Rolls-Royce opera Trent 1000 em vôo com alimentação de combustível 100% SAF, em 20.10.21


A Rolls-Royce realizou um vôo de teste bem-sucedido com sua aeronave-plataforma de teste B.747 equipada com turbofan Trent 1000 alimentado de combustível 100% SAF, e outros três motores RB211 alimentados por QAv, divulgou a fabricante britânica nesta terça dia 19.

O B.747 voou do Aeroporto Internacional de Tucson, no Arizona, passando pelo Novo México e Texas, regressando para Tucson 03h54m depois.

Numa parceria com a Boeing e a produtora de SAF World Energy, a Rolls Royce reportou que o teste não mostrou “indicações iniciais” de problemas de engenharia, no motor Trent 1000 pelo uso de 100% SAF.

A Rolls-Royce realizou o vôo em colaboração com a Boeing, que forneceu suporte técnico e supervisão nas modificações da aeronave e garantia de que os sistemas da aeronave operariam conforme o esperado com 100% SAF. A World Energy forneceu o combustível de baixo carbono para o vôo.

A validação deste teste mais recente se soma aos dados coletados durante testes semelhantes nos motores Trent XWB e Pearl, da Rolls-Royce, tanto no solo quanto em vôo.

Enquanto clama por mais ambição e colaboração em todo o setor de aviação e governos para garantir que a aviação de longo curso atenda às metas estabelecidas pela Corrida para Zero da ONU, a Rolls-Royce confirmou, na semana passada, planos para tornar todos os seus motores Trent compatíveis com 100% SAF até 2023.

Sob os limites de certificação atuais, motores só podem operar com mistura na proporção QAv:SAF de 50%:50%.

A administração do EUA Biden sinalizou seu reconhecimento da necessidade de aumentar a produção de SAF com o lançamento de um “SAF Grand Challenge” – Grande Desafio de SAF – para a produção de 3 bilhões de galões (11,4 bilhões de litros) de combustível por ano até 2030 como parte de um plano de ação climática de aviação mais amplo que a Casa Branca espera lançar nos próximos meses. A Comissão Européia propôs o que chama de ReFuelEU Aviation, que determinaria a incorporação de suprimento de SAF nos aeroportos da União Européia e aumentaria o fornecimento para 63% até 2050.

“Acreditamos nas viagens aéreas como uma força para o bem cultural, mas também reconhecemos a necessidade de tomar medidas para descarbonizar nossa indústria”, disse o diretor de desenvolvimento de produtos e tecnologia da Rolls-Royce, Simon Burr. “Este vôo é outro exemplo de colaboração em toda a cadeia de valor para garantir que todas as soluções de tecnologia de aeronaves estejam disponíveis para permitir uma introdução suave de 100 por cento de SAF em nossa indústria”. [EL] – c/ fontes