ExecuJet MRO Services conclui primeira instalação de sistema Starlink em um jato Dassaut Falcon 8X, em 27.12.25


Em nota no dia 19, a ExecuJet MRO Services, organização de manutenção subsidiária integral da Dassault Aviation, divulgou que concluiu a primeira instalação do sistema de conectividade por satélite Starlink em um jato Falcon 8X, representando uma importante melhoria na conectividade para operadores de jatos executivos.

O Falcon 8X foi equipado com a mais recente geração de hardware de aviação da Starlink, oferecendo velocidades de internet aprimoradas durante o vôo, conectividade de baixa latência que suporta videoconferências, aplicativos em nuvem e grandes transferências de dados. Utilizando um duplicador de antena para minimizar as modificações na fuselagem, a ExecuJet concluiu com sucesso um vôo de teste, confirmando o desempenho do sistema e a preservação do ambiente silencioso característico da cabine da aeronave.
A instalação, um marco na carreira da empresa, foi realizada nas instalações da ExecuJet na Bélgica, sob um Certificado Tipo Suplementar (STC) desenvolvido pela Dassault Falcon Jet (DFJ) e que beneficia toda a rede de serviços de manutenção, reparo e revisão (MRO) da Dassault.

Outras instalações do Starlink já estão em andamento na Dassault Aviation Business Services em Genebra e nos centros de serviço da Dassault Falcon Jet no EUA.

“Temos uma equipe de engenheiros e técnicos altamente qualificados, capazes de gerenciar instalações complexas com eficiência e de acordo com os padrões do fabricante original”, afirma Matthijs Hutsebaut, vice-presidente regional para a Europa da ExecuJet MRO Services.

A ExecuJet MRO Services também foi designada pela SpaceX revendedora autorizada da Starlink. Essa autorização permite que a ExecuJet MRO Services forneça e instale as soluções avançadas de conectividade da Starlink onde o serviço estiver disponível. Isso possibilita modernizações semelhantes em diversos tipos de jatos executivos, incluindo os modelos Dassault  Falcon 7X, 2000LXS, 900LX, bem como as famílias Bombardier Global e Challenger e mais os modelos EMBRAER e Gulfstream.

A operação australiana da ExecuJet MRO Services já concluiu duas instalações de sistema Starlink em aeronaves Bombardier Global, sendo a mais recente concluída em novembro.

“Isso combina a expertise em serviços de manutenção, reparo e revisão (MRO) da ExecuJet com o serviço global de internet da Starlink, oferecendo aos operadores conectividade perfeita mesmo nas regiões mais remotas”, acrescentou Graeme Duckworth, presidente da ExecuJet MRO Services. “Nossa capacidade de oferecer soluções completas, desde o fornecimento até a instalação, certificação e suporte contínuo, nos posiciona bem para atender à crescente demanda dos clientes”, completou Duckworth.

A ExecuJet MRO Services continua colaborando com outros provedores de comunicação via satélite para garantir soluções de conectividade flexíveis e de alta qualidade, personalizadas para as necessidades de cada cliente.

A ExecuJet MRO Services é subsidiária integral da Dassault Aviation. A organização possui instalações de MRO de classe mundial na África, Ásia, Australásia, Europa e Oriente Médio, que executam importantes atividades de reparo e renovação. Todas as operações de MRO realizadas pela ExecuJet MRO Services em âmbito global atendem aos mais rigorosos requisitos regulatórios e de segurança do mundo. Especializada em manutenção de fuselagem, aviônicos e motores, a empresa conta com engenheiros aeronáuticos treinados e certificados em uma ampla gama de aeronaves, incluindo Dassault, Bombardier, EMBRAER, Gulfstream, Hawker e diversas outras marcas. [EL]