Empresa de três ex-executivos da Cessna lança programa de jatos Citation Excel retrofitados, o Excel Eagle, em 25.02.21


Liderada por um trio de ex-executivos da Cessna, incluindo o longevo CEO e atual presidente emérito Russ Meyer Jr., a Citation Partners (com sede em Wichita/Kansas, nos EUA) está dando “nova vida” a um dos jatos mais populares da linha de jatos Citation, o Excel (C560 XL/XLS), com uma solução de “rejuvenescimento” do tipo nose-to-tail (de ponta a ponta) em programa denominado “Citation Excel Eagle”, abrangendo reforma de interior, pintura externa, atualização de aviônica com suíte Garmin G5000, um plano de inspeções diversas e troca de um número de peças/componentes e sistemas.

Contando com apoio do centro de serviços Wichita da Textron Aviation e da Yingling Aviation, a meta da Citation Partners é entregar um jato por mês.

Russ Meyer Jr. disse para a mídia AIN: “Nosso objetivo é fazer algo que ninguém mais fez”.

Com mais de 1.000 jatos Excel XL/XLS em frota ativa, os executivos da Citation Partners argumentam que fez sentido selecionar o Excel, um modelo de médio porte popular para o programa desenvolvido para a atualização. “Quando você compra um avião usado, é um grande trunfo se ainda estiver em produção, porque se você precisar de uma peça para um avião que não está mais em produção, é melhor estar preparado para esperar por isso e pagar muito dinheiro para isso ”, disse Meyer.

Além de Russ Meyer Jr., estão à frente da Citation Partners Gary Hay, ex-CEO da Cessna, e Russ Meyer III, ex-gerente do programa Cessna Citation Mustang e CJ3.

No âmbito do programa, a Citation Partners trabalhará com jatos Excel que pertenceram à provedora de aeronaves compartilhadas NetJets, uma grande cliente Cessna, que foram negociados com a Textron, como parte da negociação de novos jatos e renovação de frota da operadora.

No escopo do programa, estão os serviços de várias inspeções específicas, como a inspeção programa de fadiga, prevista a cada 15.000 horas, inspeção especial de corrosão, além de outras inspeções maiores por vir necessárias de serem feitas em futuro próximo. Caso estas inspeções identificando problemas, peças e sistemas novos demandados serão trocados. Esta etapa será executada no centro de serviços Wichita da Textron Aviation. Para a próxima fase, a aeronave será transferida (do Aeroporto Nacional Eisenhower/Wichita) para Yingling, onde serão feitos os serviços de interior, pintura externa e instalação de aviônica Garmin G5000.

Com o extensivo plano de inspeções e serviços de atualização, um jato Excel Eagle será aplicável a programas de acompanhamento preventivo de fuselagem, motor, aviônica e APU, por meio dos programas Citation ProParts e Citation PowerAdvantage Engine, exclusivos para o modelo Excel Eagle, da Textron Aviation, sem adesão.

“Então, quando o avião estiver concluído, ele se parecerá exatamente com um avião que saiu da instalação de produção [da Textron Aviation]”, disse Meyer.

“Nosso avião é totalmente pronto para uso”, explicou Hay. “Você compra ele. Você chega e sai voando. Você não precisa fazer nada, exceto isso”, completou Gary Hay, também falando para a AIN.

Hay disse que para um operador de Excel cumprir o escopo de cobertura do programa Excel Eagle terá um custo adicional (maior) entre US$ 200 mil a US$ 300 mil.

No todo, Meyer espera eventualmente entregar um Excel Eagle por mês. Três jatos já estão passando pela “transformação” para Excel Eagle, com o primeiro aparelho estando previsto para para ser concluído em abril, seguido pelos outros dois em maio e junho. O preço inicial dos três primeiros Excel Eagle é de US$ 3,45 milhões, bem como para encomendas feitas até 31 de março. Depois, o preço de um Excel Eagle passará para US$ 3,59 milhões.

Complementação: a Citation Partners tem a frente três ex-executivos da Cessna: Russ Meyer, presidente por muito tempo da Cessna, Gary Hay, que sucedeu Meyer como CEO, e Russ Meyer III, ex-gerente do programa Cessna Citation Mustang e CJ3. A empresa ora inicia um programa de transformação completa de uma frota de jatos Citation Excel usados em “aeronaves executivas iguais a novas”.

Cada Citation Excel Eagle passará por uma extensa relação de inspeções, bem como ganhará inúmeras novas peças e sistemas, em serviços executados pelo Centro de Serviço Citation, em Wichita, da Textron. E ganhará um novo interior, uma nopva pintura externa e uma nova aviônica, Garmin G5000. O Citation Excel Eagle será entregue com cobertura dos programas preventivo de motor exclusivo Pratt & Whitney ESP Gold Engine (para o turbofan PW-545A, de empuxo de 3.804 lbf. de empuxo ao NMM), sem taxa extra de aquisição e que cobre componentes com vida útil limitada, e o ProParts, da Textron, sem taxa de adesão.

O programa de atualização Citation Excel Eagle leva a aeronave por uma transformação abrangente de ponta a ponta, cujo resultado final Meyer descreve como: “O resultado é uma aeronave quase nova, sem igual no mercado”.

O Centro de Serviço Citation, da Textron, participa do programa. Todas as inspeções necessárias serão atualizadas, e cada Excel Eagle será convertido para a programação de manutenção de intervalo estendido MSG-3. Os elementos restantes do processo de o refazimento de um interior, totalmente novo, pintura externa com faixa e instalação de aviônica.

A Citation Partners se associou à jetAVIVA como representante de vendas do Excel Eagle. A Citation Partners entregará o primeiro Excel Eagle em abril de 2021 e planeja fazer um aparelho por mês durante o restante do ano.

Certificado pelo regulamento de aeronavegabilidade PART-25, o Citation Excel pode acomodar até nove passageiros. O modelo oferece velocidade máxima de 430 KT, distância requerida de decolagem no MTOW (20.000 lb.), ao NMM, em condição ISA, de 3.650 pés (1.112 m.) e em elevação de 5.000 pés, à 25˚C, de 5.770 pés (1.758 m.), e distância requerida de pouso, no MLW (18.700 lb.), ao NMM, em condição ISA, de 3.180 pés (968 m.), e um alcance básico de 1.836 MN em regime de operação motor HSC (High Speed Cruise/Cruzeiro de Alta Velocidade), à velocidade média de MACH 0,70, e de 1.993 MN em regime LRC (Long Range Cruise/Cruzeiro de Longo Alcance), à velocidade média de MACH 0,642, com reservas das regras IFR-NBAA (100 MN, abastecimento completo e MTOW). O Excel Eagle terá aprovação para aproximação rampada, com capacidade para até oito passageiros. [EL] c/ fontes

Dados do programa Citation Partners – Excel Eagle:
https://www.citationpartners.com/
https://www.citationpartners.com/specifications/