NAA e Garmin celebram premiação Troféu Collier pelo sistema de emergência de pouso automático Autoland, em 05.11.21


O mundo aeroespacial se reuniu em Arlington, no Estado da Virgínia (EUA), na noite de quinta (04), para comemorar o recebimento da Garmin do Troféu Robert J. Collier (Collier Trophy) de 2020 pelo desenvolvimento do sistema de emergência de pouso automático para aviação geral Autoland.

De acordo com a Associação Nacional de Aeronáutica (NAA – National Aeronautic Association), a premiação da Garmin foi “por projetar, desenvolver e colocar em prática o Autoland – o primeiro sistema autônomo certificado do mundo que é ativado durante uma situação de emergência para controlar e pousar com segurança uma aeronave sem intervenção humana”.

O Garmin Autoland foi um projeto com desenvolvimento por 10 anos e em 2020 foi certificado nos monomotores turboélice Piper M600 SLS e Daher TBM 940 e no jato monomotor Cirrus SF50 Vision Jet.

A NAA concede o Troféu Collier a cada ano “para a maior conquista em aeronáutica ou astronáutica na América, no que diz respeito à melhoria do desempenho, eficiência e segurança de veículos aéreos ou espaciais, cujo valor foi completamente demonstrado pelo uso real durante o período anterior ano”.

A premiação da edição 2020 foi a 106ª vez que o troféu foi entregue.

“Acho que a parte mais importante da missão da NAA é o nosso papel no avanço da aviação”, disse o presidente e CEO da associação Greg Principato. “E com nossos programas de registros e de premiação, temos feito exatamente isso por mais de 100 anos. A história do avanço da aviação nos Estados Unidos é a história do troféu Collier … o sr. Collier gostaria que isso estimulasse o trabalho em equipe na inovação da aviação, e muitos vencedores personificam isso”, completou Principato.

Autoland … pode ser o produto mais inspirador e líder da indústria da Garmin até hoje”, disse a vice-presidente da NAA, Samantha Magill, para emendar: “digna da visão de Robert J. Collier de desenvolver de forma altruísta e rápida a máquina voadora até seu potencial máximo. A automação e os sistemas autônomos confundem e até assustam alguns, mas conforme a complexidade do sistema de transporte aumenta, acredito que tais ferramentas serão uma necessidade, não um luxo, para manter os padrões de segurança que definem nossas viagens aéreas modernas”.

Phil Straub, vice-presidente executivo da Garmin e diretor administrativo do segmento de negócios de aviação, recebeu no evento o Troféu Collier em nome de muitos funcionários da Garmin. O troféu real, que estava no palco do evento e pesa 525 libras (cerca de 240 kg), retorna à sua exibição proeminente no Museu Nacional do Ar e Espaço Smithsonian, em Washington D.C.

“Continua sendo surreal estar na companhia de tantos grandes nomes do setor aeroespacial que forjaram sua posição antes de nós”, disse Straub. “Ao refletir sobre suas conquistas, reconheço como eles ampliaram o alcance da aviação, com velocidade, distância e até no espaço. O Autoland não está ultrapassando nenhum desses limites. Seu impacto é diferente e mensurável no coração e na mente de passageiros e pilotos. O Autoland está tornando as viagens aéreas mais seguras e acessíveis. Finalmente responde a uma pergunta sobre a qual ninguém quer falar: e se? E se o piloto não conseguir pilotar o avião? O que acontece depois? O que acontece com os passageiros? A resposta a essa pergunta não é mais incerta”, discorreu Straub. O executivo finalizou: “Aos meus colegas da Garmin aqui, vocês têm meu maior respeito e admiração. Esta grande tecnologia levou uma década para ser criada. Vocês sabiam que tínhamos a capacidade de fazer isso. Mas para vocês, isso foi muito mais do que outro projeto – tornou-se um senso de obrigação, um chamado, um dever”. [EL] – c/ fontes