Otto Aviation anuncia a variante “verde” do Celera 500L, com alternativa de motorização por bateria elétrica ou célula de hidrogênio ao motor a diesel do projeto original, em 09.12.20

A Otto Aviation, em meio ao seu plano de certificar seu avião-conceito Celera 500L com motorização a diesel até 2025, anunciou durante o webcast Green Innovations da ICAO, nesta terça dia 08, que também buscará uma variante “emissão zero” de alta eficiência do avião com motorização por baterias elétrica ou com células de hidrogênio.
A Otto divulga que o Celera 500L, de seis assentos, é uma aeronave projetada para tirar o máximo proveito de fluxo laminar e apresenta uma asa de elevado razão de aspecto (aspect ratio) – a relação envergadura e corda média –, com Teto operacional superior a 40.000 pés, e que já realizou mais de 300 vôos de teste até agora.
A empresa espera que a versão inicial da aeronave com propulsão convencional – que apresenta uma fuselagem portentosa, mas de fluxo laminar – entre em serviço em 2025.
“Temos o prazer de anunciar o desenvolvimento de uma versão de emissão zero da aeronave até 2027, usando bateria elétrica ou energia de hidrogênio”, disse David Bogue, diretor de tecnologia, acrescentando que está projetando o monomotor do gênero Engine Pusher, com motorização RED A03, de 500 HP, a diesel, com a capacidade de ser adaptado para uma “caixa de geração de força” (Power Train) para a variante emissão zero. “Estamos projetando a aeronave base de linha de produção para ser compatível com qualquer uma delas [motorização] até que a combinação de desempenho e infraestrutura esclareça qual é preferível”.
Embora a atual tecnologia de bateria ainda não esteja onde precisa estar para atender às necessidades da empresa, Bogue disse: “Estamos otimistas de que melhorias em energia, ciclos e taxas de carga específica permitirão a energia da bateria em aeronaves futuras, especialmente a longo prazo”.
A Otto observou que já executou mais de 30 vôos de teste na aeronave, e que o avião tem uma velocidade máxima de cruzeiro de 391 KT e um alcance superior a 3.900 MN, oferecendo uma cabine ampla em altura livre e economia de combustível de 16 a 22 MN por galão, o equivalente a 4,2 a 5,8 MN/litro, média de 5 MN/litro). [EL] – c/ fontes