Diamond relança produção na Europa do monomotor DA-20 para produção na Europa, com versão melhorada DA-20i Katana, e anuncia acordo com escola de vôo suíça para até 18 aviões, em 04.11.25
Em nota no dia 23 (out.), a fabricante austríaca Diamond Aircraft divulgou a retomada da produção do icônico monomotor DA-20i Katana a sua linha de produção européia, em Wiener Neustadt, na Áustria, atendendo a pedidos pela fabricação do modelo. As encomendas já estão oficialmente abertas.
Embora a produção européia da série DA-20 tenha sido interrompida há mais de uma década, a fabricação continuou nas instalações da fabricante Diamond Aircraft no Canadá com o modelo DA-20-C1, equipado com um motor Continental IO-240-B32B, de 125 HP. A produção do DA-20-C1 no Canadá continuará sem alterações.
Em resposta ao aumento da demanda de escolas de aviação, aeroclubes e operadores privados, a Diamond Aircraft decidiu a retomada da produção na Europa da aeronave monomotor a pistão de dois lugares – há muito reconhecida por seu desempenho, confiabilidade e valor para treinamento.
O DA-20i Katana, fabricado na Europa, terá motor Rotax 912 iSc3 Sport (de 100 HP), com hélice bipá MT Propeller MTV-21-A/175-05 (de velocidade constante), oferecendo eficiência e desempenho modernos. Em uma grande atualização em relação aos modelos anteriores, a aeronave também será equipada com suíte aviônica Garmin G500TXi, recursos avançados e uma interface touchscreen (comando por toque) para a plataforma de vôo. O sistema G500TXi oferece processamento mais rápido, navegação intuitiva e consciência situacional aprimorada por meio de recursos como visão sintética, consciência do terreno e tráfego em tempo real. Essas melhorias se traduzem em menor carga de trabalho para o piloto, um layout de cockpit mais limpo e uma experiência de vôo mais imersiva.
O DA-20i Katana tem velocidade máxima de 122 KTAS (versus 130 KTAS do DA-20-C1), razão de subida máxima de 667 pés/min. (versus 920 pés/min. do DA-20-C1), com alcance máximo (em vôo a 8.000 pés, em regime de Cruzeiro de longo alcance – LRC, sem reserva) de 703 MN (versus 532 MN do DA-20-C1), com consumo de 11,1 litros/hora, ou 2,9 galões/hora (versus 19,3 litros/horas, ou 5,1 galões/hora, do DA-20-C1).
O DA-20i Katana tem peso vazio de 525 kg, ou 1.158 lb. (versus 535 kg, ou 1.180 lb., do DA-20-C1), e MTOW de 800 kg, ou 1.764 lb; a carga-útil máxima é de 275 kg, ou 606 lb. (versus 265 kg, ou 584 lb., do DA-20-C1). A capacidade combustível utilizável é de 84 litros, ou 22,2 galões – 60 kg/89 lb. (versus 91 litros, ou 24 galões – 66 kg/144 lb., do DA-20-C1).
Construída sobre uma estrutura composta comprovada, a série DA-20 continua a oferecer engenharia atemporal, durabilidade estrutural e décadas de desempenho confiável. O novo DA-20i Katana combina tradição com inovação, tornando-se a escolha ideal para treinamento de vôo moderno e vôos recreativos.
Diamond DA-20i Katana:
https://www.diamondaircraft.com/en/private-owners/da20-series/overview/
“Estamos muito felizes em trazer o DA-20i Katana de volta à Europa”, disse Jane Wang, diretora de vendas, marketing e operações de vôo da Diamond Aircraft Austria. “Esta aeronave sempre ocupou um lugar especial no coração de pilotos e instrutores, e com suas novas atualizações, está pronta para inspirar a próxima geração de aviadores”, completou Wang.
Na sequência, no dia 29, a Diamond Aircraft anunciou uma nova e importante parceria com a AELO Swiss Academy, uma das principais instituições de formação de pilotos da Europa. O acordo inclui a compra de 12 aeronaves DA-20i Katana, com opção para mais seis (6) DA-20i Katana, com entrega prevista para 2027.
O acordo histórico marca a primeira grande encomenda de frota desde a retomada da produção do DA-20 na Europa no início deste mês.
“Estamos extremamente orgulhosos de ver uma resposta tão forte e imediata ao retorno do DA-20i Katana. O compromisso da AELO confirma o que sempre acreditamos: simplesmente não há nada como o Katana. Sua combinação de desempenho, eficiência e aviônicos modernos o torna a plataforma ideal para as necessidades de treinamento de vôo atuais”, disse ”, disse Wang.
“Estamos entusiasmados em expandir nossa frota Diamond com o DA-20 Katana”, disse Stefano Buratti, CEO da AELO Swiss Academy. “Esta aeronave se encaixa perfeitamente em nossa filosofia de treinamento: eficiente, moderna, sustentável e construída com os mais altos padrões. Com este investimento, garantimos que nossos alunos treinem nas plataformas mais avançadas e confiáveis disponíveis”, acrescentou Buratti.
Fundada em 1985 e sediada em Locarno, na Suíça, a AELO Swiss Academy é reconhecida por seus programas de treinamento de alto desempenho e pela excepcional taxa de colocação de seus graduados, com mais de 96% dos alunos garantindo vagas em companhias aéreas em até seis meses após a formatura. A academia opera atualmente uma frota de 27 aeronaves, incluindo o monomotor DA-40 e o bimotor DA-42, da Diamond, e acaba de concluir uma grande expansão de suas instalações e infraestrutura do campus. A nova frota de DA-20 fortalecerá ainda mais as capacidades de treinamento da AELO e apoiará sua missão de oferecer educação de pilotos de classe mundial sob o Selo Suíço de Excelência. [EL]
