CGNA realiza reunião com a comunidade aeronáutica para tratar da alta temporada de tráfego aéreo no fim de ano, medidas de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM) para balanceamento entre a demanda e a capacidade, em 11.12.25
Em nota no dia 10, o DECEA divulgou que a sua unidade CGNA – Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea realizou, no dia 05, uma reunião, de forma híbrida, com representantes da comunidade aeronáutica e organizações subordinadas ao Departamento, para tratar das medidas adotadas para a alta temporada de tráfego aéreo nos meses de dezembro de 2025, janeiro e fevereiro de 2026.
Na abertura, o chefe da divisão de operações do CGNA, tenente-coronel aviador Antonio Carlos Marins Pedroso Filho, destacou a importância da reunião. “O objetivo é conhecer a previsão de demanda e as ações adotadas para garantir a fluidez da circulação aérea durante a alta temporada”, pontuou o oficial tenente-coronel Antonio Carlos Marins Pedroso Filho.
Foram apresentadas as medidas de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM) para manter o balanceamento entre a demanda e a capacidade, envolvendo a coordenação entre os elos envolvidos.
Haverá um planejamento especial durante este período para os aeródromos de:
– Porto Seguro (SBPS) e de Terravista (SBTV), Ilhéus (SBIL) e Comandatuba (SBTC), na Bahia,
– Catarina Executivo (SBJH), em São Roque (SP),
– Navegantes (SBNF), Costa Esmeralda (SDEN) e Florianópolis (SBFL), em Santa Catarina.
Serão criadas rotas preferenciais com destino aos aeródromos de Ilhéus (a 122 MN de Salvador) e Comandatuba (a 152 MN de Salvador), de Porto Seguro (a 217 MN de Salvador) e Terravista (6,5 MN ao sul de Porto Seguro), no litoral sul da BA, visando balancear o fluxo de tráfego aéreo que cruza a Terminal Porto Seguro (SBWK).
Os aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Campinas (SP), Santos Dumont e Galeão (RJ), Recife (PE), Salvador (BA) e Florianópolis (SC) também terão as operações de monitoramento do fluxo de tráfego aéreo intensificadas.
“O objetivo é ter uma melhor previsibilidade dos voos e permitir o gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo mais eficiente”, ressaltou o chefe da subdivisão tática do CGNA, capitão especialista em controle de tráfego aéreo André Luís Santos da Rocha.
Serão adotados, também, os Planos de Alternados e de Desvios em Condições Meteorológicas Severas (SWAP), iniciativas do CGNA em conjunto com as empresas aéreas e os aeroportos. A finalidade é orientar, de maneira estratégica, as ações a serem adotadas no nível tático, por ocasião de cenários operacionais com degradações que impliquem em elevado número de voos alternados ou com condições meteorológicas severas que tenham a necessidade de evitar um determinado espaço aéreo.
Todas as ações foram adotadas em um ambiente de tomada de decisão colaborativa e de maneira estratégica. Essas medidas serão continuadas de forma pré-tática e tática junto ao Salão Operacional do CGNA durante 24 horas por dia, garantindo a segurança e a eficiência das operações aéreas.
