INFRAERO prestará serviços de consultoria para o Aeroporto de Cascavel, no PR, em 26.08.21


A INFRAERO assinou, nesta terça (24), contrato com a Prefeitura de Cascavel (PR), por meio da Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania (Transitar) para prestar serviços de consultorias ao Aeroporto Municipal de Cascavel (SBCA).

Fazem parte dos serviços técnicos contemplados no contrato duas Consultorias:
[i] para apoio técnico nas questões operacionais, incluindo certificação operacional. Também estão incluídas as elaborações de projetos de Engenharia para implantação de auxílios à navegação aérea (ILS, ALS e PAPI) e respectivas homologações, e,
[ii] para a área comercial, a fim de que o aeroporto desenvolva seu mix de varejo (lojas e facilidades) e áreas externas (locadoras, estacionamento etc).

Também está incluído Estudo de Viabilidade Técnico e Econômica para subsidiar o processo de concessão do aeroporto.

O prazo de vigência do contrato é de 20 meses, contados a partir da data da assinatura, prorrogável de acordo com a legislação. A estimativa de duração dos serviços é de 18 meses (01 ano e seis meses).

Para a INFRAERO é o contrato com o maior conjunto de serviços já oferecido pela empresa, uma vez que envolve consultorias e produtos de engenharia, além da elaboração do Estudo de Viabilidade Técnico e Econômico de concessão do aeroporto.

“Essa parceria com a Prefeitura de Cascavel é mais um passo para que a gente possa alavancar a aviação regional no país e é muito relevante para a INFRAERO do ponto de vista dos serviços que envolvem esse contrato”, destaca o presidente da estatal de aeroportos brigadeiro Paes de Barros.

“A INFRAERO foi nossa escolha porque a expertise da empresa consolida os investimentos já feitos e prepara o aeroporto para um novo momento”, afirmou o prefeito Leonaldo Paranhos.

Paranhos disse, ainda, que agora o aeroporto de Cascavel tem a marca INFRAERO e classificou isso como uma grande conquista. “É muito importante ter a marca INFRAERO em Cascavel, uma marca espetacular, reconhecida mundialmente. Isso vai contribuir para nos colocar em uma posição ainda de mais destaque no cenário da aviação. Quero fazer o meu reconhecimento às lideranças de Cascavel que estão nos auxiliando e, nessa questão do aeroporto, agradeço ao trabalho do deputado Fernando Giacobo que auxiliou nos contratos com a SAC, ANAC e INFRAERO, inclusive, esse contrato foi um pleito do deputado Giacobo. Nós ainda vamos fazer um evento em Cascavel entregando as chaves do aeroporto para a INFRAERO”, afirmou o prefeito da cidade paranaense.

Para o superintendente de negócios da INFRAERO Rodrigo Medeiros, o contrato de Cascavel representa um desafio inédito para a empresa, pelo seu ineditismo e por envolver várias áreas técnicas da empresa. “Esse contrato consolida nossa capacidade de oferecer soluções customizadas, planejadas e cada vez mais amplas, de acordo com as necessidades de cada aeroporto, de forma a atender cada vez melhor as necessidades da sociedade”, esclarece Rodrigo.

Distando cerca de 240 MN a oeste de Curitiba/SBCT e 65 MN a NE de Foz do Iguaçu/SBFI, o Aeroporto Municipal de Cascavel/ Coronel Adalberto Mendes da Silva (SBCA), em altitude de 2.481 pés, tem pista (15/33) de 30 x 1.615 m., asfaltada, com resistência de pavimento PCN 48 e resistência de subleito média. O aeroporto tem homologação para operação VFR e IFR, diurna e noturna. O aeroporto opera com AFIS, com expediente de 2ª a 6ª no horário de 16:30-18:00Z (13:30-15:00LT). A pista é dotada de instalação de luzes do balizamento, com luzes de cabeceiras e de laterais da pista e taxiway.

A operação IFR tem procedimentos de saída e aproximação por navegação por satélite – com os procedimentos IAC do tipo RNAV-RNP -, para operação nas duas cabeceiras. Adicionalmente, há procedimento de saída (SID) do tipo OMNI (de Omnidirecional, com trecho inicial, na maioria dos casos, no rumo da pista de decolagem até execução de curvas para qualquer direção desejada após a aeronave atingir uma determinada altitude, com manutenção de gradiente mínimo de 3,3% – caso não haja outro publicado – até a altitude mínima da próxima fase de vôo).

No final de 2019, o Aeroporto de Cascavel recebeu cerca de R$ 45 milhões em investimentos para melhoria de sua infraestrutura, com destaque para o novo Terminal de Passageiros. O aeroporto opera atualmente vôos regulares das empresas aéreas Azul e Gol, conectando a região a Curitiba, Campinas e Guarulhos.