Chinesa COMAC oferece seu jato regional C-909 (ex-ARJ-21) como uma alternativa aos jatos executivos ocidentais, com cinco interiores de cabine VIP diferentes disponíveis para a versão modificada do avião, em 04.12.25


Em post na plataforma online da AIN no dia 04, a redatora de notícias do mercado da Ásia Jennifer Meszaros repercutiu que fabricante chinesa COMAC – Commercial Aircraft Corporation of China busca entrar no mercado de aeronaves VIP de cabine grande com uma versão corporativa modificada do avião comercial de fuselagem estreita, do transporte regional, C909 (ex-ARJ21), denominada COMAC Business Jet (CBJ).

A fabricante estatal chinesa acredita que o COMAC Business Jet (CBJ) será atraente, especialmente no mercado regional da Ásia-Pacífico (APAC), que há muito tempo é dominado pelos principais fabricantes ocidentais.

O jato C909, inicialmente designado ARJ-21-700, com cabine de 90 assentos, é a estrutura original do CBJ.

As configurações típicas da cabine do CBJ acomodam entre 12 e 19 passageiros, mas a aeronave pode ser equipada com até 29 assentos. Com dois motores General Electric CF34-10A, a autonomia com oito (8) passageiros é de aproximadamente 2.700 MN; a aeronave cruza a 520 KTAS, com um teto de serviço certificado de 39.000 pés. O CBJ foi validado para operar em aeroportos de alta altitude, como o Aeroporto Daocheng Yading, na China, a 14.470 pés. A distância mínima de decolagem exigida para o bimotor é de 6.722 pés.

Competindo com jatos executivos de grande porte produzidos pela Gulfstream, Bombardier, EMBRAER, Dassault, Airbus e Boeing, com o CBJ a COMAC oferece diversas configurações de cabine personalizáveis. A COMAC está oferecendo cinco layouts alternativos de interior de cabine para sua aeronave CBJ VIP, baseada no avião comercial C909.

O que o fabricante chama de “Tipo A” acomoda 15 passageiros com 11 assentos de luxo, dois sofás, dois assentos de classe executiva, uma suíte VIP, dois lavabos e dois assentos para a tripulação. O “Tipo B” acomoda 13 passageiros com seis sofás, cinco assentos de luxo, dois assentos de classe executiva, uma suíte VIP, dois lavabos e um assento para a tripulação. O “Tipo C” maximiza o espaço do lounge para 17 passageiros com 12 sofás, três assentos de luxo, dois assentos de classe executiva, uma suíte VIP, dois lavabos e um assento para a tripulação. O “Tipo D” acomoda 18 passageiros, distribuindo nove assentos de luxo, três sofás, seis assentos de classe executiva, nove assentos reclináveis, uma suíte VIP, dois lavabos e um assento para a tripulação. O “Tipo E” está equipado para a capacidade máxima de passageiros (29 passageiros), com 22 assentos de classe executiva, quatro assentos de luxo, três sofás, dois assentos que se transformam em camas, uma suíte VIP, dois lavabos e dois assentos para a tripulação.

A suíte VIP conta com uma cama de casal e lavabo privativo, uma área de recepção com assentos de primeira classe que se transformam em camas e uma área de reuniões/jantar com mesa para oito pessoas e telefone via satélite, o isolamento acústico mantém os níveis de ruído em apenas 55 dB, enquanto nas demais áreas sendo de 65 db.

A área traseira da cabine inclui um bar, estação de café, forno e assento para comissário de bordo.

Equipamentos opcionais de comunicação via satélite de banda larga com antena de varredura eletrônica fornecem internet de alta velocidade.

De acordo com a COMAC, escadas de embarque dobráveis ​​aumentam a flexibilidade operacional em aeroportos sem pontes de embarque.

O jato chinês possui um significativo “conteúdo estrangeiro” embarcado, além dos motores fabricados no EUA da GE – General Electric. Entre os fornecedores ocidentais estão a Rockwell Collins (aviônica), a Liebherr (gerenciamento de ar, trem de pouso, sistemas antigelo e de suprimento de ar), a Parker (sistema de combustível, sistemas de energia hidráulica e sistemas atuadores), a Hamilton Sundstrand (sistema eletrônico, sistema de flaps e slats, APU e controles primários de vôo para leme, profundor, aileron e interceptor), a FACC (winglets), a EATON (sistema de revestimento de combustível, painel de controle e sistema de controle de luzes), a Kidde Aerospace (sistema de proteção contra incêndio) e a Goodrich (sistema de iluminação).

Os operadores do CBJ podem se beneficiar do amplo suporte técnico que a COMAC implementou para os mais de 170 jatos C909 que já entregou a companhias aéreas na China e em todo o sudeste Asiático.

A fabricante também produz o C919, um avião comercial maior com capacidade para até 192 passageiros, e está desenvolvendo um modelo de fuselagem widebody de 280 assentos designado C929, com alcance intercontinental.

Em março de 2021, a Administração de Aviação Civil da China emitiu a validação do Certificado Tipo do ARJ-21-700, quase seis anos após a aprovação do modelo. A aeronave ainda não obteve certificação Tipo das autoridades EASA e FAA, assim como o C919, avião comercial de fuselagem estreita da COMAC. [EL] – c/ fonte