Produtora de SAF Neste recua em algumas metas climáticas, reconsiderando o cronograma de algumas de suas aspirações de sustentabilidade anunciadas, por fatores financeiros e otimização do portfólio de investimentos para as mudanças adotadas, em 29.12.25
Em post no dia 29 na plataforma online da AIN, o editor de serviços da aviação executiva da mídia Curt Epstein repercutiu que a produtora de combustível de aviação sustentável finlandesa Neste recuou em alguns de seus compromissos climáticos declarados há cinco anos, quando aderiu ao Compromisso Climático. Em 2020, a empresa, uma das maiores refinadoras de combustíveis renováveis do mundo, prometeu reduzir suas emissões operacionais de carbono em 50% até 2030 e atingir a produção neutra em carbono até 2035.
Citando sua atual posição financeira e portfólio de investimentos otimizado como fatores, a empresa da Finlândia observou que atingir essas metas exigiria investimentos significativos “que não são realistas no momento”.
O CEO Heikki Malinen esclareceu a revisão: “As metas originais da empresa para reduzir sua pegada de carbono baseavam-se em um plano para transformar a refinaria da Neste em Porvoo [Finlândia] em um centro de refino de soluções renováveis e circulares até 2035. Desde que anunciamos o adiamento da transformação da refinaria de Porvoo no início deste ano, realizamos uma avaliação cuidadosa de nossas metas climáticas para garantir que sejam ambiciosas, mas realistas”.
Agora, a Neste estabeleceu novas metas de redução das emissões de gases de efeito estufa em suas próprias operações em 80% até 2040. O prazo para a meta intermediária relacionada de redução de emissões em 50% foi estendido de 2030 para 2035.
Malinen observou que a atual situação financeira da Neste não permite grandes investimentos de capital além do investimento em andamento de € 2,5 bilhões na expansão de sua refinaria de energias renováveis em Rotterdam. “Como os projetos de investimento em nosso setor levam anos para serem concluídos, os prazos de nossas metas climáticas precisam ser adiados nas circunstâncias atuais”, disse Malinen.
Permanecem inalteradas as metas da Neste de ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa de seus clientes em 20 toneladas por ano até 2030 e de reduzir a intensidade de emissões na fase de uso de seus produtos em 50% até 2040.
“Continuamos nossos esforços para contribuir com a mitigação das mudanças climáticas, garantindo, ao mesmo tempo, um desempenho financeiro sustentável e o sucesso a longo prazo”, concluiu Malinen. [EL] – c/ fonte
