Gulfstream G800 bate seu oitavo recorde velocidade, voando de Phuket, na Tailândia, para Dubai, no Emirados Árabes Unidos, em 18.11.25
Em nota no dia 16, a Gulfstream Aerospace Corp. anunciou que seu Gulfstream G800, aeronave de ultralongo alcance recém-certificada, alcançou seu oitavo recorde de velocidade entre cidades, voando para missão da feira de aviação Dubai Airshow 2025, reforçando o desempenho, alcance e eficiência incomparáveis da aeronave.
O oitavo recorde de velocidade entre cidades do G800 foi conquistado em um vôo de Phuket, na Tailândia, para Dubai, no Emirados Árabes Unidos (2.666 MN em rota direta), realizado em 5 horas e 38 minutos.
A esse recorde juntaram-se outros sete, incluindo Miami (Flórida/EUA) para Riad, na Arábia Saudita, em 12 horas e 33 minutos, e Florença, na Itália, para Savannah (Georgia/EUA), em 9 horas e 33 minutos.
Este último recorde eleva o total de recordes de velocidade entre cidades da frota Gulfstream para mais de 760.
“Estabelecer oito recordes de velocidade tão rapidamente após sua entrada em serviço em agosto é uma poderosa demonstração das tremendas capacidades desta aeronave”, disse Mark Burns, presidente da Gulfstream. “Já estamos constatando um interesse e uma demanda impressionantes pelo G800 e temos o prazer de apresentá-lo em Dubai nesta semana. O Oriente Médio continua sendo uma região forte para a Gulfstream e estamos ansiosos para nos encontrarmos com nossos clientes e potenciais clientes”, completou Burns.
A feira de aviação Dubai Airshow 2025 acontece entre os dias 17 e 21 (de nov.). Na feira, a Gulfstream colocou em exposição o G800 e o G700, que acaba de ultrapassar 90 recordes de velocidade entre cidades.
Entre os recentes recordes de velocidade entre cidades alcançados pelo G700, destacam-se:
– Dubai, no Emirados Árabes Unidos, para Sydney, na Austrália, em 12 horas e 50 minutos;
– Jacarta, na Indonésia, para Lagos, na Nigéria, em 12 horas e 41 minutos;
– Abu Dhabi, no Emirados Árabes Unidos, para Londres, na Inglaterra, em 7 horas e 48 minutos; e,
– Dubai, no Emirados Árabes Unidos, para Hong Kong em 6 horas e 30 minutos.
O Gulfstream G800 pode percorrer 8.200 MN (15.186 km) em sua velocidade de cruzeiro de longo alcance de MACH 0,85 e 7.000 MN (12.964 km) em sua velocidade de cruzeiro de alta velocidade de MACH 0,90, tornando-o a aeronave de maior alcance da frota da Gulfstream. O G800 apresenta uma baixa altitude de cabine de 866 m. (2.840 pés) quando voando a 41.000 pés (12.497 m.), ar 100% fresco na cabine, um sistema de purificação de ar por ionização de plasma. O interior pode ser configurado com até quatro áreas de estar ou três áreas de estar (e um compartimento para a tripulação), numa cabine com 16 janelas panorâmicas ovais Gulfstream.
Com uma velocidade máxima de operação de MACH 0,935 e uma velocidade de cruzeiro de alta velocidade de MACH 0,90, o G700 também apresenta a cabine mais espaçosa do setor, com luz natural proveniente de 20 janelas panorâmicas ovais Gulfstream.
O desempenho tanto do G700 quanto do G800 pode ser atribuído à combinação dos motores Rolls-Royce Pearl 700 com a asa aerodinâmica avançada e winglets de alta velocidade projetadas pela Gulfstream.
Em post no dia 17 na plataforma online da AIN, Matt Thurber, com cargo de editor da mídia, repercutiu o novo recorde do G800 bem como a forte presença do G700 no Oriente Médio, no rol de notícias da cobertura da AIN da feira de aviação Dubai Airshow 202, no Emirados Árabes Unidos, que acontece entre os dias 17 e 21 (de nov.).
Thurber inicia o post com a notícia que a Gulfstream entregou 72 unidades de seu “emblemático” G700 desde o início das entregas em abril de 2024, incluindo 14 unidades (19,4%) no Oriente Médio. Uma dessas aeronaves – pertencente a um cliente da região – está em exibição na feira Dubai Airshow 2025, juntamente com um jato G800 da própria fabricante, que acabou de estabelecer um novo recorde de velocidade entre cidades em seu vôo para Dubai, Partindo de Phuket, na Tailândia, completando viagem em 5 horas e 38 minutos, para participação da feira. Este é o oitavo recorde de velocidade entre cidades para o G800, que recebeu certificação da FAA e da EASA em abril. Outro recorde do G800 foi um vôo de Miami (EUA) para Riad (Arábia Saudit) em 12 horas e 33 minutos.
“O G700 vem superando as expectativas de desempenho desde que entrou em serviço no ano passado. É, sem dúvida, um diferencial para a Gulfstream e para toda a indústria da aviação executiva, e a transição para a entrega ao cliente tem sido a mais tranquila que já vivenciamos. Uma das principais vantagens do G700 é sua cabine espaçosa. Isso oferece aos clientes muita versatilidade na hora de utilizar e configurar a cabine para atender às suas necessidades individuais. Combinar todas as configurações de assentos possíveis – com quatro configurações diferentes de cozinha, sete configurações diferentes de área da tripulação e oito configurações diferentes de lavabo na parte traseira – oferece aos clientes inúmeras maneiras de projetar sua cabine. Os clientes estão aproveitando todas as cinco zonas da maneira que melhor se adapta às suas preferências pessoais, refletindo a singularidade de cada um”, divulgou a fabricante.
Para o mercado do Oriente Médio, jatos de ultralongo alcance como o G700 e o G800 são “extremamente” importantes, disse Scott Evans, diretor de demonstração, suporte ao cliente em vôo e operações de vôo corporativos. “Estamos vendo um enorme interesse no Oriente Médio. Alguns clientes do G700 já estão procurando outro G700. Este é um conector multicontinental. Seja o G700 ou o G800, às vezes, considerações políticas exigem voos que contornem pontos críticos globais”, acrescentou Evans. “Nós simplesmente alteramos um pouco a velocidade MACH e continuamos”, prosseguiu Evans. E, em termos de flexibilidade e segurança, Evans acrescentou: “Tudo é positivo quando se trata de conectar duas cidades sem escalas”.
O G800 substitui o G650 na linha de aeronaves da Gulfstream e pode voar 8.200 MN na velocidade de cruzeiro de longo alcance de MACH 0,85, em comparação com as 7.500 MN do G650. “Estamos fazendo coisas que o G650 fazia, mesmo sendo 3 m. mais longo, e com uma eficiência de 6% a 9% maior. É incrível ver, em apenas uma geração, o que conseguimos incorporar a essas aeronaves em termos de eficiência”, disse Evans.
O G700 tem dimensões externas de 33,477 m. de comprimento (versus 30,404 m. do G800) e envergadura de 31,394 m., com altura de 7,747 m. (versus 7,772 m. do G800).
“Agora temos uma linha de produtos fantástica”, acrescentou Paul Robinson, diretor de suporte técnico de vendas. Os jatos de ultralongo alcance (incluindo o G600, de 6.600 MN de alcance máximo, e o G500, de 5.300 MN de alcance máximo) serão acompanhados pelo G400, com alcance de 4.200 MN, e pelo G300, recentemente anunciado, que substituirá o supermédio G280.
No G300, a aviônica do G280 baseada em Collins será atualizada para o ‘pacote’ Harmony, da Gulfstream, que adota recursos comuns da plataforma Symmetry, baseado em suíte aviônica da Honeywell, dos jatos de maior alcance. A plataforma Harmony também será baseada em suíte Honeywell, mas com três displays de vôo em vez dos quatro dos jatos maiores e sem rede concentradora de dados.
“Harmony é um ótimo nome para toda essa incrível tecnologia de segurança e economia de carga de trabalho”, disse Evans. “[Ela adiciona] uma aeronave com cockpit harmonizado à nossa família”, daí o novo nome. “Esta é uma parte fundamental do nosso esforço para criar a aeronave executiva mais segura do setor. O G650 criou a base de onde estamos agora”, concluiu Evans. “O G550 mudou o mundo, e o G650 adicionou mais mil milhas de capacidade. O mercado atual busca maior velocidade em longas distâncias, e o G700 e o G800 oferecem aos clientes essa possibilidade”, discorrer Evans. [EL]
