Fortes ventos provocam danos em cobertura de hangar no Aeroporto Estadual de Dracena, em SP, em 15.09.21

Fonte: G1 – 15/09/2021
Vento forte provocou danos na estrutura de cobertura de hangar no Aeroporto Estadual Moliterno, de Dracena (SDDR), no extremo noroeste de SP, já próximo da divisa com o MS, demarcada pelo rio Paraná, nesta terça (14). Nenhuma aeronave foi atingida.

Conforme o administrador do aeroporto, Leonildo Mazini, a cobertura de um dos dois hangares do espaço foi arrancada pela ventania, que durou cerca de 10 segundos. Telhas foram arremessadas a mais de 100 m. de distância.

No aeroporto não tem aparelho de medição de velocidade do vento (anemômetro ou anemógrafo), apenas as birutas.

O administrador do aeroporto trabalha há 40 anos no local e declarou nunca ter visto uma ventania forte e rápida como a registrada nesta terça. Ele disse que o hangar atingido pelo vento abriga as lavagens das aeronaves agrícolas para descontaminação após o uso para pulverizações de plantações, como por exemplo, plantio de cana-de-açúcar. No hangar atingido pelo vento, de acordo com o administrador, havia quatro aeronaves estacionadas e, “por sorte, não foram atingidas pelos destroços da cobertura”. Ainda segundo o administrador do aeroporto, os destroços da cobertura do hangar não foram parar na pista (pouso e decolagem) e não houve intercorrências.

O Aeroporto Estadual Moliterno, de Dracena (SDDR), dista cerca de 305 MN a NW de São Paulo (SBSP). E 70 MN a SW de Araçatuba (SBAU), 45 MN a NW-N de presidente Prudente (SBDN) e 35 MN a NE de Presidente Epitácio (SDP), no Estado de SP, e ainda 45 MN ao sul de Três Lagoas (SBTG), no MS.