Diamond entrega aeronaves DA-62MPP para o Ministério de Crise Climática e Proteção Civil da Grécia e a Universidade Técnica de Dresden (Alemanha), em 01.12.25


Em nota no dia 17 (nov.), a fabricante austríaca Diamond Aircraft Industries anunciou a entrega bem-sucedida de três aeronaves DA-62MPP (Multi-Purpose Platform  – Plataforma Multiuso), para missão especial (special mission), ao Ministério de Crise Climática e Proteção Civil da Grécia.

As entregas são um marco representando um avanço significativo nas capacidades de vigilância aérea e resposta a emergências da Grécia.

A entrega teve uma cerimônia com presença de grupo representativo composto Mario Spiegel e Markus Fischer (Diamond Aircraft), Gerda Vogl (Embaixadora da Áustria), Mitsotakis (Primeiro-Ministro da Grécia) e Kefalogiannis (Ministro de Crise Climática e Proteção Civil da Grécia).

As aeronaves DA-62MPP estão equipadas com tecnologias de vigilância e comunicação de ponta, adaptadas para apoiar operações de combate a incêndios, busca e salvamento e inteligência em tempo real. Cada aeronave possui:
– câmera EO/IR Trakka TC-375: imagens eletro-ópticas e infravermelhas (EO – electro-optical/IR – infrared) de alta resolução para operações diurnas e noturnas.
– sistema de localização de telefones celulares Smith Myers – ARTEMIS: permitindo o rastreamento preciso da localização de dispositivos móveis para auxiliar em missões de resgate.
– sistema de gerenciamento de missões (Mission Management System) CarteNav AIMS-ISR: otimizando o planejamento, a execução e a integração de dados da missão.
Datalink Line of Sight & Beyond Line-of-Sight: facilitador da transmissão em tempo real de dados de inteligência para estações terrestres – em linha de visada ou além da linha de visada.
Datalink 4G/5G: garantia de canais de comunicação robustos e seguros.
– rádio VHF marítimo: aprimoramento da coordenação durante operações costeiras e marítimas.

“Esta entrega representa um grande passo em nosso compromisso de apoiar governos com soluções aéreas avançadas”, disse Mario Spiegel, diretor de vendas da divisão Diamond Special Mission Aircraft. “O DA-62MPP foi projetado para alto desempenho e eficiência em ambientes exigentes, e estamos confiantes de que essas aeronaves irão aprimorar significativamente a capacidade da Grécia de responder a emergências relacionadas ao clima e proteger seus cidadãos”, completou Spiegel.

O contrato abrangente, assinado em Atenas, inclui não apenas as aeronaves, mas também estações terrestres, treinamento, peças de reposição e suporte a longo prazo. A contratada principal, ATESE S.A., em colaboração com a Diamond Aircraft e a representante local IHOR, desempenhou um papel fundamental na concretização deste projeto – desde os vôos de demonstração iniciais em novembro de 2022 até a conclusão das entregas em outubro de 2025.

A nota destaca que a Diamond Aircraft mantém seu compromisso com a inovação e a excelência na aviação de missões especiais e se sente honrada em apoiar a Grécia em sua missão de salvaguardar vidas e recursos naturais.

Nota no dia 26 da Diamond divulgou a entrega de um DA-62MPP como aeronave de pesquisa de última geração à Universidade Técnica de Dresden, da Alemanha.

O DA-62MPP como plataforma bimotora para missões especiais representa um importante passo em frente no desenvolvimento de tecnologias de aviação sustentáveis ​​e ‘amigas’ do clima.
As unidades da Universidade Técnica de Dresden (TU Dresden) Instituto de Engenharia de Materiais Leves e Tecnologia de Polímeros (ILK) e o Instituto de Engenharia Aeroespacial (ILR) operarão a aeronave como um “laboratório-voador” para testar sistemas de propulsão sem combustíveis fósseis em condições reais de vôo. Um objetivo central do programa de pesquisa é substituir um dos motores convencionais por um sistema de propulsão à base de hidrogênio.

“Com o DA-62MPP, estamos preenchendo a lacuna crucial entre a simulação numérica e a aplicação no mundo real”, explicou o pesquisador professor Johannes Markmiller, cátedra de Engenharia Aeronáutica do ILR. “Esta plataforma de testes voadora nos permite validar nossos modelos aerodinâmicos e conceitos de propulsão diretamente em voo, coletando dados essenciais para a certificação de futuras aeronaves com emissão zero”, completou Markmiller.

O pesquisador professor Maik Gude, cátedra de Engenharia de Sistemas Leves e Design Multimaterial do ILK, acrescentou: “A aviação sustentável não se resume apenas ao motor; trata-se da integração holística dos sistemas de energia no sistema da aeronave. Esta aeronave nos proporciona a oportunidade única de demonstrar como sistemas de tanques de hidrogênio leves e componentes estruturais complexos se comportam sob as cargas dinâmicas de operações de vôo reais”.

“O DA-62MPP demonstra todo o seu potencial como uma plataforma multifuncional versátil”, afirmou Robert Rauert, gerente de vendas da divisão Missões Especiais da Diamond Aircraft. “Ele permite a integração de sistemas de sensores avançados e o teste de conceitos inovadores de propulsão em condições reais, representando um verdadeiro marco para a aviação sustentável”, acrescentou Rauert.

O DA-62MPP foi selecionado pela TU Dresden devido a sua moderna estrutura de fuselagem de material composto, à eficiente configuração bimotora e à excepcional autonomia, que, em conjunto, criam as condições ideais para a demonstração de tecnologia e a integração de sistemas em vôo.

As principais características da plataforma de pesquisa DA-62MPP incluem:
– múltiplos pontos de fixação para montagem de sensores externos no ‘nariz’ e na fuselagem.
– compartimento separado para equipamentos de missão, para montagem de computadores e instrumentos.
– capacidade de testar múltiplas tecnologias em condições reais.

A nota destaca que a Diamond Aircraft tem orgulho e satisfação em apoiar a ambiciosa pesquisa da TU Dresden com a plataforma DA-62MPP. [EL]