Organização (sociedade) de proprietários e pilotos de aviões Kodiak – a KPOS – Kodiak Owners and Pilots Society -, é criada no EUA, em 04.11.25


Em post no dia 29 na plataforma online da AIN, o editor da mídia Matt Thurber repercutiu a constituição de uma organização (sociedade) de proprietários e pilotos de aviões Kodiak – a KPOS – Kodiak Owners and Pilots Society -, no EUA.

Proprietários/operadores dos quase 400 monomotores turboélice Kodiak produzidos contam agora com um grupo que oferece recursos para a comunidade em relação à segurança, vôos de aventura e à defesa das causas, na operação de vôos com o transportador utilitário. A KOPS – Kodiak Owners and Pilots Society foi criada no início deste ano e lançada discretamente na feira de aviação EAA AirVenture Oshkosh, em julho passado, sendo oficialmente lançada no início deste mês.
https://www.kodiakowners.org/

A KOPS realizou seu primeiro evento para membros, o encontro inaugural Fly-Out and Convention 2025, no “campo” JL Bar Ranch, Resort & Spa em Sonora, no Texas, entre os dias 03 e 05 de outubro, que contou com a presença de 11 aviões Kodiak.

Fly-Out and Convention 2025 – KOPS
(por AIN)

A KOPS foi fundada por três “líderes”:
[1] John Hunt (na função de CEO e presidente), um veterano do setor há mais de 35 anos, com experiência acumulada em liderança em operações de FBO, vendas de aeronaves, e tendo trabalhado como vice-presidente de vendas da Kodiak por dez anos. Também atuou como da Florida Aviation Business Association.
[2] Mark Brown (na função de tesoureiro), um “aviador de coração”, com paixão pela aviação desde jovem, piloto de linha aérea e instrutor de vôo antes de fundar a Native Construction, em Florida Keys. É proprietário de um Kodiak.[3] Brett Ekblom (na função de secretário), ex-piloto-chefe de demonstração da Kodiak e amplamente reconhecido como um dos especialistas em Kodiak mais respeitados do mundo – é o piloto com mais experiência de vôo em aeronave Kodiak no mundo (com experiência de mais de 8.000 horas de vôo). É o fundador da 11 Aviation, uma especialista em gerenciamento de aeronaves, corretagem de aeronaves, consultoria para aquisição de aeronaves e programas de treinamento de pilotos, com expertise em aviões monomotores à turbina (com ênfase no Kodiak), com atuação no mercado há mais de dois anos.

“Percebemos que havia uma necessidade de um grupo de proprietários”, disse Brown, que lidera as iniciativas de treinamento e operacionais da KOPS. “A comunidade é o principal objetivo, reunindo proprietários e pilotos. A segurança é o segundo mais importante. Já iniciamos diversas iniciativas relacionadas a treinamento, segurança e seguro. Temos algumas parcerias em andamento para oferecer descontos consideráveis ​​em seguros com base em eventos de treinamento, mas ainda não há nada oficial para anunciar”, revelou Brown.

Os outros dois ‘pilares’ da KOPS incluem aventura e defesa da causa, explicou Brown. “A aventura está no DNA [do Kodiak], e estamos tentando fazer algo diferente de outros grupos de proprietários. Muitas convenções envolvem ficar sentado em uma sala, em vez de aproveitar o que realmente importa: a paixão e o amor pela aeronave”, explicou Brown.

Para esse fim, os eventos da KOPS envolverão principalmente vôos com foco na aeronave.

No encontro inaugural Fly-Out and Convention 2025, no “campo” JL Bar Ranch, Resort & Spa, em Sonora, no Texas, uma clínica de manutenção para proprietários ajudou os pilotos de Kodiak a aprenderem mais sobre suas aeronaves, com especialistas da rede de centros de serviço conduzindo a sessão. “É voltada para o que os proprietários podem fazer para cuidar melhor de suas aeronaves e diferentes técnicas de vôo que podem ajudar na longevidade”, disse Brown.

Depois disso, a organização do evento realizou uma competição de “pouso de precisão”, onde os pilotos tinham que pousar o mais próximo possível de uma linha desenhada na pista de cerca de 1.600 m. do aeroporto particular – JL Bar Ranch Airport (9TE2), em elevação de 2.344 pés, com pista 14/32 de 24 x 1.616 m. de asfalto, com sistema de indicação de rampa de aproximação PAPI (de duas caixas – P2L), com ângulo de 3°), para operação VFR, distante cerca de 10,6 MN a leste do Aeroporto Municipal de Sonora (KSOA).
“Essa foi a parte mais divertida do evento e a mais comentada. Havia regras rígidas; se você pousasse antes da linha ou quicasse, não contava. Era uma competição amigável entre os proprietários, com muito treinamento e instruções antes e depois”, disse Brown. O vencedor ganhou um curso de treinamento gratuito com a 11Aviation.

No encontro inaugural Fly-Out and Convention 2025, no “campo” JL Bar Ranch, Resort & Spa, os membros da KOPS confraternizaram-se desfrutando de jantares gourmet à noite, enquanto durante o dia, familiares participaram de passeios a cavalo, excursões de quadriciclo e sessões de spa. A fabricante de rifles de longo alcance Gunwerks fez demonstrações de suas armas de precisão.

No próximo ano, a sociedade (KOPS) planeja pelo menos duas convenções, uma no oeste e outra no leste do EUA, para que os proprietários de aeronaves Kodiak não precisem atravessar o país para participar com a alternativa de setorização dos eventos. “Não esperamos que as pessoas voem de Nova York para a Califórnia”, disse Brown. Ele acrescentou que também haverá encontros menores da KOPS, como “uma viagem de aventura voltada para treinamento e vôo”.

“O Kodiak tem um DNA verdadeiramente único”, disse Hunt, cofundador da KOPS, “e esta comunidade excepcional de proprietários merece um lar construído com os mesmos princípios da própria aeronave – um lar construído para fazer o bem. Quando apresentamos a KOPS aos outros proprietários em Oshkosh pela primeira vez …, o entusiasmo foi imediato. O lançamento público deste fim de semana e a participação histórica confirmam o que já sabíamos: a comunidade Kodiak estava pronta para algo construído por proprietários, para proprietários”.

A fabricante americana do Idaho Quest Aircraft recebeu a certificação da FAA para o Kodiak 100 em 2007, com o objetivo de atender ao mercado missionário. Em 2019, a fabricante francesa Daher adquiriu a Quest Aircraft e expandiu a linha de produtos com o Kodiak 900, variante alongada. [EL]