Grupo de 22 entidades/organizações representativas da aviação/aeronáutica requerem adiamento da implantação da rede 5G no EUA, em 11.11.21

Um amplo grupo de agentes representativos, como fabricantes aeroespaciais, operadoras, cias. aéreas e outras entidades/organizações estão solicitando o Conselho Econômico Nacional (NEC – National Economic Council) o adiamento da implantação de tecnologias 5G na banda-C até que a segurança e a eficiência do Sistema Nacional do Espaço Aéreo (NAS – National Airspace System) do EUA estejam garantidas. Vinte e duas (22) entidades/organizações – variando da NBAA e AOPA até Honeywell, Collins Aerospace e Airlines for America – fizeram esse apelo em uma carta datada de 05/11/2021 endereçada ao vice-diretor da NEC, Bharat Ramamurti, registrando que os “novos sistemas celulares 5G operando no banda-C começará a ser implantada em todo o país em breve. Esses sistemas 5G têm o potencial de causar interferência prejudicial a rádio-altímetros, que são sistemas cruciais usados por todas as aeronaves helicópteros, inclusive do transporte comercial, e muitas aeronaves da aviação geral”.
Assinam a carta, entre outras (18):
- – Aerospace Industries Association
- – Aerospace Vehicle Systems Institute
- – Air Line Pilots Association International
- – Airborne Public Safety Association
- – Airbu,
- – Aircraft Electronics Association
- – Aircraft Owners & Pilots Association (AOPA,
- – Aviation Spectrum Resource
- – Boeing
- – Cargo Airline Associatio,
- – Experimental Aircraft Association
- – Free Flight System
- – Garmin International
- – General Aviation Manufacturers Association (GAMA)
- – Helicopter Association International,
- – International Air Transport Association (IATA)
- – National Air Carrier Association
- – Regional Airline Association
As entidades/organizações apontaram para um Boletim de Informação de Aeronavegabilidade Especial (SAIB) da FAA, com data em 02/11/21, solicitando aos fabricantes que enviem informações detalhadas sobre a suscetibilidade de rádio-altímetros à interferência prejudicial das tecnologias 5G. O boletim recomendou testes para tais interferências e também buscou informações detalhadas. O SAIB da FAA também recomenda a avaliação das restrições operacionais ou alterações de projeto que podem ser necessárias como resultado. Além disso, o Boletim alertou os pilotos para permanecerem cientes do potencial de interferência, destacando: “Os operadores devem considerar a perda potencial de confiança do piloto em sistemas de segurança de aeronaves dependentes na avaliação dos procedimentos existentes e no desenvolvimento de novos procedimentos operacionais de tripulantes”. No SAIB, a FAA divulga que “conduzindo atualmente uma avaliação de risco para verificar se mais mitigação é necessária, além das ações recomendadas no SAIB”.
Em sua carta ao NEC, o grupo requerente subscritor observa que a Comissão federal de Comunicações (FCC – Federal Communications Commission) falhou em agir de acordo com suas preocupações anteriormente expressas sobre o uso da banda-C para a rede 5G. Essa falta de ação estimulou a ação da FAA, com a publicação do SAIB de 02/11/21, e o potencial para futuras mitigações, sustenta a mobilização na carta ao NEC. “Essas ações da FAA terão enormes impactos econômicos que o país não pode enfrentar, resultando em atrasos desnecessários na cadeia de suprimentos e cancelamentos de viagens e embarques”, aponta a carta.
As entidades/organizações se comprometeram a trabalhar diligentemente para desenvolver novos padrões, equipamentos e soluções para aviões/helicópteros. “No entanto, essas soluções exigem um conhecimento mais detalhado da implantação da banda-C e levarão um tempo significativo para garantir que atendam aos robustos requisitos de segurança da FAA”, salienta o grupo.
Nesse ínterim, as entidades/organizações mobilizadas apelaram à NEC para convocar um grupo de trabalho conjunto da indústria para explorar as mitigações aceitáveis e, ao mesmo tempo, postergar a implementação das tecnologias previstas para setor de telecomunicação (telefonia celular).
“Acreditamos que é responsabilidade do NEC [Conselho Econômico Nacional] trabalhar com a FCC e a FAA para reunir um grupo de trabalho conjunto da indústria e continuar a postergar a implantação de tecnologia 5G nesta banda até que a segurança e a eficiência do NAS sejam garantidas. O objetivo deste grupo de trabalho seria alcançar mitigações aceitáveis”, registra um comunicado da NBAA. “A aviação não será capaz de manter o nível atual de segurança pública e atividade econômica sem o apoio da Administração Biden-Harris e a implementação de mitigações pela indústria de telefonia móvel [celular]”, completa o comunicado. [EL] – c/ fontes