NASA seleciona GE e MagniX para participação de programa de eletrificação de motorização/propulsão aeronáutica, com patrocínios somando US$ 253 mi, em 01.10.21


A NASA selecionou a GE Aviation (empresa sediada em Cincinnati/EUA) e à MagniX (empresa sediada em Everett, no Estado de Washington/EUA) para a participação de seu programa Electric Powertrain Flight Demonstration (EPFD), ou Demonstração de vôo de unidade de fonte elétrica, que envolverá demonstrações em solo e em vôo de tecnologias de propulsão elétrica de aeronaves (EAP – Electric Aircraft Propulsion) ao longo de cinco anos. Para a linha de desenvolvimento e demonstração de suas tecnologias EAP e ainda colaboração com outros projetos, a NASA reservou para GE Aviation e MagniX uma verba total de US$ 253,3 milhões, com os patrocínios separados para a GE Aviation (GE) de US$ 179 mi e para a MagniX de US$ 74,3 mi.

Em um comunicado divulgado nesta quinta dia 30, a NASA divulgou que busca introduzir tecnologias EAP na frota da aviação do EUA até 2035, apoiando viagens aéreas regionais e de curto alcance e aviões de corredor único.
Ao longo de cinco anos, as empresas GE Aviation e MagniX planejam realizar demonstrações de teste de solo e de vôo de seus conceitos e tecnologias EAP e colaborar com outros projetos da NASA no desenvolvimento de EAP, instrumentação de teste de voo e análise de dados.

“Ao colocar esses conceitos em prática, a NASA e seus parceiros irão acelerar a transição das tecnologias EAP em produtos comerciais e serão um catalisador para o crescimento econômico”, disse Robert Pearce, administrador associado do Diretório de Missão de Pesquisa Aeronáutica na sede da NASA em Washington. “Esperamos obter melhorias significativas no desempenho econômico e ambiental dos transportes subsônicos por meio da incorporação dessas novas tecnologias alternativas de propulsão e energia à frota”, completou Pearce.

“A GE Aviation e o MagniX realizarão demonstrações de solo e vôo do sistema de trem de força da classe megawatt integrado para validar seus conceitos e benefícios do projeto para futuras configurações de aeronaves EAP”, disse Gaudy Bezos-O’Connor, gerente de projeto EPFD no Centro de Pesquisa da NASA Langley (o Langley Research Center), no Estado da Virgínia. “Essas demonstrações identificarão e removerão as barreiras técnicas e os riscos de integração. Também ajudará a informar o desenvolvimento de padrões e regulamentos para futuros sistemas EAP”, acrescentou o gerente de projeto EPFD.

Em um comunicado divulgado nesta sexta dia 01, a GE divulga que espera realizar testes de solo e de vôo de um sistema de propulsão híbrido-elétrico da classe megawatt até meados da década de 2020. E que planeja realizar testes de vôo com um bimotor turboélice SAAB 340B modificado e motor turboeixo CT7-9B (da GE).

A MagniX concentra seus esforços no fornecimento de propulsão elétrica para aeronaves de asa fixa novas e existentes voando em setores entre 50 e 1.000 milhas. A empresa começou os testes de vôo de um monomotor de Havilland (DHC) Beaver modificado com motor elétrico, designado eBeaver, em parceria com a operadora canadense Harbour Air, em dezembro de 2019, e os parceiros pretendem garantir um Certificado de Tipo Suplementar (STC/CST) em 2022. Além do eBeaver, a MagniX também está envolvida com testes de vôo de um monomotor Cessna Caravan modificado com motor elétrico, designado eCaravan, e como fornecedora do sistema de propulsão do avião Alice em desenvolvimento por sua “empresa irmã” Eviation Aircraft. [EL] – c/ fontes