Orçamento federal do Canadá elimina “Imposto sobre Luxo” incidente em aeronaves e embarcações – alíquota de 10% resultou em menos vendas de aeronaves no país, em 28.11.25
Em post na plataforma online da AIN no dia 07, Matt Thurber, com cargo de editor da mídia, repercutiu que a cobrança de imposto sobre riqueza-luxo incidente em aeronaves e embarcações de 10% do Canadá foi revogado no dia 05, de acordo com a CBAA – Canadian Business Aviation Association (Associação Canadense de Aviação Executiva). O governo canadense justificou que o “imposto sobre luxo” se mostrou “ineficiente, caro de administrar e desafiador para as indústrias canadenses em um momento de contínua incerteza econômica global”.
A revogação do imposto sobre bens de luxo foi um anúncio surpresa dos palestrantes durante a sessão “O Canada” na CJI – Corporate Jet Investor Miami 2025 na mesma semana.
“Há cerca de três anos, o governo canadense instituiu um imposto sobre bens de luxo para aeronaves, essencialmente aeronaves novas, de 10% sobre o valor”, disse Stan Kuliavas, vice-presidente de vendas e desenvolvimento de negócios da Levaero Aviation (provedora de soluções de aviação, com venda e manutenção de aeronaves) e palestrante do painel da sessão temática da aviação executiva do Canadá. “Então, se você compra um avião de US$ 10 milhões, há um imposto de luxo de US$ 1 milhão, e você ainda paga o imposto sobre vendas por cima disso. [Isso] não é nada favorável aos negócios. Muitas pessoas, durante anos, têm alertado e pressionado o governo de que essa é uma medida muito contraproducente. Ficamos muito felizes em saber que, no orçamento federal que acaba de ser apresentado, o imposto sobre bens de luxo foi eliminado”, completou Kuliavas.
Ehsan Monfared, cofundador e diretor de operações da operadora de vôos fretados Flight Club e sócio-gerente da YYZlaw, disse aos participantes que a fabricante de aeronave executivas canadense Bombardier vendia, em média, de oito a dez jatos executivos no Canadá antes da implementação do imposto. “Após o imposto sobre aeronaves de luxo, esse número caiu para cerca de duas aeronaves”.
Monfared comentou que, desde o dia da apresentação do novo orçamento (com a revogação do imposto), os telefones dos vendedores “não paravam de tocar, o que é um ótimo sinal”. Monfared acrescentou: “Fundamentalmente, a filosofia do Canadá está mudando para se orientar para investimentos empresariais, levando produtos ao mercado e tornando o Canadá competitivo no mercado global”.
O mercado canadense de aviação executiva está crescendo, disse Kuliavas. “Não está crescendo em um ritmo frenético. Eu diria que a maioria das transações anuais no Canadá envolve turboélices, jatos leves e jatos de longo alcance. Até o momento, tivemos cerca de 70 transações de turboélices …, PC-12, King Air. Mas a frota continua a crescer … Vocês verão muita renovação e expansão da frota”, falou Kuliavas.
“Pelo menos um quinto dos nossos clientes [de fretamento] são novos no mercado”, disse Monfared. “Eles nunca possuíram uma aeronave antes. Eles fretaram, com certeza, e estão sendo conquistados. Ainda desfrutamos desse impulso pós-Covid e da proposta de valor, em que as pessoas começaram a ver a aviação executiva como uma ferramenta e um ativo importantíssimo, mesmo que seja apenas pelo conforto que ela proporciona. Então, há novos participantes no mercado [e] …, acabamos tendo que nos envolver mais e apoiá-los para que entendam como esse mercado funciona”, completou Monfared. [EL] – c/ fonte
