Airbus revela desenho de avião “ZEROe” com oito motores com hélice octopá, em 15.12.20


Os engenheiros da Airbus desenvolveram uma nova configuração como parte do programa de aeronaves do conceito a hidrogênio “ZEROe”, de emissão zero, que consiste em seis “pods” – caixas de propulsão – com hélices octopá (oito lâminas) montadas sob a asa da aeronave, revelou a a fabricante com imagem ilustrativa.
Uma das várias configurações em consideração como parte da pesquisa e desenvolvimento em andamento da Airbus, o projeto apresenta uma série de sistemas de propulsão autônomos baseados na tecnologia de célula de combustível de hidrogênio. Os estudos agora se concentram em determinar até que ponto a configuração dos pods, entre outros, pode ser aplicada a grandes aeronaves comerciais.

“A configuração de pod é essencialmente um sistema de propulsão de célula de combustível distribuída que fornece empuxo para a aeronave por meio de seis propulsores dispostos ao longo da asa”, explicou Matthieu Thomas, arquiteto chefe da aeronave ZEROe: “As células a combustível de hidrogênio têm considerações de projeto muito diferentes, então sabíamos que tínhamos que criar uma nova abordagem”.

Aeronaves experimentais menores a hidrogênio, para até 20 assentos, podem contar com uma configuração tradicional de asa fixa com dois motores à hélices. Para maior capacidade de passageiros e alcance exige-se outra solução, de acordo com a Airbus. A configuração de pods representa uma maneira possível de criar escala suficiente para alimentar aeronaves maiores (de maior porte/capacidade).

Cada pod (cápsula) consistiria numa unidade geradora com motor elétrico, célula de combustível, eletrônica de potência, um tanque de hidrogênio líquido, um sistema de resfriamento e um conjunto de equipamentos auxiliares, além de uma hélice. O projeto concebe uso de hidrogênio e ar fornecido às células de combustível para gerar corrente elétrica. A eletrônica de potência converte a corrente para alimentar os motores elétricos, que, por sua vez, giram o eixo do motor e a hélice.

A Airbus chama os acessórios removíveis da configuração do pod de um “recurso notável” que permite a desmontagem e remontagem em “tempo recorde”, permitindo uma manutenção rápida e, potencialmente, o reabastecimento de hidrogênio nos aeroportos.

A Airbus planeja publicar um pedido de patente para a configuração de pod até o final do ano, 18 meses após sua apresentação inicial. A fabricante registra que espera submeter vários outros pedidos de patente nos próximos meses e anos, à medida que a P&D (pesquisa e desenvolvimento) continua no programa “ZEROe”. A Airbus planeja tomar uma decisão final sobre qual configuração será lançada primeiro em 2025. [EL] – c/ fontes