Divisão Suporte ao Cliente da Gulfstream supera padrões de segurança com novas conquistas de conformidade, com requisitos do Programa Voluntário de Sistema de Gestão de Segurança da FAA atendidos em toda a rede americana antes do prazo, em 14.11.25


Em nota no dia 03, a fabricante de aeronaves executivas americana (da Georgia) Gulfstream Aerospace Corp. anunciou que sua rede de oficinas de manutenção (reparo aeronáutico) no EUA da divisão de Suporte ao Cliente atendeu aos requisitos de conformidade do Programa Voluntário de Sistema de Gestão de Segurança (SMSVP – Safety Management System Voluntary Program) da FAA, bem antes do prazo final do ano. Como resultado dessa conquista, os padrões de segurança e controle de qualidade foram aprimorados e consistentemente alinhados em toda a rede de Suporte ao Cliente da Gulfstream.

No início deste ano, o Conselho de Supervisão Bilateral EUA-União Européia exigiu que as oficinas de manutenção sediadas nos EUA que possuíssem um certificado pelo regulamento homologatório equivalente PART-145 da EASA adotassem um sistema de gestão de segurança (SMS – Safety Management System) conforme descrito no SMSVP até 31 de dezembro.

O SMSVP também é reconhecido pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

“Os elevados padrões de segurança e qualidade da Gulfstream são pilares da nossa cultura, e operar com os mais altos níveis de segurança é a nossa principal prioridade”, disse Lor Izzard, vice-presidente sênior da divisão Suporte ao Cliente da Gulfstream. “Fomos um dos primeiros fabricantes de equipamentos originais [OEM] a estabelecer um sistema de gestão de segurança há quase 20 anos, preparando o terreno para concluir essa nova conformidade antes do prazo e garantindo que nossos clientes se beneficiem da mesma experiência de segurança e qualidade líder do setor em toda a rede de Suporte ao Cliente da Gulfstream”, completou Izzard.

A Gulfstream estabeleceu seu sistema de gestão de segurança (SMS) em 2007 e estava bem posicionada para coordenar e executar o manual revisado do SMS, que atende e supera os requisitos regulamentares do SMSVP em todas as suas instalações de manutenção aeronáutica no EUA, incluindo:
– Mesa, no Arizona;
– Long Beach e Van Nuys, na Califórnia;
– Palm Beach, na Flórida;
– Savannah e Brunswick, na Geórgia;
– Westfield, no Massachusetts;
– St. Louis, no Missouri;
– Appleton, no Wisconsin; e,
– Dallas e Fort Worth, no Texas.

O SMSVP também foi implementado nos centros de reparo e revisão geral (MRO) da Gulfstream em Lincoln, na  Califórnia, e Fort Worth, no Texas.

Além de padrões de segurança aprimorados e transparentes, os benefícios do SMSVP incluem uma tomada de decisão mais precisa, baseada em dados, e maior economia de custos.

A implementação mais recente da rede SMSVP complementa o programa SMS, regido pela EASA, concluído no Centro de Serviços de Farnborough, na Inglaterra, da Gulfstream em 2024. [EL]