Dassault Aviation participa da feira aeronáutica do sudeste asiático Singapore Air Show 2026, com a apresentação do Falcon 6X, em 07.02.26
Em nota no dia 01, a Dassault Aviation anunciou a sua participação da feira aeronáutica do sudeste asiático Singapore Air Show, entre os dias 03 e 08 de fevereiro, em Cingapura.
“A Singapore Airshow é uma oportunidade fundamental para interagirmos com clientes em um dos mercados de aviação mais promissores do mundo. A linha Falcon, topo de linha, continua a estabelecer novos padrões de conforto de cabine e desempenho de vôo. Com nossa presença expandida em MRO na Malásia, reforçamos nosso compromisso de apoiar o crescimento de longo prazo da aviação executiva na região”, afirma Eric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation.
A Dassault Aviation apresentará seu novo Falcon 6X na Singapore Airshow 2026, destacando a crescente frota da aeronave em serviço em todo o mundo desde sua entrada em operação no final de 2023. O jato bimotor cabine extralarga – que oferece a maior seção transversal de cabine de qualquer jato executivo fabricado especificamente para esse fim antes da entrada em serviço do Falcon 10X – estará em exposição estática durante toda a semana no Centro de Exibição Changi.
Capaz de voar até 5.500 MN com um único abastecimento, o Falcon 6X é a principal aeronave principal da Dassault, pelo menos até que seu o novo jato da Família, de maior porte e com maior alcance — o “10X” — entre em serviço em 2027. O “6X”, no entanto, não é um jato de menor porte, e os visitantes da Singapore Airshow estão conferindo pessoalmente as comodidades que os projetistas da Dassault criaram para o interior da espaçosa cabine do “6X”. Com um volume de 1.843 pés² (171,2 m²), a cabine apresenta uma seção transversal de 198 cm (78 pol.) de altura por 259 cm (102 pol.) de largura, a maior e mais alta cabine de qualquer jato executivo fabricando especificamente para esse fim e atualmente em produção. A velocidade máxima de operação do “6X” é MACH 0,90 e, a uma velocidade mais baixa de M0,85, o “6x” ainda pode voar sem escalas por 5.100 MN.
A Dassault promove que o interior espaçoso, os controles de vôo avançados e os motores Pratt & Whitney Canada PW-812D de alta eficiência do Falcon 6X posicionaram o novo bimotor de fuselagem extralarga como uma das principais opções para viagens de longa distância na região da Ásia-Pacífico. O “6X” recebeu avaliações muito positivas dos primeiros operadores por seu excepcional conforto de cabine, silêncio e capacidade de operar em pistas curtas — características marcantes da família Falcon.
Para a mídia AIN, cobrindo a feira, Carlos Brana, vice-presidente executivo de aeronaves civis da Dassault disse: “Acreditamos que este seja um mercado muito importante. Observamos mercados emergentes no sudeste asiático e trouxemos o 6X, que já está em serviço há dois anos. Estamos recebendo um feedback muito positivo sobre esta aeronave. Os pilotos estão satisfeitos, assim como os passageiros. Com o 6X, você tem alcance para chegar à Europa, África e partes do Estados Unidos. O mais importante para quem viaja bastante é que se trata de uma ferramenta excelente”.
A Dassault também divulga que o “6X” será acompanhado pelo novo Falcon 10X, de ultralongo alcance da Dassault, cujo programa está avançando firmemente por importantes marcos de desenvolvimento, rumo ao lançamento e ao início de sua campanha de testes de vôo. Projetado para redefinir o segmento de ultralongo alcance, o “10X” oferecerá a cabine mais espaçosa de sua classe e, assim como todos os jatos Falcon, incorporará tecnologias de controle de vôo desenvolvidas para as aeronaves de combate da Dassault. Com um alcance de 7.500 MN, o “10X” foi projetado para operações intercontinentais sem escalas — uma capacidade cada vez mais valorizada pelos usuários da aviação executiva na região da Ásia-Pacífico.
Aviação Executiva na Ásia-Pacífico em trajetória ascendente – a fabricante francesa discorre que as perspectivas para a aviação executiva na Ásia-Pacífico continuam a melhorar, impulsionadas pelo crescimento econômico, pelas necessidades de modernização das frotas e pela crescente demanda por aeronaves de ultralongo alcance com cabines e recursos operacionais avançados. Atualmente, cerca de 100 jatos Falcon operam na região da Ásia-Pacífico, uma frota que deverá crescer à medida que os operadores buscam maior alcance, eficiência e conforto em suas operações de vôo.
Fortalecendo o suporte pós-venda: ExecuJet Malásia expande capacidade
A Dassault Aviation divulga que continua a reforçar sua presença no suporte ao cliente por meio de sua rede de Serviços de Manutenção, Reparo e Revisão Geral (MRO) ExecuJet.
Em 2024, a ExecuJet Malasia inaugurou uma nova instalação de MRO no Aeroporto de Subang, projetada para dar suporte à mais recente geração de aeronaves Falcon, incluindo o Falcon 6X e o futuro Falcon 10X. As instalações de última geração complementam os centros de serviço existentes da ExecuJet na Austrália e fortalecem a capacidade da Dassault de fornecer serviços de manutenção, reparo e revisão geral de alta qualidade para clientes em toda a região da Ásia-Pacífico.
Essa expansão se baseia na rede global de pós-venda da Dassault, que está crescendo rapidamente – a empresa adicionou recentemente uma nova e grande instalação de serviço em Melbourne, na Flórida – e atende às necessidades operacionais de longo prazo da frota regional de aeronaves Falcon. [EL]
