FAA inicia emissão de certificados de registro temporários de frota de cerca de 800 aeronaves de trust cujas certificações originais americanas foram invalidadas por descumprimento de requisito legal-administrativo, em 01.02.26
Em post no dia 29 na plataforma online da AIN, a Editora da revista mensal da mídia Kerry Lynch repercutiu notícia que a FAA iniciou a emissão de COR (Certificates of Registration – certificados de registro) Temporários das cerca de 800 aeronaves registradas em nome (da trust) SACI – Southern Aircraft Consultancy Inc. (SACI), após a agência constatar irregularidades nos seus registros aeronáuticos originais, suspendendo permissão para operação de vôo, a menos de duas semanas atrás. Com a certificação temporária, as aeronaves afetadas poderão ser retomadas para vôo, de acordo com o escritório de advocacia Gilchrist Aviation Law.
Em 13 de janeiro, a FAA anunciou a suspensão de autorização de vôo de cerca de 800 aeronaves — incluindo 52 turboélices, jatos executivos e helicópteros a turbina — alegando que todos os certificados de registro de aeronaves da SACI eram inválidos porque a empresa, sediada no Reino Unido, violou os requisitos de cidadania americana para uma trust, nos processos de pedidos de registro.
A Valiair, com sede em Casper, no Estado do Wyoming (EUA), assumiu imediatamente a responsabilidade de adquirir a SACI e tem trabalhado com a FAA e o escritório de advocacia Gilchrist Aviation Law na emissão de novos certificados.
O escritório de advocacia informou que a FAA começou a processar Certificados de Registro (COR) Temporários, ou os “fly-wires”, em 23 de janeiro para aeronaves da SACI cujos proprietários cooperaram devolvendo seus COR originais invalidados e para os quais a nova documentação de registro foi submetida.
Clay Ferguson, associado da Gilchrist Aviation Law, estimou que os novos registros podem vir ser concluídos em algumas semanas.
“A FAA respondeu prontamente a essas solicitações, permitindo que as aeronaves afetadas retornassem ao serviço sem atrasos desnecessários”, divulgou o escritório de advocacia. “O processo de novo registro agora está sendo conduzido de forma rápida e eficiente. A Gilchrist Aviation Law, trabalhando em estreita colaboração com a SACI, a Valiair e a FAA, conseguiu registrar novamente as aeronaves da SACI em questão de dias após o recebimento do COR antigo”, completou o escritório de advocacia. [EL] – c/ fonte
