Pesquisadores suíços dizem que podem produzir SAF a partir do ar e luz solar, em 05.11.21


Pesquisadores na Suíça divulgaram que desenvolveram tecnologia para produzir combustível de aviação sustentável (SAF) usando nada além de ar e luz solar. Em um artigo, “Drop-in Fuels from Sunlight and Air” (por Schäppi, R.), ou “Troca de combustíveis a partir do ar e luz solar”, publicado nesta semana na revista Nature, a equipe da universidade pública de pesquisa ETH Zurich, descreveu como operaram um motor movido a energia solar mini-refinaria instalado no telhado de um dos laboratórios da escola nos últimos dois anos para demonstrar o processo termodinâmico de três estágios pelo qual o combustível é criado.

Primeiro, uma unidade de captura direta extrai dióxido de carbono e água do ar ambiente. A próxima fase converte esses elementos – CO2 e H2O – em CO e H2 em uma proporção específica conhecida como “gás de síntese” (syngas). A etapa final converte o “gás de síntese” (syngas) em hidrocarbonetos líquidos. Ao adaptar a composição do “gás de síntese” (syngas), os pesquisadores foram capazes de produzir metanol ou querosene sintético próprio para drop-in (troca simples) totalmente compatível com a infraestrutura existente e os suprimentos de combustível.

A unidade de teste tem como objetivo provar o conceito em uma escala muito pequena e pode produzir menos de duas onças de combustível por dia. O líder do projeto Aldo Steinfeld, professor de transportadores de energia renovável na ETH Zurique, observou que a eficiência energética do reator solar ainda precisa ser melhorada. Mas ele acredita que o processo, uma vez entregue aos parceiros industriais da universidade, poderia ser ampliado para a produção comercial em ambientes áridos onde a luz solar é abundante. [EL] – c/ fontes