Projeto colaborativo da ERAU e ITA pesquisa a mitigação picos de calor gerados durante decolagem em aeronaves de motorização elétrica, em 27.11.25


Em post no dia 26 (out.), a mídia de aviação ANN – Aero News Network divulgou que pesquisadores da ERAU – Embry-Riddle Aeronautical University (universidade particular americana focada em programas de aviação e aeroespacial, com campi em Daytona Beach, na Flórida, e Prescott, no Arizona) e o ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica (instituição pública de ensino superior brasileira ligada à FAB e especializada em engenharia e tecnologia aeroespacial, com sede São José dos Campos, em SP)  estão colaborando para abordar um dos principais desafios das aeronaves elétricas: mitigar os picos de calor gerados durante a decolagem.

O projeto colaborativo é financiado por uma Bolsa de US$ 450.000 da National Science Foundation – International Research Experiences for Students (NSF-IRES), ou Programa de Experiências Internacionais de Pesquisa para Estudantes – Fundação Nacional de Ciência. O objetivo é proporcionar treinamento prático em pesquisa para estudantes, preparando-os para lidar com a questão do gerenciamento de calor em aeronaves elétricas. Essa é considerada uma das principais maneiras de reduzir a pegada de carbono da indústria da aviação.

Três grupos de cinco alunos da ERAU passarão de oito a dez semanas, entre maio e agosto, no ITA, ao longo dos próximos três anos.

A dra. Sandra Boetcher, professora e chefe interina do departamento de Engenharia Mecânica e pesquisadora principal do projeto, afirmou: “Ambas as instituições têm trabalhado no desafio do gerenciamento de calor, então existem sinergias reais”.

Boetcher está trabalhando com o co-investigador principal, dr. Mark Ricklick, juntamente com o dr. Guilherme Borges Ribeiro e o dr. Elisan dos Santos Magalhães, do Brasil.

Uma das principais tecnologias em estudo envolve materiais de mudança de fase. Esses materiais se convertem de um estado sólido para um líquido em temperaturas específicas e são capazes de absorver grandes quantidades de calor durante essa transição de fase.

Um exemplo comum de mudança de fase é o gelo derretendo em água. Durante o derretimento, sua temperatura permanece a mesma até que todo o cubo de gelo derreta. Então, a temperatura da água começa a aumentar.

Os pesquisadores estão considerando diferentes materiais que poderiam ser usados ​​para aproveitar o fenômeno da mudança de fase, utilizando algum tipo de massa, por exemplo, uma placa, posicionada sob o circuito elétrico da aeronave para manter sua temperatura abaixo de um determinado nível.