ITPS Canada oferecerá programa híbrido de treinamento para pilotos e engenheiros de vôo para a Bombardier a partir de janeiro passado, em 16.02.26
Em nota no dia 26 (jan.), a International Test Pilots School (ITPS) Canada anunciou que oferecerá um programa de treinamento híbrido para testes de vôo (HITS – Hybrid Industry Training Solutions) destinado a pilotos e engenheiros de teste de vôo para a fabricante de aeronaves executivas Bombardier, com a primeira turma inscrita neste mês.
“A ITPS tem orgulho de apoiar a Bombardier com uma solução de treinamento híbrida personalizada que se alinha às necessidades em constante evolução das equipes de teste de voo da indústria”, disse Dave Lohse, CEO da ITPS Canada.
O programa 2026A treinará pilotos e engenheiros de teste de vôo da Bombardier por meio de um currículo moderno e focado na indústria, projetado para apoiar os programas de teste de vôo atuais e futuros. A turma também incluirá um pequeno número de participantes da indústria, refletindo a natureza colaborativa das organizações de testes de vôo contemporâneas.
O ITPS desenvolveu o programa HITS – Hybrid Industry Training Solutions (programa de treinamento híbrido para testes de vôo) especificamente para abordar os principais desafios do setor, incluindo o aprimoramento da segurança, o reforço do treinamento em serviço, o aumento do conhecimento de técnicos, a melhoria da retenção de talentos e a mitigação dos custos de treinamento.
Ministrado em um formato híbrido flexível, o programa combina instrução acadêmica online (assíncrona e síncrona), treinamento presencial nas instalações do ITPS Canada em London, em Ontário (Canadá), e atividades práticas de testes de vôo realizadas nas instalações do cliente. Essa estrutura minimiza o tempo de afastamento das atividades operacionais, mantendo a profundidade acadêmica e o rigor prático exigidos para equipes profissionais de testes de vôo.
O programa culmina em um projeto final de testes de vôo supervisionado, permitindo que os “alunos” apliquem seu treinamento em um ambiente real sob a orientação de instrutores experientes do ITPS.
O programa reflete um compromisso compartilhado com o desenvolvimento de profissionais de testes de vôo altamente capacitados por meio de treinamento flexível, eficaz e operacionalmente relevante.
A ITPS – International Test Pilots School é sediada em London, em Ontário (Canadá), e há mais de três décadas treina profissionais de testes de vôo para organizações industriais, governamentais e militares em todo o mundo. A empresa é a maior escola independente de testes de vôo experimentais do mundo e é uma Instituição de Ensino Designada pelo Ministério da Educação de Ontário, oferecendo mestrados em Testes de Vôo e Engenharia de Testes de Vôo. A ITPS é uma Organização de Treinamento Aprovada (ATO) 00.30 da EASA e é reconhecida pela SETP – Society of Experimental Test Pilots (Sociedade de Piotos de Teste Experimentais) e pela SFTE – Society of Flight Test Engineers (Sociedade de Engenheiros de Testes de Vôo).
Em post no dia 16 na plataforma online da AIN, a redatora de notícias da mídia Charlotte Bailey repercutiu a iniciação do curso da ITPS Canada por pilotos e engenheiros de testes de vôo da Bombardier, que tornando-se a segunda fabricante (OEM) a aproveitar ao máximo o programa HITS da provedora canadense. Apresentado pela ITPS Canada como um “formato híbrido flexível”, o programa teve início em março passado com o cliente de lançamento Honeywell Aerospace, com o objetivo de oferecer uma solução versátil e econômica.
O curso normalmente leva de 18 a 24 meses para ser concluído.
Bailey repercutiu que a ITPS já está observando um “impacto mensurável” da flexibilidade do programa, projetado para apoiar fabricantes de equipamentos originais (OEM) no patrocínio de funcionários para se tornarem pilotos de teste de vôo e engenheiros de testes de vôo profissionais. “As organizações não querem perdê-los, em alguns casos por até um ano inteiro, para realizar esse treinamento altamente técnico”, disse Dave Lohse, CEO da ITPS Canada, para a AIN.
Em vez disso, uma combinação de “módulos de aprendizado online síncronos e assíncronos, ministrados pelos mesmos instrutores que lecionam os cursos profissionais em tempo integral [da ITPS]”, permitirá que os alunos aumentem ou diminuam sua contribuição semanal. Isso é complementado por dois módulos presenciais de duas semanas de duração, realizados em London, Ontário, onde sessões de habilidades baseadas em competências consolidam o aprendizado online.
“Esses módulos presenciais podem ser sincronizados entre as OEM para criar um ambiente de grupo em London: os alunos não apenas aprendem com instrutores altamente experientes, mas também uns com os outros”, Lohse explicou.
Os alunos, incluindo os da Bombardier, realizarão então um projeto final em suas instalações de origem. “A beleza disso é que os gestores das organizações de testes de voo selecionam e adaptam o projeto final para que esteja intimamente alinhado com o que provavelmente farão após a conclusão do curso”, continuou Lohse. Quando não estão se dedicando ao treinamento, os candidatos ainda podem “contribuir ativamente para a instalação em que trabalham”, Lohse completou.
Lohse acredita que a solução híbrida oferece “uma excelente ferramenta de recrutamento e retenção para as fabricantes (OEM)”, especialmente para aspirantes a profissionais de testes de vôo com experiência em aviação civil que talvez não tenham tido as mesmas oportunidades que os estudantes militares. Olhando para o futuro, Lohse explicou que a ITPS Canada está atualmente em contato com outras grandes fabricantes americanas, além de se preparar para oferecer o curso HITS ao Departamento de Aviação Civil do Japão.
Em meio a um ambiente geopolítico cada vez mais incerto, “muitos países esperam que o Canadá se posicione como um parceiro confiável, transparente e estratégico de longo prazo”, concluiu Lohse, citando o cenário atual como uma “oportunidade única para a indústria aeroespacial canadense”. [EL]
