Textron e Honeywell parceirizam programa de atualização de sistemas de transmissão de dados nos modelos Citation Sovereign e Hawker 4000 equipados com suíte Primus Epic, em 19.08.21


A Textron Aviation e a Honeywell Aerospace anunciaram que estão juntas numa parceria para um novo programa para permitir comunicações de tráfego aéreo (ATC) aprimoradas usando os serviços de datalink mais atuais nos jatos executivos Cessna Citation Sovereign e Hawker 4000 que forem equipados com suíte Primus Epic, da Honeywell. As empresas esperam disponibilizar os upgrades FANS 1/A+ CPDLC e CPDLC do Aeronautical Telecommunications Network Protected Mode (PM), para instalação nos centros de serviço globais da Textron Aviation, até meados do próximo ano.

As atualizações substituem as comunicações de voz tradicionais por dados e mensagens de texto, entre piloto-controlador, para muitas operações padrão, servindo para aumentar a consciência situacional dos pilotos, bem como liberar a radiofonia em VHF para comunicações mais críticas e reduzir erros de cotejamento, de acordo com a Textron Aviation.

“Ter a capacidade de se comunicar de forma rápida e eficaz com o ATC é uma das maiores prioridades na cabine”, disse o vice-presidente sênior de suporte ao cliente da Textron Aviation, Brian Rohloff. “A atualização FANS 1/A+ e o CPDLC de modo protegido [CPDLC-PM] trazem a mais recente tecnologia de comunicação de dados para nossos operadores Hawker 4000 e Citation Sovereign, e continuamos comprometidos em continuar a expandir os recursos para todos os nossos produtos”, completou Rohloff.

Os recursos atualizados incluem o carregamento rápido e preciso de instruções complexas no sistema de gerenciamento de vôo da aeronave com o apertar de um botão, o suporte para futuras capacidades de comunicação de dados FAA NextGen, as operações baseadas em trajetória, adequação de rotas melhorada para caso de meteorologia adversa e congestionamento de tráfego e autorizações de partida priorizadas. Na Europa continental, o CPDLC-PM também fornecerá priorização de controle de tráfego aéreo equivalente, prevenção de atrasos e tempo de vôo (duração) ideal. [EL] – c/ fontes