Cirrus entrega o 11.000º avião monomotor a pistão da série SR, em 26 anos de produção, em 29.12.25
Em post no dia 29 na plataforma online da AIN, o editor da mídia Matt Thurber repercutiu que a fabricante Cirrus Aircraft entregou o 11.000º avião monomotor a pistão da série SR, cerca de 26 anos após a entrega do primeiro avião, em 1999.
O Cirrus nº 11.000, um marco histórico, é um aparelho SR-22T (SR-22 turboalimentado), de última geração, com o ‘pacote’ de aviônicos Perspective Touch+ baseado na plataforma de vôo integrada Garmin, com o sistema de pouso automático de emergência Safe Return (desenvolvido pela Garmin, com denominação Autoland), item padrão, também presente nos modelos da série G7+ SR-20 e SR-22. Com pintura verde-escura “Monteverde”, o interior da aeronave SR nº 11.000 apresenta materiais premium em Vision Green, Alcantara Concrete e fibra de carbono fosca.
Por AIN/Matt Thurber
Outros recursos da série G7+ incluem atualizações automáticas e remotas do banco de dados de aviônica via wi-fi ou dados celulares, sistema de alerta de ocupação de pista (ROAS – Runway Occupancy Awareness System) que prevê e alerta os pilotos sobre possíveis incursões na pista por aeronaves próximas ou outras aeronaves na pista ou em aproximação, e interruptores inteligentes de aquecimento do tubo Pitot que ligam e desligam automaticamente em vôo com base na temperatura do ar externo.
Embora o desempenho das aeronaves SR, de material composto, tenha mudado pouco desde 1999, a Cirrus tem consistentemente aprimorado cada geração, desde a primeira geração (G1) até a geração atual G7+. Todas as aeronaves SR são equipadas com o Sistema de Paraquedas da Estrutura da Aeronave Cirrus (CAPS – Cirrus Airframe Parachute System), que foi utilizado 142 vezes, salvando 287 pessoas até 13 de novembro, de acordo com a Associação de Proprietários e Pilotos da Cirrus. Os primeiros modelos SR eram equipados com instrumentos acionados a vácuo e aviônicos que, na época, eram avançados, incorporando recursos eletrônicos que mais tarde se transformariam em sofisticados cockpit com telas de informação de vôo com sistema de piloto-automático altamente capaz. [EL] – c/ fonte
