Três iniciativas sediadas no Reino Unido recebem apoio governamental com verbas para pesquisa visando combate de emissões de aeronaves que não sejam de CO2 – enxofre, fuligem e outras partículas entre as emissões, em 22.11.25
Em nota no dia 04 (nov.), o ATI – Aerospace Technology Institute (Instituto de Tecnologia Aeroespacial), do Reino Unido, apoiado pelo governo britânico, anunciou os três primeiros projetos a serem financiados pelo seu novo Non-CO2 Programme (“Programa Não-CO2”), que receberá um total de £ 5,9 milhões (US$ 7,7 milhões).
Os esforços para reduzir as emissões de fontes que não sejam dióxido de carbono incluem modelagem e mitigação de rastros (trilhas) de condensação (contrails), redução de fuligem e partículas em uma rota específica de produção de combustível e otimização da alocação de combustível de aviação sustentável (SAF).
A Airbus (UK) e a Rolls-Royce estão entre as empresas líderes de projeto que se beneficiarão do financiamento, anunciado inicialmente no ano passado. Juntamente com a Oxccu, sediada em Oxford (Inglaterra), a ATI espera que esses três projetos sejam os primeiros de um portfólio de projetos não relacionados ao CO2 a receber apoio da iniciativa governamental britânica.
O projeto Trace, liderado pela Airbus (UK), com o apoio do Imperial College London (renomada universidade pública britânica fundada em 1907, sediada em Londres, com foco em ciência, tecnologia e medicina, e uma das mais prestigiadas universidades do mundo, sendo amplamente reconhecida pelo respeito internacional do seu ensino e pesquisa), visa desenvolver capacidades detalhadas de modelagem e análise de rastros (trilhas) de condensação (contrails), combinadas com tecnologia de sensores.
A Oxccu, produtora de SAF (Combustível de Aviação Sustentável), também estudará a redução que seu processo de produção proprietário proporciona às emissões de fuligem e partículas responsáveis pelos rastros (trilhas) de condensação (contrails) persistentes.
Reconhecendo a contínua escassez de SAF, a ATI explicou que outra iniciativa também investigará “a melhor forma de direcionar esse SAF para a pequena parcela de vôos que gera a maior parte do impacto climático”.
O projeto QRITOS – Quantifying Reduction In Thermal contrails by Optimising SAF (Quantificando a redução de rastros de condensação [contrails] térmicos através da otimização do SAF), liderado pela Rolls-Royce, examinará o que a ATI chama de “formas mais inteligentes” de usar o combustível (SAF).
A iniciativa baseia-se no primeiro Roteiro de Tecnologias Não-CO2 do Reino Unido (Non-CO2 Technologies Roadmap), publicado em 2024, no qual a ATI reconheceu que “as emissões atmosféricas não-CO2 podem potencialmente contribuir mais para o aquecimento global do que o próprio CO2 da aviação”. Assim, sua nova área de financiamento visa “ajudar a impulsionar as emissões coletivas não-CO2 das aeronaves do setor aeroespacial e a tecnologia necessária para lidar com seu impacto climático”.
O Non-CO2 Programme (“Programa Não-CO2”) é uma iniciativa conjunta de três organizações, realizada em parceria pela ATI, o Departamento de Negócios e Comércio do Reino Unido e a agência nacional de inovação Innovate UK. Conta com o apoio de um programa de pesquisa mais amplo do Departamento de Transportes e do Conselho de Pesquisa do Meio Ambiente Natural (NERC), com um fundo lançado em 2024.
Gary Elliott, CEO do ATI, disse: “Quando o ATI publicou o Roteiro de Tecnologias sem Emissão de CO2 e anunciou o financiamento para projetos relacionados, a tecnologia sem emissão de CO2 tornou-se o quarto pilar da nossa Estratégia de Tecnologia Aeroespacial do Reino Unido. Ao responder rapidamente com esses três projetos tecnológicos empolgantes, a indústria e a academia do Reino Unido reafirmaram sua competência de classe mundial nessa importante área de tornar a aviação mais sustentável”.
O Ministro da Indústria do Reino Unido, Chris McDonald, afirmou: “A corrida para o Jet Zero só será vencida por meio de uma forte parceria entre o governo e a indústria, e é por isso que temos orgulho de anunciar hoje o financiamento de três projetos promissores de aviação sustentável sem emissão de CO2. Também estamos reforçando nosso apoio à indústria aeroespacial por meio de nossa moderna Estratégia Industrial, dando às empresas a confiança necessária para investir na manufatura avançada do Reino Unido e impulsionando o crescimento como parte do nosso Plano de Mudança”.
Lizzie Garratt, chefe de Pesquisa Atmosférica e de Pesquisa Estratégica (SRO) para o investimento em pesquisa de aviação sem emissão de CO2 no NERC, afirmou: “Em paralelo com o foco da ATI em tecnologias sem emissão de CO2, o Conselho de Pesquisa do Meio Ambiente Natural [NERC], em conjunto com o Departamento de Transportes, anunciou um financiamento de £10 milhões para pesquisas sobre como as emissões de aeronaves sem emissão de CO2 interagem com o clima ao longo do tempo e qual a melhor forma de mitigar quaisquer efeitos adversos. Uma ampla gama de tipos de emissão foi incluída, com foco nos níveis de prontidão tecnológica de 1 a 4. Este programa de pesquisa fundamental complementa a pesquisa industrial associada, apoiada pela ATI e demonstrada neste primeiro lote de projetos anunciado hoje. Aguardamos com expectativa o anúncio de mais pesquisas financiadas por ambas as linhas de pesquisa no futuro”. [EL]
Non-CO2 Programme (“Programa Não-CO2”):
https://www.ati.org.uk/funding/non-co2programme/
