“Minuano” atinge e fere transeunte em caminhada em pista não-cadastrada em Tomé-Açu, no PA, em 01.10.21


Fonte: g1 – 30/09/2021
Um homem sofreu ferimentos leves após ser atingido por um avião de pequeno porte (um monomotor) em pouso numa “pista” em Tomé-Açu, ao sul de Belém (65 MN) de Belém, no Pará, na tarde de quarta (29). Ele recebeu atendimento médico em uma unidade de saúde e foi liberado em seguida.

O pedestre informou aos socorristas que estava com fone ouvindo música enquanto caminhava na pista do campo de aviação da cidade, no distrito de Quatro Bocas. Ele estava distraído e não percebeu a aproximação dado avião, que não conseguiu desviar, com uma das asas acabando por atingir o homem, na cabeça.

Segundo a Polícia Civil, o pedestre sofreu escoriações em um “baque na cabeça” e foi liberado ainda no mesmo dia.

O “campo de aviação” na cidade costuma ser usado por moradores para práticas esportivas. Com isso, os bombeiros e demais autoridades reforçam o alerta para que o local não seja procurado por pedestres para evitar acidentes graves.

Atualização: o CENIPA listou a ocorrência no painel SIPAER, como incidente grave de incursão de pista (de pessoal) e pouso em local não-previsto, envolvendo o monomotor EMBRAER/Neiva EMB-720C “Minuano” (PA-32) de prefixo PT-EKI (registro de produção sn 720059, ano de fabricação 1977), operado pela Santarém Táxi-Aéreo.

Conforme súmula factual inicial, o avião decolou do Aeroporto Brigadeiro Protásio de Oliveira (SBJC), em Belém/PA, com destino ao aeródromo Fazenda Nova Conceição (SNZU), em Tomé-Açu/PA, por volta das 16:40Z (13:40L), a fim de realizar transporte aeromédico com quatro ocupantes, sendo um piloto e três passageiros.

Houve desvio do vôo e o pouso, às 20:20Z (17:20LT), ocorreu na pista desativada de “Quatro Bocas”, em Tomé-Açu. Durante a corrida de pouso, houve incursão de pessoas na faixa de pista. A aeronave não teve danos. O tripulante e os passageiros saíram ilesos.

O avião foi liberado para a operadora.

O aeródromo Fazenda Nova Conceição (SNZU), em Tomé-Açu/PA, dista cerca de 90 MN ao sul do Aeroporto Brigadeiro Protásio de Oliveira (SBJC), em Belém/PA. O Aeródromo (privado) Fazenda Nova Conceição (SNZU), em elevação de 243 pés, tem pista (11/29) de terra, de 20 x 870 m., com resistência de piso para aeronaves com até 4.500 kg.

A cerca de 5 MN a oeste do centro urbano de Tomé-Açu, a pista desativada de “Quatro Bocas” dista cerca de 25 MN ao norte do aeródromo Fazenda Nova Conceição (SNZU). Trata-se de uma pista com RM 100º/280º, com cerca de 925 m. de extensão, por largura de cerca de 15 m.
Registrado na categoria do transporte público não-regular, o EMBRAER/Neiva EMB-720C “Minuano” (PA-32) de prefixo PT-EKI (registro de produção sn 720059, ano de fabricação 1977), é operado pela Santarém Táxi-Aéreo em arrendamento operacional. A data de último registro de compra/transferência do avião no RAB é de janeiro de 2016. O avião é aprovado para cinco passageiros (e mais um piloto), com MTOW de 1.542 kg, e operação IFR diurno/noturno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em novembro de 2018, e o Certificado de de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até outubro (dia 09).