Gulfstream G300 voa pela primeira vez e abre campanha de testes de vôo para certificação, em 05.12.25


Em nota no dia 05, a fabricante americana Gulfstream Aerospace Corp. anunciou que o novo jato supermégio G300, evolução do G280, fez o seu primeiro vôo, demonstrando a maturidade do programa e abrindo oficialmente rigorosa campanha de testes.

O primeiro G300 decolou do Aeroporto Internacional Ben Gurion LLBG), principal aeroporto de Israel localizado a apenas 18 km de Te Aviv, às 08h05, horário local, e voou por 2 horas e 25 minutos, atingindo velocidade de MACH 0,75 e altitude de 30.000 pés.

O modelo G280 foi desenvolvido pela Gulfstream Aerospace em parceria com a Israel Aerospace Industries (IAI), com sede em Tel Aviv, que é responsável pelo desenvolvimento, fabricação e certificação da aeronave, com entregas iniciadas em 2012 e sendo um sucessor de alto desempenho do G200.

Lançado no dia 30 de setembro, como a última adição à “visionária” frota de aeronaves executivas Gulfstream, o G300 representa um novo padrão no seu segmento (jato supermédio) e se coloca para redefinir a categoria de jatos supermédios.
Antes do primeiro vôo, o programa G300 completou mais de 2.000 horas de testes em solo. O programa incluirá duas aeronaves de teste adicionais já em produção.

“Com sua combinação de segurança, tecnologia, desempenho e conforto na cabine, o G300 é um divisor de águas na categoria de aeronaves supermédias”, disse Mark Burns, presidente da Gulfstream. “Este investimento mais recente, projetado para superar as expectativas de nossos clientes em relação aos recursos de cabine de grande porte em uma aeronave de cabine média, traz mais um novo líder de categoria para nossa frota de próxima geração. Com a adição do G300, a Gulfstream realmente oferece uma aeronave para cada missão. Realizar o primeiro vôo nesta fase do programa é uma conquista notável”, completou Burns.

O G300 apresenta o maior interior do segmento de aeronaves supermédias. A luz natural proveniente das 10 janelas panorâmicas ovais da Gulfstream amplia a espaçosa cabine, que pode acomodar até 10 passageiros e inclui duas salas de estar, uma cozinha bem equipada e amplo espaço para bagagem. O G300 também apresenta a menor altitude de cabine da sua classe, a 1.463 m. (4.800 pés) em operação a 41.000 pés (12.497 m.), além de ar 100% fresco, um sistema de ionização de ar por plasma de série e níveis de ruído extremamente baixos.

O G300 ostenta um alcance líder na classe nas velocidades mais altas, com capacidade para voar 3.600 MN (6.667 km) à velocidade de MACH 0,80 ou 3.000 MN (5.556 km) a MACH 0,84. Além disso, a aeronave também apresenta uma impressionante eficiência de combustível graças à combinação da nova asa Gulfstream, aerodinamicamente “limpa” e enflechada, e dos motores Honeywell HTF-7250G.

Com tecnologia de última geração, a plataforma de vôo Harmony do G300 aprimora significativamente a segurança com seis telas sensíveis ao toque combinadas com inteligência de fase de vôo, um visor primário de vôo com visão sintética que exibe pistas e terreno em imagens 3D e o premiado sistema de desempenho de pouso preditivo da Gulfstream. [EL]

No blog:
https://aib-el.com.br/gulfstream-introduz-o-novo-supermedio-g300-para-compor-uma-familia-de-jatos-executivos-de-nova-geracao-em-30-09-25/