EMBRAER anuncia Energia Family, com quatro “aeronaves conceito” de fonte de energia alternativa/sustentável, por eletricidade, hidrogênio e turbina a gás, para zero emissões líquidas de carbono até 2050, em 09.11.21


A fabricante brasileira EMBRAER anunciou, nesta segunda dia 08, uma Família de “aeronaves conceito”, concebida para ajudar a indústria a atingir sua meta de zero emissões líquidas de carbono até 2050, denominada “Energia Family”, a mais recente da iniciativa da empresa denominada Sustainability in Action (Sustentabilidade em ação).


A EMBRAER divulgou que parceria com um consórcio internacional de universidades de engenharia, institutos de pesquisas aeronáutica e pequenas e médias empresas para entender melhor a captação, armazenamento e gerenciamento térmico de energia, e suas aplicações para a propulsão sustentável de aeronaves.

A “Energia Family” é composta por quatro “aeronaves conceito” de tamanhos variados que incorporam diferentes tecnologias de propulsão – [i] eletricidade, [ii] célula de combustível de hidrogênio, [iii] turbina a gás de duplo combustível e [iv] híbrido-elétrico. Cada uma das quatro “aeronaves conceito” está sendo analisada de acordo com sua viabilidade técnica e comercial. As quatro aeronaves são:

[1] Energia Hybrid (E9-HE) – aeronave híbrida

  • propulsão híbrida-elétrica
  • até 90% de redução das emissões de CO2
  • 9 assentos
  • motores montados na parte traseira
  • disponibilidade da tecnologia – em 2030

[2] Energia Electric  (E9-FE) – aeronave elétrica

  • propulsão elétrica completa
  • emissões zero de CO2
  • 9 assentos
  • hélices contra-rotativas traseiras
  • disponibilidade da tecnologia – em 2035

[3] Energia H2 Fuel Cell Gas Turbine (E19-H2FC) – aeronave com célula de combustível de turbina de gás

  • propulsão elétrica de hidrogênio
  • emissões zero de CO2
  • 19 assentos         
  • motores elétricos montados na parte traseira
  • disponibilidade da tecnologia – em 2035

[4] Energia Gas Turbine (E50-H2GT) – aeronave por turbina de gás

  • propulsão de hidrogênio ou JET-A-SAF
  • até 100% de redução das emissões de CO2
  • 35 a 50 assentos
  • motores montados na parte traseira
  • disponibilidade da tecnologia – em 2040

No anúncio, Luis Carlos Affonso, vice-presidente sênior de Engenharia, Tecnologia e Estratégia Corporativa da EMBRAER, explicou a razão por trás da Energia Family. “Vemos nosso papel como desenvolvedor de novas tecnologias para contribuir com a indústria em suas metas de sustentabilidade. Não há solução fácil ou única para chegar à emissão zero. Novas tecnologias e sua infraestrutura de suporte serão disponibilizadas com o tempo. Estamos trabalhando agora para ajustar os primeiros conceitos de avião, aqueles que podem começar a reduzir as emissões o quanto antes. Aeronaves pequenas são ideais para testar e comprovar novas tecnologias de propulsão para que elas possam, posteriormente, ser aplicadas em aeronaves maiores. É por isso que nossa Energia Family é uma plataforma tão importante”.

Arjan Meijer, presidente e CEO da EMBRAER Aviação Comercial, comentou sobre a estratégia da empresa em relação à sustentabilidade “Veremos uma grande transformação em nosso setor para uma aviação mais sustentável. Com 50 anos de experiência no desenvolvimento, certificação e suporte de aeronaves regionais, a EMBRAER está em uma posição ímpar para viabilizar a introdução de novas tecnologias inovadoras e sustentáveis”.

Embora os aviões da Energia Family ainda estejam na fase de projeto, a EMBRAER divulga que já avançou na redução das emissões de suas aeronaves. A fabricante testou combustível sustentável de aviação (SAF), misturas de cana de açúcar e combustível derivado da planta de camelina e combustível fóssil, na sua Família de aeronaves comerciais EJets. A meta da fabricante é ter todos os aviões da EMBRAER compatíveis com SAF até 2030.

Em agosto passado, a EMBRAER fez vôos com seu “Demonstrador Elétrico”, um monomotor agrícola EMB-203 “Ipanema” convertido para alimentação 100% elétrica. Já um demonstrador de célula de combustível de hidrogênio está planejado para 2025 e o eVTOL, um veículo de decolagem e pouso vertical totalmente elétrico e com zero emissões, está sendo desenvolvido para entrar em operação em 2026.

EMBRAER revela linha de aviões com conceito “verde”
Fonte: Reuters – 08/11/2021
A EMBRAER tornou-se nesta segunda (08) a mais recente fabricante de aviões a revelar conceitos para viagens aéreas ecologicamente corretas, incluindo avião bicombustível a hélice, enquanto o setor enfrenta uma pressão cada vez maior para reagir ao aquecimento global.

A terceiro maior fabricante de aviões do mundo revelou o plano para coincidir com o encontro climático COP26 em Glasgow, chamando-as de um “bloco de construção” para alcançar metas da indústria de aviação de emissões líquidas zero até 2050.

Grupos ambientalistas disseram que as metas são tímidas.

Em apresentação virtual, a EMBRAER destacou quatro conceitos com várias combinações de alcance e tecnologia como células de combustível e energia de hidrogênio, acrescentando que vê um mercado potencial para cerca de 4 mil aviões.

Os projetos incluem [i] um avião híbrido-elétrico de nove assentos capaz de reduzir as emissões de carbono em 50% antes de 2030 e [ii] um equivalente elétrico de curto alcance, também para nove passageiros, que não teria emissões de carbono e ficaria pronto em 2035. Também no portfólio está [iii] um avião de 19 lugares movido a células de combustível de hidrogênio em 2035 e [iv] um avião de 35 a 50 lugares em 2040 projetado para usar hidrogênio em rotas curtas, apoiado por combustível de aviação sustentável.

A EMBRAER divulga que seus projetos – mantidos em segredo por dois anos – atenderão uma lacuna entre o novo eVTOL e os turboélices ou pequenos jatos de 50 lugares.

A fabricante está avançando com planos para aeronaves elétricas menores de decolagem e pouso vertical (eVTOL) por meio de uma unidade chamada Eve Urban Air Mobility.

A fabricante acredita que os pequenos aviões regionais serão os primeiros a abraçar tecnologias inovadoras como o hidrogênio, à frente dos maiores jatos comerciais. Mas especialistas dizem que essas inovações podem se tornar mais amplas. “É um segmento em que acreditamos que há muitas oportunidades pela frente”, disse Arjan Meijer, presidente-executivo da EMBRAER Aviação Comercial, em entrevista à Reuters.

Após o encerramento do plano de fusão de sua unidade de aeronaves comerciais com a Boeing, a EMBRAER divulga que está aberta a parcerias para desenvolver os aviões.

O vice-presidente de marketing, Rodrigo Silva e Souza, disse que o reajuste das cadeias globais de suprimentos e a tendência de trabalhar remotamente darão maior ênfase a voos curtos.

EMBRAER revela linha de aviões com conceito “verde”
Fonte: AIN – 08/11/2021
A EMBRAER acredita que sua nova família de aeronaves pode capitalizar em uma tendência de “regionalização” que diz estar vendo pessoas e organizações se mudarem das grandes cidades, necessitando de melhores ligações de transporte de curta distância. E aponta que a nova propulsão e tecnologia digital significa que aeronaves menores, como da Energia Family, podem ser mais viáveis ​​economicamente.

A fabricante acredita que a chamada tendência de mobilidade aérea regional (RAM – Regional Air Mobility) complementará o setor emergente de mobilidade aérea urbana (UAM – Urban Air Mobility) para o qual sua subsidiária EVE está desenvolvendo uma aeronave eVTOL totalmente elétrica de quatro passageiros para estar pronta para entrar em serviço em 2026.

Meijer disse que o escopo expandido dos novos setores RAM e UAM coletivamente pode mais do que dobrar as projeções atuais da EMBRAER para o mercado de aviação regional de cerca de 4.000 entregas antecipadas para até 9.000.

Questionado por repórteres sobre por que a EMBRAER será capaz de deixar sua marca no concorrido setor de mobilidade aérea avançada, Meijer disse que o histórico da fabricante brasileira em trazer novas aeronaves ao mercado dentro do prazo, das especificações e do orçamento será o diferencial. “Há muitas start-ups tentando decolar, mas é preciso muita experiência para certificar novas aeronaves”, respondeu Meijer. “Não estou convencido com as metas de desempenho [das aeronaves eVTOL] e não estou confortável com seus cronogramas agressivos. As maiores fabricantes [de aeronaves – Airbus e Boeing] não têm as estruturas de custos certas, mas a EMBRAER tem experiência no setor regional, além de processos de manufatura enxutos e uma estrutura de custos muito competitiva”, Meijer completou.

De acordo com Affonso, a EMBRAER gostaria de trazer todos os quatro conceitos da Energia Family para o mercado, mas ressaltou que a consulta com potenciais parceiros da indústria e clientes de cias. aéreas será necessária “para primeiro entender a viabilidade técnica e comercial”. Affonso indicou que a EMBRAER estará disposta a trabalhar com qualquer um dos principais fabricantes de motores para fazer avançar os sistemas de propulsão previstos.

Em agosto, a EMBRAER declarou que terá uma aeronave demonstradora de tecnologia movida a hidrogênio voando até 2025.

Em entrevista coletiva em 13 de agosto sobre o compromisso da fabricante em apoiar a aviação ambientalmente sustentável, a EMBRAER não especificou se esta aeronave terá um novo design ou será uma versão convertida de um de seus aviões comerciais ou aeronaves executivas atuais.

No mesmo mês (agosto passado), a EMBRAER fez o primeiro vôo-teste em uma de suas aeronaves de pulverização agrícola EMB-203 “Ipanema”, convertida para 100% propulsão elétrica. O “Ipanema” foi equipado com motorização elétrica desenvolvida pela WEG, parceira da EMBRAER, e baterias fornecidas pelo grupo de energia EDP. Os vôos de teste, que estão sendo realizados nas instalações da fabricante em Gavião Peixoto, têm como foco principal a avaliação de energia, desempenho, controle, gerenciamento térmico e segurança operacional.

Durante os briefings de agosto, a EMBRAER anunciou seu compromisso de alcançar operações neutras em carbono até 2040. Forneceu poucos detalhes sobre um esforço multifacetado para implementar novas tecnologias de propulsão como parte de um esforço mais amplo para apoiar os objetivos do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas ao tornar a indústria da aviação zero em termos de emissões de carbono até 2050.

Além de antecipar os planos para aeronaves elétricas e a hidrogênio, a EMBRAER pretende converter todos os seus jatos executivos e aviões comerciais existentes para serem capazes de usar combustíveis de aviação sustentáveis. A fabricante divulga que está intensificando seu trabalho com a fabricante de motores Pratt & Whitney para ter seus mais recentes jatos regionais E2 capazes de operar com 100% SAF até 2030, e talvez até 2027.

A EMBRAER também confirmou que também está trabalhando em uma aeronave utilitário STOL híbrida-elétrica dentro de um programa denominado Stout. Este trabalho é apoiado pela Força Aérea do Brasil (FAB).