Mercado de jatos executivos usados seguindo com redução de estoque, segundo empresa financeira americana Jefferies, em 20.08.21


Os estoques disponíveis de jatos executivos usados à venda continuam reduzindo, atingindo uma diminuição de 43% no número de jatos usados ofertados desde agosto de 2020, e de 7% desde o mês passado, revelou a cia. de serviços financeiros Jefferies (com sede em NY/EUA) em relatório de análise de mercado.

Significativamente, as aeronaves mais recentes estão ainda menos disponíveis: o estoque de aeronaves em produção e aquelas com menos de sete anos fora de produção caiu 51%, “o que equivale a 3% da frota à venda”, destaca a Jefferies.

Ao todo, 1.008 jatos executivos estão disponíveis para venda neste mês, registra a Jefferies, citando dados da Amstat. Isso se compara com 1.089 disponíveis em julho passado (-81 aeronaves ; -7,44%) e 1.767 em agosto de 2020 (-759 aeronaves ; -42,95%).

Incluindo todos modelos e tempo de fabricação, o número de jatos à venda caiu para 4,1% da frota ativa neste mês, abaixo da média anual de 5,8%.

Os estoques de jatos de cabine larga ​​caíram 36% na comparação ano a ano, enquanto a disponibilidade dos jatos leves e médios diminuiu 45%.

Os estoques disponíveis da linha Cessna Citation registraram uma das maiores quedas, de 61% na comparação ano a ano, para um total de 93 unidades, representando 2,4% da frota ativa. Não há jatos dos modelos Longitude e Latitude, e o número de aparelhos do modelo CJ3 disponíveis caiu 27.

O estoque disponível de jatos da EMBRAER caiu 59% na base cento ano a ano, para 35 unidades, enquanto os níveis de estoque de aeronaves Dassault caíram 43%, para 32 unidades. Enquanto 95 jatos Gulfstream ​​estavam à venda em agosto de 2020, esse número caiu 39% para 58 unidades neste mês.

O estoque de aeronaves Bombardier também caiu 39% na comparação ano a ano, para 78 unidades. De 103 jatos Global 7500 na frota ativa, um estava à venda.

Apesar da redução dos estoques, os preços de tabela médios ainda caíram 2% desde agosto de 2020, provavelmente refletindo a disponibilidade de aeronaves mais antigas. Os preços da Bombardier aumentaram 3% na base ano a ano, conforme o modelo Global se fortaleceu. Os preços de Gulfstream aumentaram 2% no geral, com os preços do G450 aumentando 42%. Os preços de tabela dos jatos Cessna, Dassault e EMBRAER também caíram 4%, 5% e 8%, respectivamente. [EL] – c/ fontes