Baron 58 pousa com trem recolhido por pane do componente, em Cuiabá/MT, em 04.09.21


Nesta quinta dia 02, o bimotor Beechcraft Baron 58 (G58) de prefixo PR-HKM (registro de produção sn TH-2205, ano de fabricação 2007), do transporte privado, com cinco ocupantes, teve incidente de pouso com trem recolhido, por pane do componente, no Aeroporto Internacional Marechal Rondon (SBCY), em Cuiabá, no Mato Grosso.

O pouso de emergência foi às 16:05LT (20:05Z). Os cinco ocupantes não se feriram.

O aeroporto Marechal Rondon (SBCY), em Cuiabá, em elevação de 617 pés, tem pista (17/35) de 45 x 2.300 m., de asfalto.

O aparelho, do transporte privado, de Pessoa Jurídica, tem aprovação da ANAC para cinco passageiros e MTOW de 2.495 kg, e operação IFR diurna e noturna. O último registro de compra/transferência é de janeiro de 2020. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em fevereiro de 2020, enquanto o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até outubro.

No momento do pouso, o tempo no “Marechal Rondon” (SBCY) era muito bom, em condição VMC, com vento norte fraco, visibilidade de 10 km ou superior, céu com poucas nuvens com base a 2.000 pés, temperatura do ar elevada de 37ºC (e orvalho de 16ºC) e QNH de 1.008 hPa.

METAR SBCY 021800Z 34008KT 9999 SCT020 36/16 Q1010=
METAR SBCY 021900Z 32010KT 9999 SCT020 38/16 Q1009=
METAR SBCY 022000Z 35007KT 9999 FEW020 37/16 Q1008=
SPECI SBCY 022005Z 36006KT 9999 FEW020 37/16 Q1009=
METAR SBCY 022100Z 30008KT CAVOK 36/16 Q1009=

Atualização: a ocorrência foi listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente de falha de trem de pouso.

Segundo súmula factual inicial, o avião decolou do aeródromo das Usinas Itamarati (SSUT), em Nova Olímpia, no MT, com destino ao aeroporto Marechal Rondon (SBCY), em Cuiabá, no MT, com cinco ocupantes, sendo quatro passageiros e um piloto.

Durante o procedimento para pouso no destino (SBCY), não foi possível o abaixamento do trem de pouso. A aeronave permaneceu em vôo para consumo de combustível e efetuou um pouso com o trem de pouso recolhido, às 20:05Z (16:05LT) do dia 02.

O avião teve danos leves e os cinco ocupantes não tiveram ferimentos.

No tocante à investigação aeronáutica, o avião foi liberado para o operador.

Em elevação de 705 pés, o aeródromo privado Usinas Itamarati (SSUT), em Nova Olímpia, tem pista (03/21) de 18 x 1.600 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 8.

O aeroporto Marechal Rondon (SBCY), em Cuiabá, em elevação de 617 pés, tem pista (17/35) de 45 x 2.300 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 56. É um aeródromo controlado, com homologação para operação VFR e FIR, diurna e noturna. A operação de pouso conta com luzes de indicação de rampa PAPI nas duas cabeceiras (com MEHT de 71 pés na cabeceira 17 e de 65 pés na cabeceira 35).

O aeroporto Marechal Rondon (SBCY), em Cuiabá, dista 80 MN a SE do aeródromo Usinas Itamarati (SSUT), em Nova Olímpia, no MT. A operação VFR no Marechal Rondon (SBCY) dispõe de circulação de tráfego por REA. O vôo procedente de Nova Olímpia (SSUT), antes do ingresso na TMA Cuiabá (de raio de 40 MN) tem alternativas dos fixos “Guia” (a 19 MN, do RM 357º do ARP-SBCY), para seguir no corredor “I” (15 MN, RM 258º, até fixo “Sadia 3”) ou “Sadia 3” (a 122 MN, do RM 313º do ARP-SBCY), para seguir no corredor “H” (por 19,5 MN), para o fixo “São Mateus” (a 4,7 MN do RM 265º do ARP-SBCY).