Após FAA, EASA e a CAA-Reino Unido concedem Certificado Tipo Suplementar (STC) para extintor portátil sem halon em aeronaves (jatos) Learjet para Avcon e Butler Avionics, em 07.12.25
A EASA e a CAA-Reino Unido concederam Certificado Tipo Suplementar (STC) à Avcon Industries, subsidiária da Butler National, e à Butler Avionics, para a substituição de extintores portáteis de halon por unidades sem halon em aeronaves (jatos) Learjet. A nova certificação sucede à aprovação STC pela FAA em três meses, e permite que as Avcon Industries e Butler instalem novos extintores de incêndio Halotron BrX em toda a linha Learjet.
Os extintores de incêndio (de substituição) são supridos com o Halotron BrX, uma alternativa mais sustentável ao Halon, um agente extintor de incêndio e substância que agride a camada de ozônio, além de gerar subprodutos tóxicos. Embora o EUA ainda permita extintores de incêndio de halon, aeronaves registradas na Europa não poderão mais transportá-los após 31 de dezembro.
Os extintores de incêndio Halotron BrX são projetados para terem o mesmo tamanho dos extintores de halon que substituem, o que minimiza o impacto no encaixe e na compatibilidade, de acordo com a Butler National.
“A Avcon Industries e a Butler Avionics estão trabalhando diligentemente com um dos principais fornecedores de extintores de incêndio para aviação a fim de garantir o estoque de extintores sem Halon e cumprir a exigência que entrará em vigor [na Europa] em 31 de dezembro”, afirmou Patrick Hupp, gerente da Butler Avionics. “Estamos empenhados em disponibilizar aos clientes, no menor tempo possível, os kits de extintores de incêndio com aprovação do Formulário 8130 da FAA e a documentação STC associada, [e] reconhecemos a importância de cumprir o prazo com uma solução compatível com os STC da EASA e da CAA”, completou Hupp. [EL]
