Pilatus entrega primeiro PC-12PRO no EUA, em 05.11.25


Em nota no dia 04, a fabricante suíça Pilatus Aircraft divulgou que está trasladando e a entregando aeronaves PC-12 e PC-24 para o EUA. E anunciou a primeira entrega de um PC-12PRO – a mais recente evolução do turboélice monomotor mais vendido do mundo – para um cliente no EUA.

Após as entregas para clientes australianos e europeus em outubro, os proprietários Ravi e Pheroza Arcot receberam seu PC-12PRO na sede norte-americana da Pilatus em Broomfield, no Colorado. Este momento marca um capítulo importante para o PC-12PRO no EUA, um dos mercados de aviação mais dinâmicos e exigentes do mundo.

A Pilatus destacou que colocar o PC-12PRO no EUA não é apenas uma entrega – é um compromisso com os operadores que esperam desempenho, segurança e versatilidade do mais alto nível.

Ravi Arcot afirmou: “O PC-12 PRO combina a incrível confiabilidade e o legado do Pratt & Whitney PT6 com os recursos de ponta da aviônica G3000 PRIME. Essa poderosa combinação foi fundamental para minha decisão de compra. Além de nossas atividades de vôo beneficentes, estou ansioso por muitas aventuras maravilhosas em família com nossa aeronave”.

A nova aeronave dos Arcots, número de série (sn) 3005, ficará baseada no nordeste do EUA, juntando-se à crescente frota de PC-12 que já realiza missões em todo o país.

“Na Pilatus, entregar valor significa construir aeronaves que resistam ao teste do tempo. O PC-12PRO reflete tudo o que nossos clientes nos ensinaram sobre o que mais importa: segurança, simplicidade e confiança. Combinamos desempenho comprovado com aviônica de ponta e recursos de segurança para que cada voo ofereça o que mais importa: confiança absoluta”, disse Thomas Bosshard, presidente e CEO da subsidiária da Pilatus no EUA.

Com mais de 2.200 aeronaves PC-12 entregues em todo o mundo, acumulando mais de 11 milhões de horas de vôo, o PC-12PRO dá continuidade a um legado de inovação, versatilidade e confiabilidade. Fabricado na Suíça, o PC-12 lidera o setor de aviação executiva do EUA em atividade de vôo, destacando sua eficiência, popularidade e status como uma aeronave confiável e amplamente utilizada.

O PC-12PRO, apresentado pela primeira vez em março deste ano, representa a mais recente evolução do monomotor mais vendido.

Uma cabine de pilotagem (plataforma de vôo) completamente nova, com recursos inovadores como o sistema de pouso de emergência Safety Autoland, e conforto refinado fazem do novíssimo PC-12PRO a aeronave tecnologicamente mais avançada de sua classe.

No “coração” do PC-12PRO está a plataforma Pilatus ACE – Advanced Cockpit Environment (Ambiente de cabine de vôo avançada), baseada no ‘pacote’ aviônico Garmin G3000PRIME, com cinco telas sensíveis ao toque de alta resolução e com o sistema Safety Autoland totalmente integrado, com o piloto-automático GFC-700 (da Garmin) com acelerador automático substituindo o sistema aviônico Honeywell Apex dos modelos anteriores PC-12NG/NGX. Juntamente com a versão mais recente do renomado motor Pratt & Whitney Canada PT6 e seu comprovado Sistema Eletrônico de Controle de Hélice e Motor (EPECS – Electronic Propeller and Engine Control System), o PC-12 PRO oferece uma combinação incomparável de eficiência, segurança e tecnologia. O motor PT6, com mais de 60.000 unidades em serviço e mais de 400 milhões de horas de vôo, possui um histórico de segurança comprovado. Sua confiabilidade foi demonstrada ao longo de onze milhões de horas voadas no PC-12.
Além disso, o PC-12PRO, um modelo de US$ 6,8 milhões, oferece um aumento de 45 kg na carga-paga máxima (de 2.336 lb., e 1.987 lb. com abastecimento completo, com MTOW sendo de 10.450 lb.), juntamente com mais opções de cabine e pinturas especiais.

A entrega do primeiro do PC-12PRO no EUA ocorre depois que a Pilatus impôs uma “moratória” de remessas de aeronaves para país em agosto, devido ao “tarifaço” do governo Trump, implicando na cobrança de imposto sobre a importação de produtos suíços de 39%. [EL]