ZeroAvia anuncia novos acordos para transportador regional convertido para fontes de alimentação elétrica/hidrogênio, em 11.11.21


O grupo de gerenciamento de ativos Rose Cay Partners e a transportadora aérea irlandesa ASL anunciaram nesta semana planos para conversão de aviões regionais para propulsão a hidrogênio em parceria com a ZeroAvia.

Assim, os compromissos para os planos da ZeroAvia de remotorização de aviões originalmente bimotores turboélices movidos por Jet-A/QAv por fonte de “trem de força” elétrico e a base de hidrogênio foram parte de uma ‘enxurrada’ de anúncios feitos pela empresa start-up com sede na Califórnia/EUA para coincidir com a conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, a COP26, que aconteceu na Escócia.

A Rose Cay Partners, sediada em Delaware/EUA, que se descreve como uma “plataforma de investimento em situações especiais de ativos reais”, divulgou que pretende adquirir até 250 aeronaves usadas para serem convertidas em hidrogênio e depois arrendadas para operadores. A empresa de gerenciamento não especificou quais tipos de aeronaves serão comercializados, mas uma foto publicitária mostra uma aeronave ATR, e a meta declarada da empresa de fazer as primeiras entregas em 2024 coincide com os planos da ZeroAvia de trazer fuselagens de 19 assentos como o Dornier 228 (Do-228) remotorizadas para fonte elétrica/hidrogênio para o serviço aéreo comercial. Segundo a Rose Cay, sua intenção é envolver-se na implantação de infraestrutura de hidrogênio em aeroportos de todo o mundo.

Além de aeronaves, a Rose Cay Partners também administra ativos nos setores de imóveis, telecomunicações, transporte e logística e energia.

A ASL Aviation planeja converter 10 de seus cargueiros ATR-72 para propulsão a hidrogênio por meio de uma parceria com a ZeroAvia.

O ATR-72, que tem capacidade para até 72 assentos no caso de aeronave para em serviço de transporte de passageiros, será o maior modelo especificado para o processo de conversão da ZeroAvia até agora, embora a start-up californiana tenha declarado sua intenção de também trabalhar em jatos regionais maiores com até 100 assentos.

Sob uma parceria anunciada em 09 de novembro, a ASL Airlines Ireland fornecerá à ZeroAvia uma aeronave ATR-72 desativada da frota para ser usada no trabalho de desenvolvimento de seu “trem de força” (caixa de energia) ZA2000 de dois a cinco megawatts. A empresa concordou provisoriamente em converter 10 aeronaves que estão em serviço, que gostaria de colocar convertidas em serviço comercial até 2026.

“É fundamental para a ASL tomar medidas imediatas para reduzir nossa marca de carbono, e o trem de força hidrogênio-elétrico da ZeroAvia nos permitirá operar serviços de frete regionais de baixo custo usando aeronaves existentes que agora são movidas por turbopropelidos tradicionais”, disse o CEO da ASL Aviation Dave Andrew. “Os primeiros sucessos dos testes de vôo da ZeroAvia são promissores, e também estamos entusiasmados com a extensa pesquisa e desenvolvimento que eles colocaram na produção de hidrogênio verde e no ecossistema de reabastecimento necessário para apoiar as operações aérea”, disse Andrew.

Como parte de seu trabalho no âmbito do programa HyFlyer II, apoiado pelo governo do Reino Unido, a ZeroAvia está desenvolvendo um ecossistema de aeroporto de reabastecimento de hidrogênio em parceria com o Centro Europeu de Energia Marinha, que produz hidrogênio verde usando energia eólica e das marés em sua base nas Ilhas Orkney, na Escócia. A ZeroAvia recentemente recebeu mais financiamento do governo do projeto de infraestrutura de vôo com emissão zero, do Departamento de Transporte, para explorar como o reabastecimento de hidrogênio líquido pode ser operacionalizado em aeroportos.

Desenvolvedor de sistemas de propulsão de hidrogênio concorrente da ZeroAvia, a Universal Hydrogen também está trabalhando em planos para converter aeronaves bimotor turboélice ATR-72 e DASH 8. A Universal recentemente levantou mais US $ 62 milhões para financiar seus esforços para colocar aeronaves adaptadas em serviço comercial até 2025 e espera iniciar vôs de teste com um protótipo ATR-42, com capacidade de 40 assentos, em 2022.

Também nesta semana, a Hindustan Aeronautics Ltd. (HAL), da Índia, assinou um memorando de entendimento (MoU) com a ZeroAvia. Pelo acordo, a HAL apoiará os esforços para a obtenção de Certificado Tiipo Suplementar (STC) para conversão do Dornier 228, de 19 assentos, para propulsão a hidrogênio. O grupo aeronáutico indiano, com base em Bangalore, fabrica o Do-228 sob licença desde 1983 para variados operadores, incluindo organizações militares indianas e outros clientes de exportação. Agora, a HAL pretende converter fuselagens Do-228 existentes pelo STC e ajustar o “trem de força” de 600 kW da ZeroAvia para novas versões da aeronave, que deve ter um alcance de até 575 milhas.

Ao longo de quatro décadas, cerca de 270 aeronaves Do-228 foram produzidas, das quais cerca de 242 permanecem em serviço. Sob seu acordo com a fabricante original, a alemã Dornier, produziu subconjuntos principais e mais de 150 aeronaves.

“A HAL está empenhada em contribuir para a proteção e melhor desenvolvimento do meio ambiente”, disse o presidente do grupo e diretor administrativo Shri Madhavan. “O MoU com ZeroAvia tem o potencial de abrir caminho para conectividade regional de emissão zero. Estamos ansiosos para dirigir e apoiar a aviação sustentável e ecologicamente correta na Índia e no mundo. [EL] – c/ fontes