Bombardier entrega primeiro Global 6000 no programa alemão de vigilância aérea PEGASUS, em 22.12.25
Em nota no dia 11, a fabricante canadense Bombardier divulgou que a sua divisão de Defesa (Bombardier Defense), a HENSOLDT e a Lufthansa Technik Defense alcançaram mais um marco importante no programa PEGASUS – Persistent German Airborne Surveillance System (Sistema Alemão Persistente de Vigilância Aerotransportada): a primeira aeronave na plataforma do jato Global 6000 chegou com sucesso à Alemanha. Após seu voo transatlântico partindo das instalações da Bombardier em Wichita, no Kansas (EUA), a aeronave pousou na sede da Lufthansa Technik em Hamburgo na semana antecedente, onde terá início a próxima fase importante do programa.
Na Lufthansa Technik, em Hamburgo, as próximas etapas incluirão a integração do sistema SIGINT baseado no Kalaetron Integral da HENSOLDT, a instalação da cabine de missão e a integração de sistemas militares e de comunicação adicionais. Além disso, a Lufthansa Technik cuidará da certificação civil e militar da aeronave. Em paralelo, os preparativos para o suporte à entrada em serviço já estão em andamento — incluindo o treinamento de pessoal técnico e de vôo, bem como a criação e o fornecimento de documentação técnica — para garantir uma transição tranquila para o uso operacional.
Liderado pela HENSOLDT, líder nacional em guerra eletromagnética, e utilizando as extensas capacidades de aeronaves para missões especiais da Lufthansa Technik, especialista alemã em MRO (Manutenção, Reparo e Revisão), e da Bombardier, uma fabricante de aeronaves executivas de ponta, o programa PEGASUS fornecerá às Forças Armadas Alemãs (Bundeswehr) uma capacidade de inteligência de sinais aerotransportada (SIGINT – Signals intelligence) de última geração. A chegada da primeira aeronave marca a transição da fase de projeto e desenvolvimento da plataforma nos Estados Unidos para a fase de integração e certificação do sistema de missão na Alemanha.
A HENSOLDT atua como contratada geral e detém a responsabilidade total pela realização do próprio sistema de armas PEGASUS, bem como pela estação terrestre, instalações de treinamento e recursos de análise de dados. A Lufthansa Technik Defense atua como principal subcontratada, adquirindo e modificando a aeronave e integrando o sistema de reconhecimento desenvolvido pela HENSOLDT. A Bombardier Defense fornece a plataforma de alto desempenho Global 6000 e apoia o programa com sua experiência em engenharia e testes de vôo.
A HENSOLDT é uma empresa líder na indústria de defesa européia com alcance global. Com sede em Taufkirchen, perto de Munique, a empresa desenvolve soluções de sensores para aplicações de defesa e segurança. Como integradora de sistemas, a HENSOLDT oferece sensores interconectados e independentes de plataforma. Ao mesmo tempo, a empresa impulsiona o desenvolvimento de eletrônica e optrônica para defesa e investe em novas soluções baseadas em defesa definida por software. Além disso, a empresa está expandindo sua gama de ofertas para incluir novos modelos de serviço e ampliando seu portfólio de soluções de sistema.
Em 2024, a HENSOLDT alcançou um faturamento de 2,24 bilhões de Euros. Após a aquisição da ESG GmbH, a empresa emprega cerca de 9.000 pessoas. A HENSOLDT está listada na Bolsa de Valores de Frankfurt, integrando o índice MDAX.
“Ver a aeronave PEGASUS retornando a Hamburgo para seu próximo capítulo importante é um momento de orgulho para nossas equipes. Este marco representa o início de uma nova e empolgante fase, na qual reuniremos tecnologia, habilidade e experiência em aeronaves de missão especial para entregar uma das plataformas de inteligência aérea mais avançadas já construídas”, disse Michael von Puttkamer, vice-presidente de serviços de aeronaves especiais da Lufthansa Technik.
“Esta entrega marca um passo decisivo rumo à capacidade operacional. Com a chegada da primeira aeronave a Hamburgo, entramos na fase crucial de integração e qualificação do sistema. Juntamente com nossos parceiros, estamos agora passando do projeto e teste para a implementação completa — dando vida à próxima geração de inteligência aerotransportada”, disse Jürgen Halder, vice-presidente de SIGINT Aerotransportado da HENSOLDT.
“As aeronaves Global de alto desempenho da Bombardier são a escolha ideal para as missões governamentais mais exigentes em todo o mundo. Temos orgulho de colaborar com a HENSOLDT e a Lufthansa Technik para ajudar a trazer esta aeronave de inteligência de sinais de última geração para as Forças Armadas Alemãs”, disse Steve Patrick, vice-presidente da Bombardier Defense. [EL]
