten-Norman anunciou que lançou um novo Serviço de Corretagem e Troca de Aeronaves – Aircraft Brokerage and Trade-In Service, por trás do programa do bimotor Islander, oferecendo aos operadores suporte completo ao longo de todo o ciclo de vida de suas frotas. O programa permite que os operadores façam a transição de aeronaves existentes para aviões novos Islander, com a Britten-Norman gerenciando a venda, a troca ou a renovação, garantindo a continuidade da capacidade operacional.
O serviço já está em ação: a Britten-Norman está oferecendo dois aparelhos Islander BN2A-21 em nome da operadora CAE Aviation, sediada em Luxemburgo. Operadas pela CAE há mais de uma década, as aeronaves estão atualmente configuradas para missões de vigilância, mas podem ser reconfiguradas para operações de transporte de passageiros ou carga com 10 assentos, oferecendo aos potenciais compradores flexibilidade na utilização das aeronaves.
O programa permite que os operadores façam a transição de aeronaves existentes para novos Islander, com a Britten-Norman gerenciando a venda, a troca ou a renovação garantindo a continuidade da capacidade operacional. O serviço se baseia na expertise técnica da Britten-Norman e no acesso aos registros do fabricante original. A equipe de vendas da Britten-Norman auxilia as operadoras nos processos de importação/exportação e conecta aeronaves a compradores em todo o mundo. As aeronaves também podem permanecer em serviço até que as novas entregas estejam prontas, ajudando as operadoras a evitar lacunas na capacidade operacional.
À medida que a Britten-Norman aumenta a produção de novos Islander em sua linha de fabricação expandida no Reino Unido, as operadoras que buscam modernizar suas frotas podem receber novas aeronaves enquanto a Britten-Norman gerencia a venda ou a troca das aeronaves existentes. Isso garante uma transição perfeita, gerenciada pela própria fabricante, do modelo antigo para o novo, com cada etapa, desde a remarketing ou renovação (retrofit) de aeronaves antigas até a entrega dos novos aparelhos Islander da linha de montagem, sendo gerenciada de ponta a ponta pela própria fabricante.
“As operadoras desejam uma maneira simples de renovar suas frotas com o mínimo de interrupção”, disse Charlotte Britton, diretora de vendas da Britten-Norman. “Nosso serviço de corretagem e troca garante que os clientes possam avançar para a próxima geração de Islander, mantendo as aeronaves existentes em serviço até que as novas estejam prontas, tornando o processo eficiente e totalmente gerenciado pela Britten-Norman”, argumentou Britton.
O serviço de corretagem e troca da Britten-Norman está disponível para operadores de aeronaves Islander em todo o mundo, oferecendo um caminho claro para a renovação da frota e acesso a aeronaves novas e usadas. Os interessados podem entrar em contato com a equipe de vendas da Britten-Norman para obter mais informações.
Em nota no dia 16 de setembro, a Britten-Norman, divulgou que alcançou um marco importante em seu programa para transferir a produção completa da sua icônica aeronave (avião bimotor) Islander para suas instalações em Bembridge, na Ilha de Wight, no Reino Unido.
Apoiada por novos investimentos e uma ampla iniciativa de transformação, a fabricante concluiu em linha de produção no Reino Unido mais de 50% da montagem do primeiro Islander, ao mesmo tempo em que expandiu sua força de trabalho e modernizou suas instalações.
Anteriormente, as principais montagens eram fabricadas no exterior antes da montagem final no Reino Unido. A nova linha de produção em Bembridge representa o retorno da fabricação completa de aeronaves para o Reino Unido.
A montagem das asas do primeiro Islander fabricado no Reino Unido deverá ser concluída ainda neste ano, com a montagem final programada para o início de 2026, antes da primeira entrega na primavera (européia) de 2026.
“Este marco representa o excelente progresso da nossa equipe na transferência da produção do Islander para Bembridge”, disse Grahame Stone, diretor comercial da Britten-Norman. “Ao trazer toda a produção para o Reino Unido, estamos fortalecendo nossa capacidade e garantindo que possamos entregar novas aeronaves com eficiência para operadores em todo o mundo”, completou Stone.
Desde que anunciou seus planos de relocação da produção em 2023, a Britten-Norman investiu em tecnologias de ponta, incluindo equipamentos CNC de última geração, e aumentou sua força de trabalho em mais de 40% nos últimos 12 meses. Paralelamente ao progresso na produção de novas aeronaves, a fabricante está fortalecendo o suporte aos operadores para melhorar a disponibilidade de peças e a qualidade do serviço.
A nova linha de produção da Britten-Norman está agora bem avançada. O desenvolvimento continua enquanto a fabricante se prepara para intensificar as atividades nos próximos anos para entregar novas aeronaves.
A demanda pelo Islander permanece forte, com pedidos confirmados e diversas Cartas de Intenção já garantidas. Com quase 1.300 unidades do Islander entregues desde que o modelo entrou em serviço, a aeronave continua a desempenhar um papel vital na conexão de comunidades e no apoio a serviços essenciais em todo o mundo, desde o transporte de passageiros e carga até a vigilância e missões especiais.
Com o aumento da produção, a Britten-Norman agora pode oferecer aos operadores maior acesso a aeronaves Islander recém-fabricadas. [EL]
