Westwind II aeromédico “vara” pista durante abortagem de decolagem no Santa Genoveva, em GYN, em 29.09.21


Nesta terça dia 28, no fim da manhã, o jato IAI 1124A Westwind II (WW24) de prefixo PR-BVB (registro de produção sn 390, ano de fabricação 1983), operado Brasil Vida Taxi Aéreo, teve danos substanciais numa excursão de pista durante abortagem de decolagem do Aeroporto Santa Genoveva (GYN/SBGO), em Goiânia/GO. Não houve feridos.

O avião, aeromédico, transportaria um paciente para o exterior, segundo as primeiras informações.

Atualização [g1 – em 28/09/2021] – o avião levava um paciente para Miami, no EUA, conforme informou a empresa responsável pela aeronave Brasil Vida Táxi Aéreo.

A empresa também informou que não houve feridos entre os ocupantes do avião e que a pista ficou interditada por 40 minutos.

Em nota, a empresa responsável pela aeronave informou que o paciente, que era transportado, foi encaminhado para Hospital Albert Einstein de Goiânia, que divulgou que o paciente chegou estável, consciente, orientado e que está passando por uma série de exames. A identidade dele não foi revelada.

A empresa de táxi aéreo divulgou que já providenciou nova aeronave para transportar o paciente.

Um funcionário de uma empresa de transportes, o carregador Freud Nunes Santos viu tudo de longe e disse que o acidente chamou a sua atenção. “Parecia que ele estava pousando na pista, mas passou do limite. Ele desceu e levantou a terra toda. Logo o pessoal da emergência chegou e jogou aquele jato de espuma”, contou.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, estavam na aeronave dois pilotos, um médico, um enfermeiro e o paciente, somando cinco ocupantes. Os bombeiros informaram que, após o pouso, houve vazamento de combustível do avião, o que causou um pequeno incêndio na vegetação próxima à pista, combatido pelas equipes. Ao todo foram utilizados aproximadamente 20 mil litros de água e 200 litros de Líquido Gerador de Espuma (LGE). Além disso, onze bombeiros militares da Companhia de Segurança Aeroportuária atuaram na ocorrência.

Segundo INFRAERO, ninguém se machucou. Por meio de nota, a INFRAERO informou que “uma aeronave modelo Westwind II, que presta serviço de táxi aéreo, ultrapassou o limite da pista no momento em que se preparava para decolagem”.

O CENIPA informou que os investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA-VI) foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave.

Em altitude de 2.453 pés, o “Santa Genoveva” tem pista (14/32) de 45 x 2.286 m. (sendo a LDA igual a 22.86 m.), de asfalto, com resistência de pavimento PCN 45 e resistência de subleito média.

Registrado na categoria do transporte público não-regular, o avião é operado pela Brasil Vida Táxi Aéreo em regime de comodato. Tem último registro de compra/transferência em outubro de 2017. O jato está aprovado para até nove passageiros e MTOW de 10.660 kg. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em fevereiro de 2019, enquanto o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até outubro (dia 21).

Atualização: o CENIPA listou a ocorrência no painel SIPAER, como acidente de excursão de pista.

Conforme súmula factual inicial, o avião iria decolar do Aeroporto Santa Genoveva (SBGO), em Goiânia/GO, para o Aeroporto Internacional Piarco (TTPP), em Port of Spain, em Trinidad and Tobago, com a finalidade de vôo de UTI aérea, com cinco ocupantes, sendo 2 tripulantes, 2 passageiros de equipe médica e 1 paciente. Durante a decolagem, o piloto realizou uma abortiva, às 15:05Z (12:05LT), vindo a cruzar o limite longitudinal da pista, efetuando sua parada total dentro da área do aeródromo. A aeronave teve danos substanciais, e o cinco ocupantes saíram ilesos.

No tocante à investigação aeronáutica, o avião já está liberado para a operadora.

O Aeroporto Internacional Piarco (TTPP), em Port of Spain, dista cerca de 1.780 MN a NW do Santa Genoveva (SBGO), com sobrevôo da região de Santarém (PA).

Ao período da decolagem, o tempo no Santa Genoveva (SBGO) era muito bom, com vento NE fraco, condição CAVOK, com calor com temperatura de 32ºC e pressão atmosférica de 1.018 hPa – por surgir camada de poucas nuvens com base a 3.500 pés (seguindo com visibilidade de 10 km ou superior).

METAR SBGO 281400Z 10005KT CAVOK 29/14 Q1019=
METAR SBGO 281500Z 09004KT CAVOK 32/13 Q1018=
SPECI SBGO 281513Z 04004KT 9999 FEW035 32/12 Q1017=
METAR SBGO 281600Z 30007KT 240V010 9999 FEW040 33/12 Q1016=