Campeão mundial de acrobacia aérea Sean Tucker vai usar hélice tripá Talon, da Hartzell, no GameBirds GB1, com as vantagens de desempenho oferecidas pela propulsão, em 27.10.21


O aviador acrobático campeão mundial Sean Tucker recebeu aprovação de campo para o uso de hélice tripá de lâmina de composite Talon, da Hartzell, no primeiro dos quatro GameBirds GB1 operados por sua nova equipe.

O monomotor acrobático GameBird possui motor Lycoming AEIO-580, de 303 HP, equipado com propulsão original de hélice de quatro lâminas com núcleo de madeira no acabamento de fábrica. A hélice leve e ilimitada original do monomotor competidor acrobático é normalmente bastante rápida no desempenho previsto do projeto, mas Tucker aponta para os ganhos da hélice Talon, que “traz o melhor do avião”. Ao comparar dois GB1, com características quase uniformes, diferindo apenas na instalação da hélice, a disparidade é aparente, segundo Tucker.

Tucker disse: “Fomos a RPM total e aceleração total, e eu simplesmente escapei pelo menos 12-15 milhas por hora mais rápido”, disse Tucker. “Quero dizer, fugiu. Foi impressionante. Era como se eu tivesse mais 30 cavalos de potência no motor em comparação com o outro, e os dois motores eram iguais e tudo o mais era igual”.

Não é comum encontrar uma combinação tão boa na aviação sem algum tipo de compromisso, mas Tucker diz que a mudança de hélice funciona em todos os sentidos. “Não consigo acreditar que uma hélice possa fazer tanta diferença quando têm basicamente o mesmo diâmetro. A hélice de três lâminas é apenas um pouco maior. A outra boa notícia é que durante o teste, ficamos dentro dos limites de decibéis de ruído. Então, a Talon não está mais alta [ruidosa]. Não há nada além de bom que está saindo dessa aprovação em campo”.

A linha de hélice de pás de composite da Hartzell se adapta a uma ampla gama de modelos de aeronaves, com recomendações, especificações e requisitos de serviço disponíveis em seu site. [EL] – c/ fontes