AMAC Aerospace na Turquia com plena atividade, atendendo aeronaves Dassault, Gulfstream e Bombardier, em 25.12.25
Em post no dia 17 na plataforma online da AIN, Charles Alcock, editor-chefe da mídia, repercutiu que, nas últimas semanas à data, as instalações de manutenção, reparo e revisão (MRO) da AMAC Aerospace na Turquia estiveram ocupadas com diversos serviços envolvendo jatos executivos Dassault Falcon.
A equipe do grupo em Istambul trabalha em conjunto com uma unidade focada em aeronaves do transporte comercial em Bodrum, bem como com a equipe da sede em Basileia, na Suíça.
Na segunda semana do mês, a AMAC entregou, para operação, uma aeronave Dassault Falcon 900EX EASy, de um cliente de longa data, após uma inspeção de motor de 150 a 250 horas. O processo envolveu a substituição das escovas do gerador (generator brushes) e, enquanto o jato estava em solo, o trem de pouso foi revisado, com reparos nas rodas e nos freios.
A unidade de manutenção de Istambul também acabou de concluir uma manutenção pesada de base em um Dassault Falcon 7X de propriedade de um cliente europeu. Durante uma inspeção de 12 meses e de 800 horas, vários problemas técnicos foram identificados e corrigidos, incluindo a substituição de vedações (engine seals) e gaxetas do motor (engine packing) após vazamentos de óleo. A bomba hidráulica de pressão (hydraulic pump pressure) e a bomba reserva (hydraulic backup pump) da aeronave foram substituídas. O trabalho também incluiu a substituição dos filtros de combustível (fuel filters) dos motores e da APU devido à contaminação do tanque de combustível, bem como uma unidade de controle do acelerador (throttle control unit) que apresentou defeito durante um teste de freio aerodinâmico.
Em outubro, a equipe da AMAC Turquia trabalhou em três aeronaves Dassault Falcon 2000EX EASy pertencentes a um mesmo cliente de longa data. Um dos bimotores teve seu sensor de temperatura (temperature sensor) e componentes de freio substituídos após reprovação em testes. O segundo jato passou por reparos em seu sistema VHF, enquanto o terceiro jato teve substituição de um módulo gráfico avançado (advanced graphics module).
Também em outubro, a AMAC substituiu outro módulo gráfico avançado (advanced graphics module) no sistema de alerta de tripulação (crew alert system) de um Dassault Falcon 900EX. Esse trabalho envolveu o envio de uma equipe de resposta rápida à capital turca, Ancara, para concluir a tarefa em condição de aeronave em solo (AOG).
Enquanto isso, uma operadora aérea do sul da Ásia levou recentemente à data seu Gulfstream GIV para as instalações da AMAC em Basileia (Suíça) para revisões de ciclo de vôo 1C, 6C e 2.000 horas. Durante as inspeções, engenheiros encontraram corrosão severa em ambos os estabilizadores da aeronave e iniciaram um extenso trabalho de reparo.
As instalações de Basileia também realizaram recentemente uma inspeção de 36 meses em um Bombardier Challenger 650 e substituíram os pneus do trem de pouso dianteiro. A mesma equipe concluiu uma inspeção de 180 meses (15 anos) em um jato Bombardier Global XRS e aproveitou a oportunidade para instalar um sistema de comunicação por satélite Starlink. [EL] – c/ fonte
