Bombardier anuncia um novo centro de fabricação de última geração em Dorval, província de Quebec (Canadá), com inauguração prevista até final de 2027, em 16.01.26


Em nota no dia 15, a fabricante de aeronaves executivas canadense Bombardier anunciou um novo centro de fabricação de última geração com 126.000 pés² (11.700 m²) na cidade de Dorval, província de Quebec (no Canadá), que representa um marco significativo em sua estratégia de crescimento. A previsão da inauguração da nova instalação é para antes do final de 2027. A fabricante não detalhou quais atividades serão alocadas na nova instalação.
Localizada perto do centro de fabricação da linha de jatos Challenger e do Centro de Acabamento Laurent Beaudoin, a nova instalação expandirá ainda mais a presença industrial da Bombardier e fortalecerá suas capacidades de produção.

O projeto representa um investimento de aproximadamente US$ 100 milhões e faz parte da estratégia de longo prazo da Bombardier para aumentar a produtividade, em resposta à crescente demanda por suas aeronaves executivas. A expectativa para a nova instalação é de criação de oportunidades de emprego qualificadas.

Para celebrar o anúncio, a Bombardier realizou um evento no dia 15 com a presença de representantes da indústria e do governo, bem como seus funcionários.

“Este importante investimento demonstra nosso compromisso em apoiar o crescimento da Bombardier e construir a infraestrutura necessária para maximizar nossa produtividade. À medida que expandimos nossa capacidade de produção, estamos nos posicionando para atender à demanda global e consolidar nossa posição de liderança no setor de aviação executiva”, disse David Murray, vice-presidente executivo de manufatura, TI e sistema de excelência operacional da Bombardier. “Também queremos reconhecer a eficácia dos programas do Investissement Québec para apoiar o crescimento dos negócios. O programa ESSOR, que financiará parte de nossa expansão por meio de um empréstimo reembolsável, apoia os objetivos de crescimento global da Bombardier, ao mesmo tempo que cria empregos de qualidade na província de Quebec”, completou Murray.

Administrado pelo governo, o programa ESSOR do Investissement Québec foi criado para ajudar a promover o setor manufatureiro competitivo e a vitalidade econômica de Quebec.

Para apoiar esta iniciativa estratégica, a Ministra da Economia, Inovação e Energia de Quebec e Ministra responsável pela região de Montérégie, Christine Fréchette, marcou presença n evento de lançamento da nova  instalação para anunciar um empréstimo reembolsável e não perdoável de C$ 35 milhões no âmbito do programa ESSOR do Investissement Québec.

“Ao apoiar a expansão da Bombardier, uma importante contratada de nível mundial, nosso governo está gerando benefícios econômicos significativos para toda a cadeia de suprimentos do Quebec e para o setor aeroespacial. Este investimento também levará à criação de centenas de empregos altamente qualificados e bem remunerados, ao mesmo tempo que fortalece a expertise do Quebec. Graças ao seu know-how e à sua capacidade de inovação, a Bombardier está ajudando a consolidar a posição global do Quebec neste setor estratégico, e tenho muito orgulho de apoiar esta empresa nacional”, disse a ministra Christine Fréchette.

O anúncio do novo centro de fabricação de última geração em Dorval é o mais recente de uma série de importantes contribuições econômicas da Bombardier para o Quebec e o Canadá. O estudo mais recente da consultoria PwC, encomendado pela Bombardier, constatou que a fabricante contribuiu com um total de 7,4 bilhões de Dólares (diretos, indiretos e induzidos) para o PIB do Canadá em 2024 e apoiou quase 50.000 empregos em todo o país. Somente no Quebec, a Bombardier gera quase 10.000 empregos diretos e é responsável por mais de 31% dos empregos no setor aeroespacial, o que a classifica como uma das maiores empregadoras do setor manufatureiro da província. [EL]