Em andamento obras de aeroporto executivo em Aparecida de Goiânia/GO, o Antares Pólo Aeronáutico, em 19.10.21

O empreendimento de um aeroporto executivo em Aparecida de Goiânia/GO, na região metropolitana de Goiânia (9 MN ao sul), o Antares Pólo Aeronáutico, terá o lançamento da “pedra fundamental” nesta terça.
As obras do aeroporto executivo foram iniciadas com os serviços de terraplanagem em andamento desde meados de julho.
O empreendimento é capitaneado pelas empresas Tropical Urbanismo, Innovar Construtora, CMC Engenharia, BCI Empreendimentos e Participações e a RC Bastos Participações. A expectativa é investimentos na ordem de R$ 100 milhões.
Ao todo foram necessários dez anos para aprovação do projeto e obtenção de todas as licenças. Desenvolvido com o conceito urbanístico Aerotrópolis, em que um aeroporto gera desenvolvimento econômico em seu entorno, o empreendimento teve autorização municipal para a obra em setembro de 2019. O lançamento do empreendimento inicialmente foi previsto para o primeiro semestre de 2020. O pré-lançamento acabou sendo em outubro de 2020.
O empreendimento está concebido em cinco fases, a primeira com construção até 2024, com entrega de 72 lotes, a pista, além de área de embarque e desembarque e toda a infraestrutura necessária para hangares.
O aeroporto terá uma estrutura completa para vôos executivos, serviços aeromédicos, transporte de cargas, e manutenção de aeronaves e serviços de parqueamento e hangaragem. O “sítio” terá uma área total de mais de 2 milhões de m² (2,096 milhões de m²), sendo 611 mil m² de área vendável, distribuídas em 455 hangares entre 1.000 m² e 1.500 m², e contará com uma pista de 30 x 1.800 m., com pavimentação de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), para atender operação de jatos executivos de grande porte – como o Gulfstream G650. O aeroporto operará vôo diurno e noturnos.
No andamento das obras, o empreendimento já está em fase de estudos para uma possível expansão, segundo Breno Luiz Rojas, gestor responsável pela obra. “Existe um estudo em curso para alargar a pista para aumentar a operação do aeroporto e receber aeronaves maiores”, disse.
Algumas empresas importantes do mercado de aviação já estão no Antares, como a organização de manutenção Quick Aviação e a Fênix Aviação.
No lançamento da “pedra fundamental”, também será anunciado oficialmente o nome do empresário Francisco Lyra como gestor operacional do Antares. Com mais de 45 anos de atuação no setor da aviação, o comandante Lyra (por sua atividade na atividade de vôo na aviação executiva) é CEO do GATGRU, terminal de aviação geral do Aeroporto Internacional de Guarulhos e também CEO e sócio da CFLY Aviation, empresa especializada na venda e compra de aeronaves executiva e gestão de frotas aéreas.
Site institucional do Antares Pólo Aeronáutico:
https://antaresaeroporto.com.br/