Vendaval atingiu aeroporto de Cruzeiro do Sul/AC destruindo cobertura de um hangar, em 21.09.21


Fonte: G1 – 21/09/2021
Forte temporal que atingiu algumas regiões do Acre, na tarde desta terça (21), também deixou estragos em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, no Vale do Juruá, divisando com o Amazonas.

Forte vento derrubou a cobertura de um dos hangares do aeroporto em cima de um avião monomotor e de um helicóptero. Parte da estrutura ficou espalhada pelo pátio e quase atingiu um hangar que fica na parte da frente e que estava com outro avião de pequeno porte; uma das paredes do local também desabou com a chuva. Dentro do hangar, um helicóptero Robinson R66 foi atingido por barras de ferro e a cobertura da estrutura. O piloto do helicóptero estaria dentro da aeronave na hora do temporal, conseguiu sair logo da aeronave e ficou com alguns arranhões.
O avião danificado, aparentemente o de prefixo PT-VNH, seria o monomotor EMBRAER/Neiva EMD-720D “Minuano” (com registro de produção sn 720285, ano de fabricação 1992), do transporte privado, de Pessoa Física. O avião tem aprovação para operação VFR diurna/noturna, para seis passageiros, com MTOW de 1.633 kg. O último registro de compra/transferência é de junho de 2011, o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em janeiro de 2017 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até junho de 2022. O RAB informa a suspensão do CA, por avaria em incidente/acidente.

No momento do mau tempo, havia alguns passageiros dentro do aeroporto esperando embarque. As portas do espaço foram fechadas e os passageiros ficaram abrigados.

Um dos passageiros era o prefeito da cidade de Guajará (AM), Ordean Silva. Ele explicou que o local foi atingido por uma ventania que ele nunca tinha visto na vida. “Nunca vi isso na minha vida desde criança até essa idade que tenho. Ventania forte que aconteceu aqui no aeroporto de Cruzeiro do Sul, acho que foi na região toda, mas o que presenciei aqui foi uma coisa histórica”, relatou. Ele falou ainda que um avião que cabe cerca de 32 pessoas ficou com o trem de pouso torto. “Teve destelhamento do aeroporto também, árvores quebrando, hastes das bandeiras saindo. Foi um vento muito forte que nunca vi. Assustou bastante”, concluiu Ordean.

No extremo noroeste do AC, a 320 MN a NW de Rio Branco (SBRB), em área UTC-5, o aeroporto de Cruzeiro do Sul (SBCZ), em elevação de 636 pés, tem pista (10/28) de 45 x 2.400 m., de asfalto. O aeroporto opera com serviço AFIS, no expediente de 12:15-23:45Z (07:15-18:15LT) diariamente, e complementarmente de 01:15-06:45Z (20:15-01:45LT) às 2ª e 5ª.

Conforme boletins METAR emitidos no dia 22, entre os 13:15Z (08:15LT) e 22:00Z (17:00LT), o mau tempo ocorreu por volta de 14:30LT (19:30Z), consistindo de chuva com trovoada forte, reduzindo visibilidade para 1 km, com céu nublado com Teto primeiramente a 2.000 pés e depois a 1.000 pés, com nuvens CB com base a 3.000 pés, primeiramente poucas e depois esparsas; em dois reportes, o vento foi de 24 e 26 KT com rajada de de 46 KT (em um dos reportes). Este mau tempo ocorreu após queda de QNH (de 1014 para até 1.009 hPa, recuperando para 1.010 hPa), com um pico de queda de temperatura de 5ºC (de 33º para 28º), na sequência à redução da pressão (de 1.011 para 1.008 hPa). Estas condições foram reportadas em dois boletins sucessivos, cobrindo um período de 01h22m. cerca de 01h40m antes, este mau tempo foi precedido por um período de 01h43m por trovoada com pancada na vizinhança, de poucas nuvens CB surgidas com base a 3.000 pés, com céu nublado com Teto (também) de 3.000 pés, visibilidade sendo reduzida para 8 km, com vento noroeste fraco, temperatura de de 32ºC para 29ºC e QNH de 1.013 hPa.

SPECI SBCZ 211315Z 20002KT CAVOK 28/25 Q1013=
METAR SBCZ 211400Z 23003KT CAVOK 31/25 Q1014=
METAR SBCZ 211500Z 15001KT 9999 FEW030 32/24 Q1014=
METAR SBCZ 211600Z 30002KT 9999 BKN030 32/24 Q1014=
SPECI SBCZ 211617Z 33003KT 8000 TS VCSH BKN030 FEW030CB 32/24 Q1013=
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METAR SBCZ 211700Z 34004KT 8000 TS VCSH BKN030 FEW030CB 29/23 Q1013=
METAR SBCZ 211800Z 35002KT 9999 BKN030 BKN100 31/25 Q1011 RETS=
METAR SBCZ 211900Z 23004KT 9999 SCT030 SCT100 33/26 Q1008=
SPECI SBCZ 211938Z 10024KT 1000 +TSRA BKN020 BKN030 FEW030CB 28/22 Q1009=
METAR SBCZ 212000Z 10026G46KT 1000 +TSRA BKN010 SCT030CB 22/22 Q1011=
SPECI SBCZ 212028Z 34007KT 9999 -TSRA FEW030CB OVC100 22/22 Q1009 RERA=
METAR SBCZ 212100Z 30003KT 9999 -TSRA SCT015 FEW030CB OVC100 22/22 Q1008=
SPECI SBCZ 212145Z 34003KT 9999 FEW015 OVC100 22/22 Q1011 RETS=
METAR SBCZ 212200Z 20003KT 9999 FEW015 OVC100 22/22 Q1010 RETS=
SPECI SBCZ 212245Z 34003KT 9999 FEW015 OVC100 22/22 Q1011=

O Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul informou que houve apenas dois acionamentos para atender ocorrências após a chuva. Na Avenida 25 de Agosto uma árvore caiu em cima de um carro e quebrou parte da para-brisa. Sobre a situação no aeroporto, o comandante do batalhão, tenente Josadac Cavalcante, disse que a guarnição que fica no aeroporto atendeu a ocorrência.

Um forte temporal com granizo e muita ventania, também atingiu a capital acreana e destelhou casas, derrubou árvores e causou muitos estragos. A chuva começou por volta das 14:40LT. Alguns bairros e até órgãos públicos chegaram a ficar sem energia elétrica. De acordo com o Corpo de Bombeiros, várias ocorrências foram registradas, na maioria queda de árvores, mas a corporação ainda não pode precisar quantas, pois os bombeiros ainda estão em atendimento.

No aeroporto de Rio Branco – “Plácido de Castro” (SBRB), o tempo no período vespertino deteriorou-se, conforme boletim expedido, a partir de 14:40LT, com pancada de chuva forte, com visibilidade reduzindo (de 9 km) para 6 km, com a presença de nuvens TCU em céu esparso com base a 4.000 pés. O (boletim seguinte) METAR de 15:00LT, o quadro era de chuva moderada, visibilidade predominante de 6 km e de 1,5 km no setor sul, com camada inferior de nuvens esparsas baixando a base (de 3.500 pés) para 1.500 pés, com vento norte reduzindo velocidade (de 16 KT) para 4 KT, após pancada de chuva recente. O (boletim seguinte) METAR de 16:00LT, registra melhora do tempo, com pancada na vizinhança, visibilidade aumentando para 8 km, sem alteração da nebulosidade (nuvens esparsas a 1.500’ e poucas nuvens com TCU a 4.000’), com QNH estabilizado em 1.008 hPa, com vento soprando de oeste de 07 KT. O tempo de pancada na vizinhança se estendeu até o METAR de 20:00LT, com visibilidade de 8 KT, com céu com poucas nuvens com TCU a 4.000’, e vento sul fraco, com QNH elevando para 1.012 hPa.

METAR SBRB 211700Z 02009KT 320V060 9999 SCT035 36/21 Q1012=
METAR SBRB 211800Z 04003KT 8000 SCT035 37/20 Q1010=
METAR SBRB 211900Z 34005KT 9000 SCT035 FEW040TCU 36/20 Q1008=
SPECI SBRB 211940Z 36016KT 6000 +SHRA SCT035 FEW040TCU 28/24 Q1008=
METAR SBRB 212000Z 36004KT 6000 1500S RA SCT015 FEW040TCU 28/23 Q1008 RESHRA=
METAR SBRB 212100Z 28007KT 8000 VCSH SCT015 FEW040TCU 26/22 Q1008 RERA=
METAR SBRB 212200Z 25003KT 180V300 8000 VCSH SCT015 FEW040TCU 25/23 Q1008=
METAR SBRB 212300Z 20002KT 8000 VCSH FEW040TCU SCT100 24/23 Q1009=
METAR SBRB 220000Z 21001KT 8000 VCSH FEW040TCU SCT100 24/22 Q1010=
METAR SBRB 220100Z 18003KT 8000 VCSH FEW040TCU SCT100 24/23 Q1012=
METAR SBRB 220200Z 18004KT 140V210 9999 FEW040TCU SCT100 24/22 Q1013=
METAR SBRB 220300Z 21003KT 9999 VCSH FEW025 FEW030TCU SCT100 24/22 Q1013=
METAR SBRB 220400Z 17004KT 9999 SCT020 BKN100 24/22 Q1013=
METAR SBRB 220500Z 14006KT 9999 FEW019 25/22 Q1013=