Garmin certifica Smart Rudder Bias no Cessna 414A e o PA GFC-600 no Piper Meridian, em 15.09.21
O recurso de aprimoramento do piloto-automático de compensação direcional (de leme) Smart Rudder Bias, da Garmin, recebeu a aprovação da FAA para aplicação no bimotor Cessna 414A.
O Smart Rudder Bias foi certificado no final do ano passado nos modelos Beechcraft Baron 58/58A e Piper Navajo PA-31-300 a 31-325. O principal objetivo do recurso é ajustar a força do leme para ajudar a controlar a derrapagem (guinada lateral) após a falha de um motor, mas o recurso também funciona com a capacidade ESP (Electronic Stability and Protection, ou proteção e estabilidade eletrônica do vôo) do sistema de piloto-automático da Garmin que foi concebida para facilitar o piloto no controle de rolamento e o vôo em velocidade reduzida em condição de operação monomotor.
Para instalação do recurso Smart Rudder Bias, a aeronave deve estar equipada com suíte aviônica G500 ou G600 TXi com dados do sistema de indicação do motor (EIS – Engine Indication System), além da opção de de compensador de guinada para o piloto-automático GFC-600.
O C414A com GFC-600 adiciona funcionalidade de piloto-automático moderna, incluindo pré-seleção de altitude, velocidade no ar indicada, modo de navegação vertical VNAV (quando o PA acoplado com navegador GTN ou GTN Xi) e botão de nível de vôo dedicado (LVL) que retorna automaticamente o avião para o vôo reto-nivelado. O piloto-automático também adiciona sugestão de limites de ESP, proteção contra velocidade excessiva e baixa velocidade (velocidade reduzida), compensação de guinada, aproximações acopladas e suporte para o novo Smart Glide, da Garmin, que direciona automaticamente o avião e fornece orientação em direção a um aeroporto próximo após a falha do motor.
A Garmin também divulgou que o piloto-automático GFC-600 agora está aprovado para instalação no monomotor turboélice Piper Meridian. [EL] – c/ fontes